Buscar

Aula 09 ISO 9000 e TQM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Qualidade Total (TQM)
Postado dia 9 de julho de 2012 por Meire na categoria Melhoria contínua
A Gestão da Qualidade Total? TQM (Total Quality Management) é uma abordagem para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização. Está relacionada com a maneira de planejar, organizar e compreender cada atividade que depende de cada indivíduo em cada nível na empresa.
O TQM fornece um conceito relacionado a melhoria contínua, pois sua filosofia contém uma sistemática integrada e consistente na perspectiva de toda organização, que envolve a participação das pessoas em equipes multifuncionais, tendo como prioridade o atendimento ao requisitos do cliente, o compromisso da gestão, o treinamento e educação dos colaboradores que é uma necessidade para os processos de melhoria.
 
RELAÇÃO ENTRE TQM E A ISO 9000
Algumas vezes surgem alguns questionamentos referentes a familiaridade existente entre o TQM e a ISO 9000. A abordagem TQM e as normas ISO 9000 são inter-relacionadas, mas não são sinônimos. Uma organização que aplica a ISO 9000 em procedimentos básicos pode na próxima fase implantar a iniciativa TQM.
Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000:
A ISO 9000 é focada na consistência da produção de produtos/serviços por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado. O TQM, apesar de ter este foco, não define necessariamente um sistema e não garante a certificação.
Possuir a certificação ISO 9000 pode ser considerada uma estratégia de evolução da empresa, o que também pode ser conquistado com o TQM. Contudo, o TQM pode proporcionar melhores resultados na produtividade, na manutenção dos equipamentos e na motivação dos colaboradores.
Porém, o foco das iniciativas é diferente:
O TQM tem foco mais acentuado no compromisso da gestão, na mudança cultural, no treinamento e educação do empregado e no atendimento dos requisitos dos clientes.
A ISO 9000 na gestão por processos e na satisfação dos clientes.
 
O TQM tem sido descrito como uma iniciativa de gestão e uma maneira de pensar que tem ajudado muitas organizações a alcançar o status de classe mundial. Ele ajuda a criar uma cultura de confiança, participação, equipes de trabalho, zelo pela melhoria contínua, aprendizado contínuo e uma cultura de trabalho que contribui para o sucesso e existência da empresa.
Tanto a ISO 9000 quanto a TQM tem valor dentro da empresa e promovem a qualidade na organização, cada uma com seu foco, mas vale lembrar que apenas a ISO 9000 também traz atrelada a sua implantação o certificado, que muitas vezes serve de pré-requisitos em contratos clientes ou parceiros.
Questionamentos: 
Quais as semelhanças e diferenças mais acentuadas entre o ISO 9000 e a TQM?
R: A ISO 9000 é feita por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado. Já a TQM Não é considerado um sistema e não garante certificado. Porém, as duas trabalham focadas na melhoria da empresa. A ISO 9000 é mais focada na gestão por processos e na satisfação dos clientes. A TQM tem um foco mais acentuado no compromisso da gestão, na mudança cultural, no treinamento e educação do empregado e no atendimento dos requisitos dos clientes.
Como a implantação do ISO 9000 e da TQM podem contribuir para a gestão da qualidade nas organizações? 
R: A TQM tem sido descrita como uma iniciativa de gestão e uma maneira de pensar que tem ajudado muitas empresas a alcançar o status de Classe mundial. Ajuda a criar uma melhoria na cultura da confiança, participação, equipes de trabalho, Zelo pela melhoria contínua, Aprendizado contínuo e uma cultura de trabalho que contribui para o sucesso e existência da empresa. Já a ISSO 9000 traz atrelado a sua implantação o certificado, que muitas vezes serve de pré-requisitos em contratos clientes ou parceiros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes