Buscar

APOL 5 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o caso do Gerente de Vendas:
João Carlos é o Gerente de Vendas de uma grande imobiliária da cidade. A imobiliária trabalha com clientes de alto padrão, comercializa imóveis acima de R$ 1 milhão. João assumiu a gerência há um ano, possui em sua área 20 Vendedores, os quais são altamente qualificados, têm excelentes resultados e são muito comprometidos. Estes Vendedores recebem um salário fixo, comissão sobre suas vendas e participação nos resultados das vendas da área como um todo. A empresa destinou uma verba para a promoção dos funcionários. O valor destinado a promoção da área de vendas possibilita que somente que alguns vendedores sejam promovidos. João Carlos, como só tem um ano de gerência, está confuso e perdido, não sabe como decidir quais vendedores  deve ou promover.
Analisando este caso, assinale a alternativa correta sobre o processo de decisão.
	
	A
	a) O processo de decisão depende das variáveis programadas e não programadas a cerca do tema a ser decido, para a partir dessas variáveis perceber e definir com clareza o problema, para poder avaliar a melhor alternativa a ser implementada.
	
	B
	b) O processo de decisão se relacionado a um modelo racional de escolha, para isto o tomador de decisão deve agir de forma consciente, o primeiro passo a ser tomado é a ação para haver coerência e segurança para quem decide.
	
	C
	c) O processo de decisão gera conflito interno no tomador da decisão, por isso, o primeiro passo é organizar e programar todas as ações, dificultando que situações não programadas ocorram e gerem dificuldades para escolha da melhor solução.
	
	D
	d) O processo de decisão depende de uma consciência de que existe um problema e de que uma decisão que deve ser tomada é uma questão de percepção. As informações recebidas devem se interpretadas e avaliadas, só então as alternativas poderão ser desenvolvidas.
	
	E
	e) O processo de decisão envolve toda a organização, por isso, o tomador de decisão deve identificar o problema, consultar o maior número de pessoas que tem poder na empresa, avaliar as ideias obtidas com essas pessoas, para então escolher a mais coerente a ser implementada.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Em um organização, quando um gestor ou um colaborador fazem escolhas coerentes, dentro de certos limites, melhorando resultados, estas escolhas são feitas seguindo o modelo racional de tomada de decisão.
Para Rodernel, Schimidt e Stadler (2012, p. 68) neste modelo racional, quatro estágios de tomada de decisão são identificados.
Relacione os estágios ao que é necessário a cada um deles para que uma decisão coerente seja tomada.
Estágios
I – Primeiro Estágio
II – Segundo Estágio
III – Terceiro Estágio
IV – Quarto Estágio
Relacione cada estágio acima ao que é necessário para que uma decisão coerente seja tomada.
A – Refere-se a realizar a avaliação das alternativas e a seleção da melhor. O tomador de decisão deve fazer uma análise crítica de cada uma, para então classificar as alternativas de acordo com os critérios estabelecidos, identificar os pontos positivos e negativos, escolhendo pela melhor alternativa.
B - Consiste em implementar e monitorar a decisão. Significa obter os resultados necessários e estabelecer os procedimentos para monitorar as ações implementadas.
C – Refere-se à criação de alternativas e contemplar possibilidades que resultem em sucesso na resolução do problema. Neste estágio as alternativas são descritas, mas não avaliadas.
D – Consiste em avaliar a situação, realizar uma investigação para a definição do problema, identificar as metas, fazer um diagnóstico, pesar os critérios identificados, priorizá-los e refletir sobre sua importância.
	
	A
	a) I – B; II – A; III – C; IV - D.
	
	B
	b) I – D; II – C; III – A; IV – B.
	
	C
	c) I – A; II – B; III – D; IV – C.
	
	D
	d) I – C; II – D; III – B – IV – A.
	
	E
	e) I – B; II – C; III – D; IV – A.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Nas últimas décadas, a gestão dos recursos humanos tornou-se uma atividade estratégica das organizações, e um dos principais ingredientes para o sucesso de seu negócio. Assim como nas outras áreas funcionais, os sistemas de informação são valiosas ferramentas para os gestores de recursos humanos no apoio às atividades de planejamento, administração, controle e tomada de decisão. Relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para gestão de pessoas e depois assinale a alternativa correta:
Administração de Pessoal
Treinamento e Desenvolvimento
Gestão Salarial
(     ) Levantamento das necessidades de capacitação
(     ) Folha de pagamento
(     ) Planejamento da necessidade de pessoal
(     ) Administração de benefícios
	
	A
	2-2-1-3
	
	B
	2-3-1-3
	
	C
	1-3-1-3
	
	D
	2-3-1-2
	
	E
	2-1-1-2
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Os sistemas financeiros concentram as transações financeiras e contábeis, como os registros de receitas, despesas, compromissos de pagamento, recolhimentos de tributos, quitação de títulos, pagamentos de pessoal, caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, entre outros. Além disso, eles exercem a função primária de um SIG, que é o apoio à gestão.  Conforme o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir sobre sistemas de informação para administração financeira e depois assinale a alternativa correta:
Controle Contábil
Administração de Caixa
Planejamento Orçamentário
(    ) Análise de risco
(    ) Emissão de nota fiscal
(    ) Fluxo de caixa
(    ) Orçamento de despesas e receitas
	
	A
	3-1-2-3
	
	B
	3-2-1-3
	
	C
	2-1-2-3
	
	D
	3-1-2-2
	
	E
	3-1-2-1
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria-prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP). De acordo com essa afirmação, apoiada em nossos estudos, relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para manufatura e depois assinale a alternativa correta:
Projeto e Engenharia
Planejamento e Escalonamento da Produção
Controle de Processos
Gestão da Qualidade
(     ) Otimização de processos, rastreabilidade, análise de falhas e a conformidade a padrões.
(     ) As ferramentas de CAD ajudam os projetistas e designers industriais a criar, modificar, analisar e otimizar o design de um produto.
(     ) Automação do processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção.
(     ) Pelo MRP é possível determinar as quantidades e tempos em que os itens devem ser adquiridos ou produzidos.
	
	A
	4-1-2-3
	
	B
	3-1-4-2
	
	C
	4-3-1-2
	
	D
	4-1-3-2
	
	E
	3-1-2-4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes