Buscar

CCJ0013-WL-C-AMMA-03-Elementos Estruturais das Relações Obrigacionais-01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*AULA 2
DIREITO CIVIL II
Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann
AULA 3
*
*AULA 2
 
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RELAÇÃO OBRIGACIONAL
AULA 3
*
*AULA 2
CONTEÚDO DE NOSSA AULA
A ESTRUTURA DA RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL
1.1	Obrigação:
1.1.1Conceito;
1.1.2Natureza jurídica.
 
1.2	Elementos constitutivos da obrigação:
1.2.1 Características;
1.2.2 Elementos das obrigações: 
a) Subjetivo - sujeitos; 
b) Objetivo - prestação:
c) Abstrato ou Ideal - vínculo jurídico;
AULA 3
*
*AULA 2
A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou uma empresa de comércio eletrônico a indenizar, por danos materiais, em R$ 299,00, corrigidos desde a citação, um supervisor de mergulho, da cidade de Juiz de Fora, que adquiriu um aparelho de som com defeito, pela internet. O supervisor adquiriu, através do site da empresa, um aparelho de rádio-gravador com CD, no valor de R$ 299,00, com pagamento feito pelo cartão de crédito, parcelado em nove vezes, em janeiro de 2005. Dois dias depois, recebeu o aparelho em casa e logo apareceu o problema: o mostrador digital não mais funcionava e o volume abaixava e aumentava independentemente do comando. O consumidor entrou em contato com a assistência técnica autorizada e foi atestado, pelos técnicos, defeito de montagem de fabricação. 
SEMANA 2
CASO CONCRETO
*
*AULA 2
O consumidor procurou resolver a situação com a empresa, que transferiu a responsabilidade para o fabricante do produto. O supervisor de mergulho procurou a Justiça. Entrou com uma ação, em setembro de 2005, na 1ª Vara Cível de Juiz de Fora, que foi julgada favorável ao consumidor. No Tribunal de Justiça, os desembargadores confirmaram a sentença ao reconhecer a responsabilidade da empresa de comércio eletrônico em indenizar o consumidor, com base no Código do Consumidor.
O relator salientou que o código é claro ao estabelecer que o comerciante fornecedor responde solidariamente pelo defeito de qualidade do produto, e essa obrigatoriedade fica ainda mais patente em razão do aparelho adquirido estar dentro do período de garantia quando detectado o defeito.	
*
*AULA 2
	(Fonte: Site do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) 
. Analise o caso e responda justificadamente as indagações:
No caso em análise, qual o objeto da relação jurídica obrigacional e classifique a obrigação quanto a este?
b) Identifique no caso as figuras de credor ( accipiens ) e devedor ( solvens ), respectivamente quanto à entrega do bem no início da relação obrigacional e quanto ao pagamento:
c) Qual a diferença entre débito/dívida e responsabilidade/garantia ?
*
*AULA 2
OBRIGAÇÃO
  A obrigação é a relação jurídica de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste num prestação pessoal econômica, positiva ou negativa devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe adimplemento através de seu patrimônio.
Para os romanos, obrigação era o vínculo jurídico ligando duas ou mais pessoas determinadas, no intuito de conseguir uma prestação de uma ou de algumas, em benefício de outra.
*
*AULA 2
Obrigação: vínculo jurídico entre duas pessoas: obrigação é o vínculo jurídico ao qual nos submetemos coercitivamente sujeitando-nos a uma prestação, segundo o direito de nossa cidade. Institutas, Livro III, tít. 14.
Obrigação: dever de prestar: consiste a substância da obrigação não em sujeitar a própria pessoa do devedor ou fazê-lo servo do credor; mas em constrangê-lo a uma prestação abrangente de um dar ou de um fazer. Digesto. Livro 44, tít. 7, fr. 3.
Obrigação: “extensão à liberdade do credor (exigir seu crédito) e restrição à liberdade do devedor (cumprir com seu débito)”. Savigny
*
*AULA 2
Beviláqua: o civilista responsável pela elaboração do Código Civil de 1916 (Código Beviláqua) acreditava que a principal diferença, se não a única, entre o conceito romano de obrigação e o conceito que ele defendia era o caráter extremamente pessoal presente naquele, enquanto que neste prevalece a economicidade. 
*
*AULA 2
Devido à fixidez do vínculo existente entre credor e devedor, no Direito Romano, a posição destes era inalienável, característica que, já na época de Beviláqua, não caracterizava as obrigações. Estas, então, eram transmissíveis devido ao fato de poderem ser contraídas junto a pessoas indeterminadas ou através de representantes, e de ser possível a cessão sem subterfúgios. (Beviláqua, Clóvis. Direito das Obrigações. 3° ed. revista e acrescentada, Rio de Janeiro, Freitas Bastos & Cia, 1931, PP. 15-17).
*
*AULA 2
Orlando Gomes define assim obrigação: “vínculo jurídico entre duas partes, em virtude do qual uma delas fica adstrita a satisfazer uma prestação patrimonial de interesse da outra, que pode exigi-la, se não for cumprida espontaneamente, mediante agressão ao patrimônio do devedor.” (Gomes, Orlando. Obrigações. 12° edição. Rio de Janeiro, Forense, 1999, p.10). 
*
*AULA 2
Fica claro a partir desta definição que, diferentemente ao que ocorria no Direito Romano, a ausência de prestação por parte do devedor gerará conseqüências no patrimônio deste, e não na sua pessoa. É possível, portanto, a alienação do crédito e a substituição de um devedor por outro. 
Esta característica já havia sido destacada por Beviláqua e é ponto pacífico na doutrina. Outra mudança desta definição em relação à romana é o destaque dado ao vínculo ativo da relação obrigacional: não se fala mais apenas em uma prestação devida, mas em um direito a exigi-la também (embora não apareça na definição romana, tal característica não lhes era desconhecida).
*
*AULA 2
Natureza jurídica
A obrigação é um dever jurídico resultante de lei, de negócio jurídico ou de sentença judicial, por força do qual se impõe ao devedor, sujeito passivo, a responsabilidade de cumprir ou satisfazer certa e determinada necessidade do credor, sujeito ativo, mediante o provimento de um direito, concretizado numa prestação de um bem jurídico ou numa abstenção. Do mesmo modo, deve ficar bem claro ao aluno que a obrigação pode existir pela vontade da pessoa ou contra a vontade da pessoa devedora, segundo a causa geratriz em decorrência da qual se impõe um dever ao sujeito passivo.
*
*AULA 2
Elementos constitutivos da obrigação
*
*AULA 2
ELEMENTOS SUBJETIVOS
Toda relação jurídico-obrigacional exige:
Sujeito ativo – Credor
Sujeito Passivo – Devedor
O sujeito pode ser tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica.
Dentro de uma relação jurídico-obrigacional os sujeitos podem ser tanto determinados como determináveis. As relações com sujeitos determináveis são aquelas em que o sujeito só será conhecida no futuro. Ex: Promessa de recompensa.
Quando o contrato é sinalagmático (bilateral) há o que a doutrina denomina de relação jurídica obrigacional complexa, também conhecida como sistêmica. Complexa por haver mais de uma obrigação.
*
*AULA 2
Caráter pessoal das obrigações. Obrigação constituída intuito personarum – em intenção da pessoa.
Transmissão da qualidade de credor: cessão de crédito; pagamento com sub-rogação;
Caráter atual: Transmissão da qualidade de devedor: Assunção de dívida
*
*AULA 2
ELEMENTOS OBJETIVOS
O elemento objetivo é a prestação, ou seja, o objeto da obrigação é a prestação. 
O objeto da obrigação é a prestação do devedor, que pode ser um dar, uma fazer ou não fazer. Ou seja: um fato ou um comportamento humano.
Não confundir objeto da obrigação (prestação) com objeto da prestação (coisa, atividade ou inatividade devida)
Não confundir com o conteúdo das obrigações: poder do credor de exigir a prestação e a necessidade jurídica do devedor de prestar.
*
*AULA 2
A doutrina divide o objeto da obrigação em dois:
Objeto direto (imediato) – É a prestação a ser desenvolvida (dar, fazer, não fazer). No objeto direto apenas olha-se a “atividade”.
Objeto indireto (mediato) – É o bem jurídico tutelado, ou seja, é o que a pessoa dará, fará
ou não fará.
Não confundir objeto da obrigação (prestação) com objeto da prestação (coisa, atividade ou inatividade devida)
Não confundir com o conteúdo das obrigações: poder do credor de exigir a prestação e a necessidade jurídica do devedor de prestar.
*
*AULA 2
Qual é o objeto imediato da prestação?
O objeto imediato da prestação corresponde ao objeto indireto da obrigação.
*
*AULA 2
O objeto deve ser lícito, possível e determinável.
Possibilidade material e jurídica;
Impossibilidade atual ou superveniente – possibilidade superveniente;
Impossibilidade absoluta ou relativa
Licitude do objeto; abarca a impossibilidade jurídica – contra a lei, a moral e os bons costumes – ou desconforme o ordenamento jurídico.
Determinabilidade do objeto: objeto pode ser determinado ou determinável;
Determinado: pelo gênero, espécie, quantidade e caracteres individuais;
Determinável: procedimento de concentração (art. 243 e segs.)
*
*AULA 2
Patrimonialidade do objeto.
Patrimonialidade do objeto é ínsita a toda obrigação (arts. 239; 248)
Interesse do credor pode ser apatrimonial: mas prestação deve ser suscetível de avaliação. (obrigação de não fazer)
Requisitos de validade, art. 104 c. c. 166 do C.C.
*
*AULA 2
ELEMENTO IMATERIAL(Espiritual; Virtual; Ideal)
O elemento imaterial é o vínculo estabelecido entre os contratantes.
Teoria Unitária (monista) - O vínculo entre credor e devedor é um só. Este vínculo se compõe da relação de crédito e débito.
A responsabilidade civil é tratada como uma sombra da obrigação, mas dela não faz parte.
A responsabilidade civil é a conseqüência jurídica e patrimonial do descumprimento da obrigação.
*
*AULA 2
Teoria binária (dualista) – Esta teoria defende que a obrigação é formada por um duplo vínculo:
Dever jurídico (Schuld; debitum); e
Responsabilidade civil (Haftung; obrigatio).
A teoria dualista foi desenvolvida na Alemanha, por Brinz.
Dever jurídico é o dever que o devedor tem de espontaneamente cumprir o objeto imediato da obrigação (dar, fazer ou não fazer).
Não cumprindo este dever jurídico, surge a responsabilidade civil. A responsabilidade civil não está a parte mas passa a integrar o conceito de obrigação.
*
*AULA 2
Para a Teoria binária, a responsabilidade civil é conseqüência jurídica e patrimonial do descumprimento do dever jurídico.
A responsabilidade civil nada mais é do que a possibilidade de se exercer uma pretensão em juízo, esta pretensão decorrente do dever jurídico violado está sujeita à prazo prescricional.
*
*AULA 2
VÍNCULO JURÍDICO. 
Essência abstrata da obrigação
Vínculo obrigacional: restrição de liberdade
Idéia de cooperação – boa-fé, lealdade, confiança.
A lei rege a situação jurídica obrigacional que origina um débito e responsabiliza o devedor pelo cumprimento.
O vínculo jurídico é a garantia de que se a obrigação não for prestada espontaneamente o será coercitivamente.
*
*AULA 2
O direito das obrigações apesar de lenta, mas segura evolução, encontra-se hoje em um estágio mais próximo da Teoria Geral do Direito em face de sua própria transformação. Ambas convergiram de um momento positivista extremado, com fulcro em uma dogmática restritamente científica para uma posição sociológica e ética, apresentando-se uma paridade entre o mais forte e o mais fraco, sem na busca de uma defesa diferenciada. É o que notamos hoje com as obrigações de Terceira Geração ou Dimensão (relativas aos direitos coletivos e aos difusos).
 
*
*AULA 2
Débito
Débito: Debitum ou Schuld: dever de prestar, realizar uma certa atividade em benefício do credor.
Responsabilidade: obligatio ou Haftung ou garantia: faculdade de reclamar a prestação ou exigir o seu cumprimento – dupla função: situação coercitiva (preventiva) ou garantia (sanção patrimonial – art. 391).
Poder do credor sobre o patrimônio, em conseqüência de não ter o devedor efetuado a prestação.
Debitum sem obligatio: obrigação natural
Obligatio sem debitum: garantia real
Obligatio sem debitum atual: fiança
Debitum sem obligatio própria: obrigação garantida por terceiro
*
*AULA 2
Ficamos por aqui
Não esqueça de ler o material didático para a próxima aula e de fazer os exercícios que estão na webaula.
Tchau!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais