Buscar

Glossário tema 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GLOSSÁRIO
Finame: financiamento, por intermédio de instituições financeiras credenciadas, para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). 
Leasing: é uma forma da organização adquirir um bem para ampliar ou modernizar a frota de veículos e equipamentos sem comprometer o capital de giro. Paga-se o valor do financiamento mensalmente e, ao final do contrato, a organização pode escolher entre ficar com o bem ou devolvê-lo ao banco. 
Nicho de Mercado: é um conceito que está vinculado a um conjunto de oportunidades de negócio com características semelhantes para um grupo de pessoas selecionadas e em pequena quantidade. Também pode-se afirmar que é a forma com que se define um agrupamento semelhante de oportunidades de negócio dentro do mercado.
Tendências: o termo que está associado a um movimento (por exemplo, sociocultural) que é, na maioria das vezes, espontâneo e/ou induzido e que envolve um grupo significativo de pessoas que opta por realizar alguma atividade que, para muitos, é uma novidade. A tendência está intimamente ligada a mudanças (comportamento, consumo, entre outros). A tendência também pode ser ligada a características de uma população, como por exemplo: se um estudo identificar que o brasileiro está ficando mais alto, tendo aumentado, em medida, oito centímetros nas últimas duas décadas, isso significa uma tendência de estatura média da população, uma tendência evidente que os produtores de roupas terão de estar atentos. 
Timing de mercado: tempo decorrido entre o aparecimento de uma ideia/ o aparecimento de uma oportunidade no mercado/descoberta por meio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produto (software, síntese de uma nova substância química, nova técnica de produção) e efetivamente o lançamento no mercado. Esse tempo está intimamente ligado ao Ciclo de Vida do Produto (CVP). 
Ciclo de Vida do Produto (CVP): segundo Serrano (2007), CVP de um produto “indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo”. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2013. Esse conceito segue um modelo clássico que tem 4 estágios ou fases: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Ou seja, todo bem ou serviço é lançado (introdução) no mercado. Se aceito pelos clientes, haverá satisfação e recompra, aumentando suas vendas (crescimento), conquistando muitos clientes. O estágio seguinte é a saturação, onde o produto já não é procurado/comprado como antes e começa a perder mercado para novos produtos (declínio).
Empresa startup: é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos, crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza. Essas empresas startup estão vinculadas à extrema inovação e criatividade. Para saber mais leia o artigo: MOREIRA, Daniela. O que é uma startup?. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2013.
Poder de Retaliação: no caso de empresas privadas, é o caso de uma empresa retaliar (responder a altura) quanto a uma ação mercadológica (por exemplo: descontos gigantescos) que um concorrente direto faça no mercado em um determinado período de tempo. Para retaliar uma ação empresarial uma empresa terá de ter recursos (monetários, humanos, material, conhecimento, agilidade e flexibilidade) necessários para tal resposta.
Portifólio - Produtos/Serviços: trata-se das ofertas de bens e ou soluções em serviços que uma organização tem para oferecer ao mercado. Por exemplo: o portifólio que a Universidade Anhanguera-Uniderp tem nos seus cursos EAD são os cursos disponíveis nessa modalidade, tanto na graduação (bacharelado e tecnólogos) como na pós-graduação, em diversas áreas do saber.

Outros materiais

Perguntas Recentes