Buscar

Engenharia e Sustentabilidade - Engenheiro inovador e Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUSTENTABILIDADE 
E
 ENGENHARIA
DISCENTES:
 Alisson Vinicius Oliveira Passos, Lucas Naves Scalez, Mayani Natieli Roldão, Rodrigo Brusco Borda, Wagner Campos dos Anjos
DISCIPLINA: Ciência do Ambiente
DOCENTE: 
Dra. Flavia Maria de Barros Nogueira
CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE: 
HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DO CONCEITO;
OPERACIONALIZAÇÃO DO CONCEITO NA ENGENHARIA. 
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Processo histórico da construção do conceito de sustentabilidade;
Ferramentas de aplicação do conceito de sustentabilidade na sociedade;
3
“Sustentabilidade é um tema em pleno processo de discussão em esfera social, econômica e acadêmica. Uma variedade de concepções ao longo dos últimos cinquenta anos foram refinadas por importantes pesquisadores e fomentaram cobranças mais rigorosas por parte das sociedades e posturas mais responsáveis por parte das corporações” 
 (CIOFI, 2010).
PROCESSO HISTÓRICO
Assembleia Geral das Nações Unidas de 1987;
Reunião comandada pela primeira ministra da Noruega Gro Brundland;
"sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades“;
Carl von Carlowitz em 1713
Sob óticas: política, colonial, liberal e tecnológicas
5
FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO
Gestão de recursos naturais;
Gestão energética;
Gestão ambiental;
Planejamento ambiental;
Fatores sócio-políticos e o gerenciamento ambiental;
Política e gerenciamento ambiental;
Medidas de controle;
Medidas de incentivo ou desestimuladoras;
Medidas de recuperação ambiental;
Medidas de proteção ambiental;
6
QUAL A NECESSIDADE DO VINCULO ENTRE A ENGENHARIA E SUSTENTABILIDADE NO SÉCULO XXI?
Os sistemas produtivos têm por objetivo suprir as necessidades de consumo da sociedade humana, e devem responder a questões como quais bens produzir, e qual a maneira mais econômica e vantajosa para a sociedade?
 A Engenharia tem fundamental importância na solução desses questionamentos, pois é capaz de analisar as organizações em seus diversos aspectos, destacando-se seu modo de produção, os compromissos e relações com a sociedade, além da análise dos impactos destas decisões sobre o meio ambiente. 
Os problemas ambientais atuais são resultantes não só das etapas de produção de um bem, mas também do uso deste bem e de seu descarte final. Muitos problemas ambientais poderiam ser evitados ou reduzidos se fossem adotadas estratégias adequadas para a redução de impactos ambientais ainda no projeto do produto.
 
As novas tecnologias podem suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas, para isso, basta que haja um planejamento direcionado para minimização dos impactos ambientais gerados pelos processos produtivos e produtos resultantes destes. 
FATORES SÓCIO-POLÍTICOS E O GERENCIAMENTO
Criação da comissão de Brundtland na ONU, com intuito de formar grupos técnico/científicos que promovessem a compreensão dos efeitos da acelerada deterioração do meio ambiente e do esgotamento dos recursos naturais.
12
MERCADO ECONOMICO ATUAL
Aumento da produção;
Redução de custos;
Consumidor consciente ; 
Rastreamento do processo de produção dos bens;
Empresas verdes;
Leis , emendas e certificações ambientais. 
13
GESTÃO AMBIENTAL
Sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que tende a reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.
14
PARTICIPAÇÃO DAS INDUSTRIAS MUNDIAIS
Na lista de projetos protocolados na UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), encontraremos inúmeros deles associados às questões de troca de combustíveis em plantas industriais, troca de caldeiras em processos de calor, eficiência em processos agrícolas, de Produção de Papel, Extração de Madeira, nos Modais de Transporte, na Produção de Alimentos, entre outros.
15
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
	“A criação e manutenção responsáveis de um ambiente construído saudável, baseado na utilização eficiente de recursos no projeto e em princípios ecológicos.” (Kibert, 2008).
CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
-Escolha de materiais e métodos de produção que demandem menor custo energético e provoquem menos danos ao ambiente.
-Menor extração de matérias primas, maior reuso.
-Pode ser aplicada em todo o setor de construção, desde residências a usinas hidrelétricas.
-Busca além da viabilidade econômica, uma ideal alocação dos recursos naturais.
Princípios da construção sustentável (Kibert, 2008).
1- Redução do consumo de recursos
2- Reutilização de recursos
3- Utilização de recursos recicláveis
4- Proteção da natureza
5- Eliminação de tóxicos
6- Aplicação de análises de ciclo de vida em termos econômicos
7- Ênfase na qualidade
  
 
 			http://hdl.handle.net/1822/28852, pág. 20.
http://hdl.handle.net/1822/28852, pág. 25.
MATERIAIS  SUSTENTÁVEIS
	Um dos primeiros danos ambientais resultantes de uma construção ou produção está veiculado ao ato de extração de sua matéria prima. Além do esgotamento de recursos, o uso de equipamentos e maquinários em uma área verde provoca alterações na fauna e na flora que podem ser irreversíveis. 
Tabela: quantidade de matérias-primas geradas durante o processo extrativo na Europa em 1997. (Sampat & Gardner, 1998; Amôeda, 2003). 
Mina de Ferro, Serra dos Carajás – PA
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/maquinas-gigantes-e-paisagem-marciana-nas-minas-de-ferro-da-vale/n1237726864434.html
Mina de Bauxita, Mariana -MG
http://exame.abril.com.br/negocios/cade-aprova-aquisicao-de-direitos-da-novelis-pela-vale/
GRÁFICO: 
Quantidade de resíduos minerais gerados em relação à matéria prima resultante.
Para se extrair 900 milhões de toneladas de matérias-primas gerou-se 6 bilhões de toneladas de resíduos minerais.	
	Essa baixa produtividade na relação material extraído e material resultante demonstra o quanto é importante buscar materiais e/ou métodos de extração alternativos, que visem desde a viabilidade econômica até a remoção de materiais da natureza de forma sustentável.
CUSTO ENERGÉTICO E RECICLAGEM
	Quanto se emprega de energia para se produzir um determinado material? E para recicla-lo?
	Energia incorporada - Aço
Energia incorporada - Alumínio
24,81 vezes menor 
6,75 vezes menor
	Ainda que a engenharia e o desenvolvimento humano dependam vastamente destes materiais é possível minimizar os danos ao meio ambiente com uma menor extração e menor custo energético na produção (e consequentemente menor uso de fontes de energia não renováveis).
A Sustentabilidade e a Inovação na
formação dos Engenheiros
O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA 
Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema, esta nova perspectiva da educação deverá promover o entendimento do significado da sustentabilidade, como uma forma de intervenção no mundo.
 Neste contexto, a universidade se torna essencial para que possa alcançar um futuro sustentável desempenhando a função de agente de mudança, essencial na formação e preparação dos futuros profissionais e consequentemente nas organizações que estes se inserirem. 
30
ENGENHEIRO SUSTENTÁVEL 
O dever deste perfil é a criação de instrumentos, informações, dispositivos ou processos que proporcionem ao ser humano um trabalho menos árduo e uma vida mais digna. Porém, estas atividades trazem consigo questões como poluição ambiental, aquecimento global, devastação de florestas, destruição da camada de ozônio, entre outros impactos.
31
ENGENHEIRO SUSTENTÁVEL 
Entretanto o ambiente em que a empresa está inserida fica sujeito ao impacto destas atividades caso elas não estejam alinhadas com a dimensão da sustentabilidade. O uso indiscriminado de recursos naturais e o despejo
de resíduos sem o devido tratamento são riscos que o engenheiro deve considerar na condução de seus projetos.
32
ENGENHEIRO INOVADOR
Entretanto o ambiente em que a empresa está inserida fica sujeito ao impacto destas atividades caso elas não estejam alinhadas com a dimensão da sustentabilidade. O uso indiscriminado de recursos naturais e o despejo de resíduos sem o devido tratamento são riscos que o engenheiro deve considerar na condução de seus projetos.
33
SUSTENTABILIDADE 
E 
ENGENHARIA ELÉTRICA
ESTUDO DE CASO:
PRÓS E CONTRAS DE DIFERENTES TIPOS GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
O desenvolvimento sustentável é caracterizado como a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações
80,5% - Combustível Fóssil
Estes dados configuram o Brasil como um país de grande atuação na geração de energia renovável em relação aos demais países.
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Estado: Pará | Rio: Xingú | Capacidade: 11.233 MW
A dificuldade na construção de hidrelétricas deve-se ao motivo da geração de debates públicos, tendo conhecimento de que a instalação de hidrelétricas provoca grandes impactos ao meio ambiente e às populações ribeirinhas.
ECONOMIA POLÍTICA DOS RECURSO ENERGÉTICOS 
O objetivo desta política deverá ser fundamentado e ter como prioridade a eficiência energética na geração e distribuição e a redução dos impactos ambientas.
Dos objetivos prioritários, verifica-se a preferência pela aplicação de geração de energia de fontes renováveis e de origem locais, para tornar real a sustentabilidade na obtenção de energia.
ASPECTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE
 
	Atividades antrópicas no meio ambiente, podem ser classificadas em locais ou globais.
	E, além do esgotamento dos recursos naturais, cada vez mais se torna perceptível a limitação da capacidade do meio ambiente de absorver, sem alterações significativas e prejudiciais à sustentabilidade do desenvolvimento.
Tipo de usina
Vantagens
Desvantagens
Hidroelétrica
Emissão de gases causadores do efeito estufa muito baixa;
Baixo custo.
Impacto social e ambiental do represamento do rio;
Dependência (limitada) das condições climáticas.
Termoelétrica a carvão
Baixo custo de construção e combustível;
Alta produtividade
Independência das condições climáticas
Emissão de gases de efeito estufa muito alta (é a que mais emite);
Poluição local do ar com elementos que causam chuva ácida e afetam a respiração.
Termoelétrica a gás natural
Baixo custo de construção;
Independência das condições climáticas;
Baixa poluição local (comparada à termoelétrica a carvão).
Emissão de gases de efeito estufa alta (menor que a do carvão, porém significativa);
Custo de combustível muito oscilante (atrelado ao petróleo).
Termoelétrica a biomassa
Baixo custo de construção e combustível;
Emissão de gases de efeito estufa praticamente se anula (o ciclo do carbono fica perto de ser fechado);
Independência das condições climáticas.
Disputa do espaço do solo com a produção de alimentos;
Caso haja desmatamentos para o cultivo, cria um novo problema ambiental.
( Frasão, Barra, Meniconi; São Paulo)
Tipo de usina
Vantagens
Desvantagens
Nuclear
Emissão de gases de efeito estufa praticamente inexistente
Alta produtividade
Independência das condições climáticas
Alto custo (exige investimentos em segurança);
Produção de rejeitos radioativos;
Risco de acidentes (a probabilidade é baixa, mas os efeitos são gravíssimos).
Eólica
Emissão de gases de efeito estufa praticamente inexistente;
Impacto ambiental mínimo.
Baixa produtividade;
Dependência das condições climáticas;
Poluição visual.
Fotovoltaica
Baixo impacto ambiental
Alto custo;
Baixa produtividade.
( Frasão, Barra, Meniconi; São Paulo)
REFERÊNCIAS
TORGAL, Fernando. JALALI, Said.  A Sustentabilidade dos Materiais de Construção . 2.ed. VilaVerde: TecMinho 2010.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/entenda-como-geracao-de-energia-eletrica-afeta-o-meio-ambiente.html
https://prezi.com/8ufgnvtdpcfc/engenharia-eletrica-e-sustentabilidade/
https://www.internationalrivers.org/sites/default/files/attached-files/sumarios_port.pdf
https://pt.slideshare.net/fernandoalvis/engenharia-de-produo-gesto-ambiental-sustentabilidade
https://pt.slideshare.net/AdrianaMendes4/trabalhofundengdeprod/01
http://www.coepbrasil.org.br/portal/Publico/apresentarArquivo.aspx?ID=eb6c910e-145e-4f94-9fca-583e948f946b
42

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais