Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
Em relação à abordagem, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa quantitativa:
	 
	Utiliza métodos estatísticos.
2a Questão
A ____________________ é considerada o segundo desafio que o pesquisador enfrenta na trajetória de elaboração de um trabalho científico, conforme estudado na aula 2. Esta fase costuma exigir experiência na área a ser investigada, implicando em vivência pessoal e profissional. Complete a lacuna com a opção correta:
	 
	Delimitação do tema
3a Questão
Quando realizamos uma boa pesquisa, necessitamos ir à busca de um material bibliográfico adequado. Assim, para uma pesquisa bibliográfica é preciso seguir algumas etapas. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a única opção que contém informações corretas sobre as recomendações importantes para essa tarefa. 1. Identificar e conhecer o acervo existente sobre o assunto nas bibliotecas a serem consultadas; 2. Localizar e fichar os diferentes tipos de obras e documentos ali catalogados, como livros, artigos, revistas, jornais, relatórios científicos etc. 3. Iniciar a redação do trabalho, após uma leitura rápida dos autores, sem se preocupar com possíveis citações; 4. Identificar as obras, todavia sem a necessidade de fichamentos, resumos ou resenhas;
	 
	As afirmativas 1 e 2 estão corretas;
4a Questão
A etapa do planejamento que propõe uma questão para a qual se buscará responder através da pesquisa é uma das fases mais importantes da pesquisa. A esta fase se dá o nome de:
	 
	problematização
5a Questão
Objetivos podem ser gerais e específicos. Os gerais indicam o que se pretende ao final da pesquisa.  Os específicos indicam as etapas que levarão ao objetivo geral. Analise os objetivos abaixo  e marque a opção correta:
I-Levantar novas possibilidades terapêuticas para o tratamento da obesidade.
II-Analisar as causas mais comuns que levam à obesidade.
III-Explicar como o fator psicológico interfere na obesidade
	 
	 I é geral e II e III são específicos.
6a Questão
Em uma pesquisa, o marco teórico é construído a partir de dois momentos importantes: a revisão da literatura e a posterior escolha de uma perspectiva teórica como referência. Entende-se por revisão de literatura:
	 
	a tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, bem como outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo.
7a Questão
Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
	 
	Apenas III e II.
8a Questão
A NBR 6023 de 2002 determina a formatação das referências em um trabalho científico. Referências relacionam obras consultadas e mencionadas em uma pesquisa e devem aparecer ao final desse trabalho. Com base nessa NBR, podemos afirmar que referências:
	 
	Indicam o conjunto de informações para identificação de documentos consultados.
9a Questão
O TCC - Trabalho de conclusão de curso - costuma provocar ansiedade nos concluintes dos vários cursos. Vimos em nossas aulas que essa fase de produção do TCC é o momento mais importante do acadêmico. Partindo dessa afirmação, qual item NÃO indica uma relação direta com a construção do TCC?
	 
	É quando o aluno mostra tudo o que aprendeu durante o curso.
10a Questão
Um TCC é formado por três partes estruturais: pré-textual, textual e pós-textual. Cada uma delas com suas funções e elementos específicos. Marque a opção que indica um elemento da parte pré-textual.
	 
	sumário

Outros materiais