Buscar

Aula 4 Pessoa Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

► Pessoa Jurídica (art 40 CC) – Pessoa jurídica é a entidade ou instituição que, por força das normas jurídicas criadas, tem personalidade e capacidade jurídicas para adquirir direitos e contrair obrigações. A pessoa jurídica tem existência própria autônoma, não se confundindo com a vida de seus membros.
►Momento de Aquisição da personalidade jurídica da pessoa jurídica: Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.
 Ela nasce do instrumento formal e escrito que a constitui (art. 45 CC), ou diretamente da lei que a institui. 
1. P. J. D. EXTERNO: Regidas pelo Direito Internacional, abrangendo: (ONU, UNESCO entre outros)
São criadas através de tratados internacionais, criação constitucional. 
2. P.J. D. INTERNO: (art. 41) - ADM. DIRETA - União, os Estados, os Territórios(retorno dos territórios pelo CC 2002), os Municípios e o Distrito Federal. 
- ADM. INDIRETA : art. 41, IV – autarquias, e V – demais entidades de caráter público criadas por lei. 
- FUNDAÇÕES PÚBLICAS:
Fim específico, sem fins lucrativos.
Surgem quando a lei individualiza um patrimônio a partir de bens pertencentes a uma pessoa jurídica de direito público, afetando-o à realização de um fim administrativo e dotando-o de organização adequada.
Fundação Nacional de Cultura – instituída por lei.
Pessoa Jurídica de Direito Privado
- CORPORAÇÕES (associações, sociedades civis simples e empresariais, partidos políticos, sindicatos)
- FUNDAÇÕES PARTICULARES 
São ainda pessoas jurídicas de direito privado como EXCEÇÕES: 
- EMPRESA PÚBLICA 
Entidade com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que tenha que ser exercida pelo governo.
- SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA 
Entidade criada por lei para exploração de atividade econômica sob forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria à União ou à Administração Indireta.
PARTIDOS POLÍTICOS: Associações civis que têm por escopo assegurar dentro do regime democrático, os direitos fundamentais 
Entes Despersonalizados - São aqueles que, embora possam ser capazes de adquirir direitos e contrair obrigações, não são enquadrados como pessoas jurídicas (massa falida, espólio e a pessoa jurídica “de fato” ).
As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.
►Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica da Pessoa Jurídica (Art. Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa.) 
►A pessoa jurídica tem o seu fim através da dissolução, deliberada entre seus membros, ou quando é cassada a autorização para seu funcionamento, porém subsiste até a conclusão da liquidação. 
► Pessoa Jurídica e Dano Moral - Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
Domicílio Civil 
Domicílio é o lugar onde a pessoa natural estabelece residência (elemento objetivo) com ânimo definitivo ( elemento subjetivo - receber correspondência, receber as contas). 
Residência - é o elemento externo e visível. (uma casa, um prédio, um apartamento). È um estado de fato, enquanto o domicílio é relação jurídica.
Espécies de Domicílios: 
Domicílio Necessário - Artigo 76 do Código Civil determina o domicílio legal dos: incapazes - apenas os indivíduos com capacidade civil podem apresentar domicílio civil. Assim, o domicílio civil dos incapazes (absolutamente e relativamente) é o local onde se encontram domiciliados os seus responsáveis legais ou assistentes; presidiário - é o local onde ele se encontra cumprindo sentença; militares - onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontra imediatamente subordinado, funcionário público - é o lugar em que exerce permanentemente suas funções.
Domicílio Voluntário - Aquele escolhido livremente pela pessoa.
Domicílio Especial – Também conhecido como domicílio de eleição corresponde a indicação contratual de um local para dirimir eventuais conflitos oriundos de um contrato.
OBS.: “ É nula a cláusula de eleição de foro inserida em contrato de adesão quando gerar maior ônus para a parte hipossuficiente defender-se” – Acesso ao Poder Judiciário previsto constitucionalmente ( art. 5º XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito)
► Objeto da Relação Jurídica - É o elemento em razão do qual a relação se constitui, e sobre o qual recai tanto a exigência do credor como a obrigação do devedor, podendo ser uma coisa ou uma prestação ou então a própria pessoa (Miguel Reale)�.
 ► Bens - Tem o sentido de valor, utilidade ou interesse de natureza material, econômico ou moral, ou, em outras palavras, é tudo aquilo que é protegido pelo Direito, tendo ou não conteúdo ou valoração econômica.
► Patrimônio - É o conjunto de bens de que alguém é titular. Fazem parte do patrimônio tanto os direitos como os deveres, tanto ativo, como o passivo. Excluem-se: os direitos da personalidade, direito a saúde, a liberdade, ao nome e os direitos de família sem apreciação patrimonial (pátrio poder).

Outros materiais