Buscar

prova de anato A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Descreva a divisão antomica do aparelho digestório:canal alimentar formado pela boca,faringe,esôfago,estomago e intestino. Glândulas anexas formada pelas glândulas salivares,fígado e pâncreas.
Descreva as glândulas anexas do aparelho digestório: glândulas salivares,fígado e pâncreas.
Descrever na boca sua função e suas partes: tem função de produzir o bolo alimentar pela ação dos dentes e da saliva. A boca tem 2 partes: vestíbulo bucal (localiza a frente dos dentes) e cavidade própria da boca (localiza atrás dos dentes)
Nomear e explicar as partes do esôfago: cervical: localizada no pescoço/ torácica: localizada no tórax/ abdominal: localizada no estomago.
Nomear e explicar as partes do estomago: cardia: tem o esfíncter cardíaco/ fundo: parte superior/ corpo: parte principal/ antropiloro: tem o esfíncter pilórico.
Com relação ao intestino delgado,nomear e explicar suas partes: duodeno: local da digestão/ jejuno: absorve nutrientes/ íleo: absorve nutrientes.
Com relação ao intestino grosso,nomear e explicar suas partes: ceco: tem o apêndice vermiforme/ colos: absorve água e sais minerais/ reto: parte dilatada/ canal anal: tem o ânus.
Cite as características do intestino delgado e grosso: intestino delgado: é longo,fino,tem muito sangue e muito movimento. / intestino grosso: é curto,grosso,tem pouco sangue e pouco movimento.
 Descreva a divisão antomica do aparelho urinário: parte formadora de urina: responsável pelo rim/ parte eliminadora de urina: formada pela ureter,bexiga e uretra/ peritônio: membrana fina que reveste internamente o abdome e que se relaciona com órgãos abdominais
Explique exemplificando o que são órgãos peritonizados e intraperitonizados: órgãos peritonizados: quando quase completamente envolvido pelo peritônio. Ex fígado. Órgãos intraperitonizados: quando está dentro da cavidade peritonial. Ex ovários
Explique exemplificando o que são órgãos retroperitonizados e subperitonizados: órgãos retroperitonizados: quando está atrás do peritônio. Ex rim. Órgãos subperitonizados: quando está embaixo do peritônio. Ex gexiga. 
Descrever o envoltório do rim: cápsula renal: é interna e fibrosa / cápsula adiposa: é externa e gordurosa.
Descrever as vias urinárias: ureter: conduz urina do rim para a bexiga / bexiga: armazena urina / uretra: conduz urina da bexiga para fora do corpo.
Nomear e explicar as partes da uretra masculina: intramural: localizada na bexiga / prostática: localizada na próstata / membranosa: localizada no perínio / esponjosa: localizada no pênis.
Descreva a divisão anatômica do aparelho genital masculino: genitália interna: formada pelo testículo e vias espermáticas. / genitália externa: formada pelo pênis e bolsa escrotal. / glândulas anexas: formada pelas vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo uretrais.
Descrevas as vias espermáticas: epidídimo: armazena espermatozóides / ductor deferente: conduz espermatozóide para o ducto ejaculatório / ducto ejaculatório: conduz sêmen para a uretra / uretra: conduz sêmen para fora do corpo do homem.
Nomear as glândulas anexas masculinas citando suas funções: vesículas seminais: produz plasma seminal / próstata: conduz plasma seminal / glândulas bulbo uretrais: limpa a uretra antes da ejaculação.
Descrever a divisão anatômica do aparelho genital feminino: genitália interna: formada pelos ovários, tubas uterinas, útero e vagina. / genitália externa ou vulva: formada pelo monte púbico, grandes e pequenos lábios, clitóris e bulbo do vestíbulo. / glândulas anexas: formada pelas glândulas mamárias e glândulas vestibulares maiores. 
Descrever a genitália feminina interna: ovários: a partir da puberdade libera ovócitos e produz estrogênios e progesterona. / tubas uterinas: conduz ovócitos para o útero e é o local da fecundação. / útero: abriga e protege o feto até o nascimento. / vagina: é canal de parto, elimina a menstruação e recebe o pênis.
Descrever a genitália feminina externa ou vulva: monte pubiano: estrutura de proteção / grandes lábios: limita a rima do pudendo / pequenos lábios: limitam o vestíbulo da vagina / clitóris e bulbo do vestíbulo: servem para gerar prazer.
Nomear as glândulas anexas femininas citando suas funções: glândulas mamárias: produz leite na gestação / glândulas vestibulares maiores: lubrificam a vagina. 
Nomear e explicar as duas partes do sistema nervoso: sistema nervoso central: localizado apenas dentro da cavidade craniana e do canal vertebral. / sistema nervoso periférico: localizado predominantemente para fora da cavidade craniana e do canal vertebral.
Nomear e explicar as duas partes do sistema nervoso central: encéfalo: localizado na cavidade craniana. / medula espinhal: localizada no canal vertebral.
Cite as funções da medula espinhal e cerebelo: a medula espinhal é responsável pela sensibilidade e movimentos no pescoço, tronco e membros. O cerebelo é respomsavel pelo equilíbrio estático e coordenação motora dos membros.
Descrever as partes do tronco encefálico: bulbo: parte inferior responsável pelo controle cardirespiratório./ ponte: parte média responsável pela sensibilidade e movimento da cabeça. / mesencéfalo: parte superior que produz dopamina.
Descrever as partes do cérebro: diencéfalo: é responsável pela fome,sede e sexo. / telencefalo: é responsável por toda sensibilidade e movimento no corpo, além da memória,pensamento e raciocínio.
Nomear os lobos do cérebro citando suas respectivas funções: frontal: é motor / parietal: é sensitivo para o tato,temperatura e dor. / temporal: é sensitivo para a audição. / occipital: é sensitivo para a visão. / ínsula: é emocional para os sentidos.
Descrevas as estruturas do sistema nervoso periférico: nervos: conduzem informações sensitivas e motoras. / glanglios nervosos: única estrutura do periférico com neurônios. / terminações nervosas: produzem informações sensitivas.

Outros materiais