Buscar

Aula 6 MODALIDADES DE NEGÓCIO JURÍDICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MODALIDADES DE NEGÓCIO JURÍDICO ( Fichamento: Carlos Roberto Gonçalves)
Elementos Acidentais do Negócio Jurídico: “São convenções acessórias que constituem autolimitação da vontade e são admitidas nos atos de natureza patrimonial em geral, mas não podem integrar os de caráter eminentemente pessoal, como os direitos de família e os direitos personalíssimos (ex.: casamento, reconhecimento de filhos, adoção, sucessões ).
CONDIÇÃO – É o acontecimento futuro e incerto de que depende a eficácia do negócio jurídico. Da sua ocorrência depende o nascimento ou a extinção de um direito (art. 121, CC). 
→ Elementos: a) voluntariedade – as partes devem querer e determinar o evento, pois se a eficácia do negócio jurídico for subordinada por lei, não haverá condição, mas sim conditio iuris ( compro o prédio se for lavrada a escritura) b) futuridade c) incerto (deve ser incerto para todos e não apenas para o declarante). 
Obs.: Para Francisco Amaral : Possibilidade – natural e juridicamente.
→ Classificação: a) Licitude: Lícitas e Ilícitas (São lícitas todas as condições não contrárias a lei, a ordem pública ou aos bons costumes). b) Possibilidade: Possíveis e Impossíveis (Física e Juridicamente). c) Quanto às fontes: casuais – São que dependem do acaso, fortuito, de fato alheio à vontade (Dar-te-ei $ se chover amanhã). Potestativas – decorrem da vontade ( poder de uma das partes). Dar-te-ei este bem se fores a Roma. d) Quanto ao modo de atuação : Suspensiva – impede que o ato produza efeitos até a realização de evento futuro e incerto. Dar-te-ei um carro se passares no vestibular. Resolutiva – Resolve o direito transferido pelo negócio, ocorrido o evento futuro e incerto. Vou constituir uma renda em favor de João enquanto ele estudar.
2 – TERMO – É o dia ou momento em que começa ou se extingue a eficácia do negócio jurídico (hora, dia, mês ou ano). É a cláusula que subordina a eficácia do negócio jurídico a evento futuro e certo. (Vou te dar um consultório em 1 ano)
 → Espécies: a) Convencional – Vontade das partes b) Direito – Decorre da lei ( Obs.: Termo com graça é a dilação de prazo concedida ao devedor. c ) Termo Inicial ou suspensivo – (Dies a quo) (Locação celebrada no dia 20 para ter vigência no dia 1º do mês seguinte (Obs.: O termo incial suspende o exercício, mas não a aquisição de direito- art. 131, CC d) Termo Final ou suspensivo (Dies ad quem). Obs1.: Prazo é o intervalo entre o termo a quo e o termo ad quem. e) Termo essencial – momento precioso ( entrega do vestido de noiva para a cerimônia).
OBS2.: O termo difere da condição suspensiva porque é futuro e certo e a condição suspensiva além de suspender o exercício do direito suspende a sua aquisição. Já o termo não suspende a aquisição do direito, mas protela o exercício.
OBS3.: Contagem de prazo ( exclui-se o dia do começo e inclui-se do vencimento. Feriado – Dia útil seguinte). Meado ( em qualquer mês será o 15º dia).
3 – ENCARGO OU MODO – Característica é a obrigatoriedade. Podendo ser cumprido ou exigido por meio de ação. Se o encargo não for cumprido a liberalidade poderá ser revogada. Doação: Donatário tem que cumprir os encargos, caso forem a benefício do doador, de terceiro ou do interesse geral. 
OBS1. O encargo difere da condição suspensiva, porque esta impede a aquisição do direito, enquanto aquele não suspende a aquisição, nem o exercício do direito. O encargo é coercitivo.

Outros materiais