Buscar

ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DO RESÍDUO FOSFOGESSO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FACTO – Faculdade Católica do Tocantins – Campus II
Engenharia Civil
Disciplina: Ciências Ambientais
Professor: José Neto
Acadêmico: Vinícius Pereira 
*
*
ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DO
RESÍDUO FOSFOGESSO COMO MATERIAL DE
CONSTRUÇÃO
Por: Mariana Moreira Cavalcanti Canut
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
*
*
Introdução
	No mundo atual a geração de resíduos torna-se cada vez mais problemática, sendo grande a preocupação com a sua reutilização.
	
	E através desta preocupação que surge a idea de aproveitar o resíduo fosfogesso, também denominado “gesso químico”, gerado na proporção de 4 a 6 toneladas para cada tonelada de ácido fosfórico produzido pela indústria de fertilizantes
*
*
	O reaproveitamento do resíduo fosfogesso, gerado na produção de ácido fosfórico a partir do beneficiamento de uma rocha fosfatada, é extremamente importante tanto do ponto de vista econômico-social quanto em relação à preservação ambiental, por se tratar de um resíduo abundante e cuja utilização poderá minimizar, ou até extinguir, a exploração de jazidas naturais de gesso.
*
*
Objetivos
O presente trabalho objetiva estudar e analisar a viabilidade técnica, com algumas conotações de cunho econômico, a substituição total ou parcial do gesso natural pelo fosfogesso na fabricação de materiais a serem empregados na construção civil.
*
*
Metodologia
A metodologia de trabalho foi elaborada a partir da necessidade de caracterização do resíduo fosfogesso, visando a realização de uma análise comparativa com o tradicional gesso empregado na construção civil.
*
*
Fabrica de Fertilizantes Agrícolas
*
*
Resultados Obtidos
Os resultados obtidos nesse estudo são válidos apenas para o fosfogesso gerado através do processo di-hidratado e a partir das metodologias adotadas, e permite concluir que, é possível ser utilizado como material de construção, sobretudo na fabricação de blocos, placas de vedação e rebaixo de tetos, argamassas, etc.
*
*
Conclusão
Conclui que o fosfogesso beneficiado e “in natura” têm composição semelhante ao gesso tradicional de pega rápida consumido pela indústria da construção civil. A pequena diferença registrada deve-se a presença de resquícios de elementos químicos no fosfogesso, sobretudo fósforo e os ditos “terras raras”, podendo este ser utilizado conforme incentivo politico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais