Buscar

HPA AD1 parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2016/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluna: Danielli Cecim da Silva - 16215060704
Polo: Resende, RJ
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”.
 
Esta atividade está relacionada com as aulas 
1
 
a 
5
 e vale 
5
,0 pontos.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao
s
 tutor
es
 a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até
 
21/08
/2016
).
Envie o arquivo em formato 
doc
 ou 
pdf
.
Não deixe para p
ostar a atividade no último dia.
I) Com base nas aulas 1 a 5, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão deste exercício vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: Quando Henri Fayol (1841-1925) definiu Administração como um processo que inclui as atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, surgia para o mundo uma nova ciência: a ciência da Administração.
Questão 2: É possível considerar a Administração uma arte? Sim. Segundo Mary Parker Follett, Administração é a arte de conseguir fazer as coisas através das pessoas. Com base nesse pensamento, os administradores devem obter resultados a partir da capacidade (ou arte) de conferir direção e liderança às pessoas em uma organização.
Questão 3: Controle quer dizer monitoramento das atividades dos colaboradores, a verificação de que a empresa esteja na direção certa rumo a seus objetivos e a efetuação de correção quando necessária. Os administradores devem certificar-se de que a empresa esteja caminhando rumo a seus objetivos. 
Questão 4: A Administração é um misto de ciência e arte; ciência porque seu exercício é pautado por princípios, técnicas e conhecimentos, e arte porque exige do administrador o uso da sua intuição e sensibilidade, pois nem sempre dispõe de dados e informações suficientes para a tomada de decisões. 
Questão 5: O trabalho realizado, em oposição à produção de subsistência do sistema feudal, tinha não só o objetivo de suprir necessidades da família, mas, sobretudo, da sociedade como um todo. O excedente de produção era oferecido no mercado regional e utilizado como objeto de troca e venda. Tal sistema denominava-se economia de troca. 
Questão 6: O aumento do consumo exigiu aumento da produção. A população das cidades crescia porque nelas os camponeses poderiam ter um ofício e melhorar de vida, e o comércio entre cidades já era uma realidade. Isso originou uma demanda superior à da época, favorecendo a criação de máquinas para aumentar a produtividade. Um bom exemplo de maquinização da produção foi a criação de máquinas comandadas por um só artesão capazes de tecer oitenta fios ao mesmo tempo. 
Questão 7: Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grandes quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e padronizadas, sendo todas iguais, pois seguem um mesmo processo de produção. 
Questão 8: Os estudos de Adam Smith, Babbage e Whitney contribuíram para obter respostas para as questões de como gerenciar a nova força de trabalho e dela obter maior produtividade. 
Questão 9: Adam Smith criou o conceito de divisão de trabalho industrial, ao descrever o processo de trabalho de fabricação de alfinetes. Sua lógica obedecia ao critério de que a contratação de operários para realizar tarefas específicas, e não o conjunto de tarefas, era mais barato para o capitalista. 
Questão 10: A customização em massa não ocorreu diretamente porque ela não seria possível no início do século XX. Não havia tecnologias capazes de encurtar os ciclos de desenvolvimento do produto, de garantir alta qualidade e baixo custo, mesmo na produção em massa. Ainda não era possível proporcionar qualidade e produção feitas sob medida para atender a certos nichor (segmento de clientes) de mercado. 
Questão 11: Com base na obra de Braverman, Santana e Ramalho, em Sociologia do trabalho (2004), explicam que haveria uma tendência inexorável no interior do processo de trabalho que levaria a “uma desqualificação progressiva [do trabalhador] como consequência do aprofundamento da divisão do trabalho no capitalismo. Esse processo simplificaria ao máximo as tarefas, exigindo-se maior especialização parcial; e menor, ou reduzida, qualificação global” (p. 20). 
Questão 12: Na produção artesanal, os produtos eram feitos um de cada vez, com a utilização de ferramentas manuais e com a valorização das habilidades dos profissionais. Contudo, na produção em massa, as máquinas representavam uma dualidade: ao mesmo tempo que propiciavam uma produção muito maior, sua aquisição representava um grande custo para o dono da fábrica. Logo, elas precisariam trabalhar a todo vapor para compensar o investimento em maquinário, e não poderia haver tempo ocioso. 
Questão 13: Taylor teve de prestar esclarecimentos à Comissão Especial da Câmara de Representantes dos Estados Unidos. Isso se deu porque eram grandes as acusações contra ele, sob a alegação de que seu modelo de gestão submetia os trabalhadores a um ritmo incessante de trabalho, colocando em risco sua saude física e mental.
Questão 14: A utopia taylorista consistia na ideia de que haveria uma máxima prosperidade na indústria a partir da eliminação de conflitos e a plena harmonia entre a Administração, a gerência e os trabalhadores. Seria necessário fixar, para tal, níveis específicos de produção e de incentivos financeiros para alcançá-los. Logo, o principal objetivo da Administração seria garantir a máxima prosperidade ao empregador e a cada empregado.
Questão 15: As críticas mais contundentes ao taylorismo partiram dos pensadores marxistas a partir de meados do século passado. As mais severas foram contra a ênfase nas tarefas e no ambiente físico, em detrimento do elemento humano, bem como críticas contrárias à concepção mecanicista da empresa. 
Questão 16: Taylor teve inúmeros seguidores, em sua maioria engenheiros que se dedicaram aos estudos de racionalização do trabalho, e da produção. Foram eles o casal Gilberth, Lilian e Frank, e Henry Gantt.
Questão 17: No campo da adoção dos princípios, Fayol notabilizou-se pela admissão da divisão do trabalho gerencial, diferentemente da divisão de trabalho taylorista por tarefas. Ao destacar as diferentes funções da empresa e as etapas do processo administrativo, deu origem às especializações gerenciais – por exemplo, gerência da produção, de vendas, contábil-financeira. 
Questão 18: Os principais seguidores de Fayol foram Luther Guilick, Lyndal Urick, James Mooney, William Newman, e Alan Reiley. 
Questão19: Gulick também foi responsável pela criação da “teoria da departamentalização”, cujo objetivo era definir critérios de organização de unidades administrativas na estrutura da empresa. 
Questão 20: Gulick criou um novo modelo de administração organizacional, que se converteu nos princípios e diretrizes gerais de uso obrigatório na montagem de estruturas administrativas e seus organogramas. 
II) Responda a questão abaixo (1,0 ponto): 
Fayol alcançou o cargo máximo na hierarquia da empresa na qual trabalhava e com isso ele analisou o papel do administrador em uma organização. Ele identificou que o desempenho de um administrador deve basear-se em três elementos-chave. Cite esses três elementos e demonstre de que forma tais elementos se relacionam com os componentes do processo administrativo.
R: O desempenho do administrador baseia-se em três elementos-chaves: estabelecimento de metas, definição de diretrizes e atribuição de responsabilidades. 
O processo de administrar é definir basicamente as metas e zelar pelo sem cumprimento,em seguida é definir e implementar diretrizes de ação para que isso ocorra de maneira favorável o administrador deve desempenhar a função de planejamento e finalmente verificar se as metas e os objetivos foram alcançados e também o cumprimento das tarefas e responsabilidades exercidas por todos, ou seja, o administrador exercer o controle.

Outros materiais