Buscar

TEORIA DO FLUXO DE MASSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE federal do acre
centro de ciências exatas e tecnológicas
engenharia civil BACHARELADO
DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTES 
DOCENTE: MILTON MAIA
DISCENTE: geziel de souza
TEORIA DO FLUXO DE MASSA
RIO BRANCO, 30 DE NOVEMBRO 2010
A deslocação de materiais no floema tem sido explicada pela teoria do fluxo de massa, proposta por Münch em 1926. Esta teoria considera que os movimentos se devem á existência de um gradiente de concentração de sacarose, que se estabelece entre um órgão produtor de açúcar e um local de consumo desse mesmo açúcar. Münch usou um modelo físico para explicar a sua teoria: usou dois recipientes, A e B, de membrana permeável á água e impermeável á sacarose. O recipiente A é cheio com solução concentrada de sacarose e o recipiente B com água. Os recipientes são ligados por um tubo e mergulhados numa tina com água.
O que se verifica é que a entrada de água para o recipiente A, com a solução hipertónica, causa um aumento tal de pressão que a solução se desloca no tubo até ao recipiente B, arrastando consigo a sacarose. 
No recipiente B a água sai novamente para a tina. Este fluxo pára quando as concentrações se igualam nos recipientes A e B, mas se for adicionada sacarose ao recipiente A, este fluxo nunca pára.
A glicose elaborada nos órgãos fotossintéticos, como as folhas, é convertida em sacarose e transferida do mesofilo para os elementos dos tubos crivosos por transporte activo, com a ajuda das células companheiras e parenquimatosas, cuja taxa respiratória é muito elevada.
O aumento de concentração de açúcar no floema causa a entrada de água, vinda do xilema e das células vizinhas, o que causa a deslocação da seiva elaborada através das placas crivosas, para onde a pressão seja menor.
Nos locais de consumo a sacarose é retirada, possivelmente por transporte activo, principalmente em órgãos de reserva.
A saída dos açúcares torna as células floémicas hipotónicas e a água tem tendência a sair para as células vizinhas, principalmente xilema.
A passagem dos açúcares a todas as células será feita, posteriormente, através de transporte citoplasma a citoplasma.

Outros materiais