Buscar

As equipes de alta performance fazem a diferença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO DE LIDERANÇA E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
José Américo Valentim1
As equipes de alta performance fazem a diferença, pelo trabalho desenvolvido de forma organizada e criteriosa. Os membros dessas equipes se ajudam mutuamente em busca de melhor desempenho. A hierarquia é respeitada. Porém, o comando é liberal o que permite que todos participem das decisões, sentindo-se importantes em seus grupos de trabalho.
Não basta a essas equipes, apenas o talento, a super especialização. É preciso que os membros das equipes de alta performance, possuam várias habilidades e que trabalhem juntos no cumprimento de metas pré estabelecidas.
A formação dessas equipes, depende sem dúvida, do trabalho de um bom líder. Um líder que tenha uma visão ampla, que busque não somente bons resultados, mas além disso formar uma equipe sincronizada. É desse líder a incumbência de inspirar e motivar seus comandados. Identificar as habilidades individuais e somá-las em busca de um objetivo comum ao grupo.
Para que essas equipes obtenham sucesso é também de extrema importância que cada um de seus membros tenha consciência de sua capacidade e que respeite o limite dos outros componentes do conjunto.
Os objetivos a serem alcançados, devem estar claros a todos os membros. Devem encará-los como um desafio, algo que faça com que todos participem sem exceção, de cada etapa da conquista desse desafio.
Em resumo, todos devem compartilhar a missão, respeitar os valores individuais e acreditar no sucesso em conjunto.
__________________________________________________________________
1 Graduado em Administração Pública. Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos e Gestão pela Qualidade Total. Mestre em Gestão de Sistemas de Engenharia.

Outros materiais