Buscar

Retificação de nome civil Jessica Raiany Vieira Ramos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Retificação de nome civil: Acréscimo de sobrenome avoengo
Por Jessica Raiany Vieira Ramos
Em 20/02/2017
José Roberto Neves Amorim define o nome civil como um direito da personalidade, ou seja inerente à pessoa que nomeia o indivíduo para os fins civis e desta forma estabelece uma identidade individual a si e em suas ações, ou mesmo em um Regime Jurídico Protetivo garantindo-lhe indenizações por possíveis usos indevidos. O nome da pessoa pode ser alterado em algumas hipóteses, com o objetivo de inibir constrangimentos, erros de grafia, cacofonia, regionalismo, etc.
Cumpre ressaltar que não obstante existir a previsão legal expressa quanto à possibilidade de alteração do nome em nosso ordenamento jurídico igualmente há previsão para a alteração do sobrenome por vários motivos como incluir ou substituir por sobrenome dos avós ou bisavós, incluir o sobrenome do companheiro no ato do casamento civil, por constrangimento, etc.
Com efeito, a Lei nº 6.015/73 conhecida como Lei de Registros Públicos (LRP) é clara quando dispõe em seu Artigo 57 que é excepcional e motivada a decisão de inclusão ou qualquer mudança que se faça no nome da pessoa, após audiência do Ministério Público, de modo que a existência deste dispositivo legal que concede a possibilidade de obtenção da decisão tenha justo motivo mormente, tendo em vista que o fenômeno jurídico em questão seja utilizado com boa-fé e não culmine na violação de atos jurídicos perfeitos, ou seja, o direito será garantido quando não trazer prejuízo para o indivíduo ou para a sociedade.
O acolhimento do pleito da inclusão de sobrenome avoengo se deve à hermenêutica que concede uma teoria sobre a interpretação do pedido para bem acolher a mais favorável ao indivíduo, ou seja , a hermenêutica auxilia o juiz a aplicar a justiça social. Assim, a pessoa possui direito a retificação judicial, desde que não esteja violando a lei ou que quando se tratar de pedido imotivado. Isto se dá pela aplicação do princípio da segurança jurídica que estabelece a regra da imutabilidade dos Registros Públicos, considerando a realidade do sistema jurídico, que não se traduz apenas em princípio, mas também em interpretação ao próprio Direito Civil.
Conclui-se que, embora a regra seja a imutabilidade do nome de registro, excepcionalmente e com justo motivo poder-se-á estabelecer por meio de uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE NOME CIVIL permitindo a concessão de pedidos para homenagem aos avós e continuidade do nome da família, tal fato não se torna um obstáculo para sua concessão, pois, segundo o artigo 55º, inciso II, da Constituição Federal, ao indivíduo é permitido o exercício de qualquer conduta não proibida pela lei ou pela própria Constituição Federal, sendo, portanto plenamente valida.
________________________________________
[1] AMORIM, José Roberto Neves. Direito ao nome da pessoa física. São Paulo: Saraiva, 2013

Outros materiais