Buscar

Exercício Aula 3 Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO 
SDE0132_A3_201602649839_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: RENATA MARCELINO GONCALVES
	Matrícula: 201602649839
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO  
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O grupo de alimentos integrais (cereais, massas e pães) estão na base da pirâmide alimentar e são fontes principalmente dos seguintes nutrientes:
		
	
	
	
	
	Vitamina E e ácidos graxos essenciais.
	
	 
	Carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.
	
	
	Vitamina C e proteína de alto valor biológico.
	
	
	Lipídios, ferro e zinco.
	
	
	Ácidos graxos saturados e colesterol.
	
	
	
		2.
		Atualmente, as ações de Educação Alimentar e Nutricional vem despertando interesse por parte dos profissionais da saúde e da educação, principalmente por ser a educação o fator primordial para retirar os indivíduos de situações de exclusão social. Sobre os objetivos e instrumentos de Educação Nutricional NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	
	
	
	Dentre as inovações introduzidas Pirâmide Alimentar está o incentivo à prática regular de exercícios físicos.
	
	 
	As modificações na Pirâmide Alimentar propostas pelos professores epidemiologistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard não foram significativamente importantes. Coincidentemente ou não, a primeira versão da Pirâmide Alimentar acompanhou a transição epidemiológica no Brasil e no mundo: a diminuição nos casos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
	
	
	As ações de Educação Alimentar e Nutricional buscam promover a segurança alimentar e nutricional. Com isso, procura-se sensibilizar a população para o direito a uma alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.
	
	
	É imprescindível ensinar as pessoas a selecionar e consumir alimentos saudáveis e nutritivos, valorizando a diversidade regional dos alimentos.
	
	
	Michelle Obama propôs a substituição da Pirâmide Alimentar por um prato (My Plate ou Meu Prato), na tentativa de se aproximar mais à realidade das pessoas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Com relação à educação nutricional, NÃO se pode afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Não tem impacto sobre o estado de saúde dos indivíduos.
	
	
	É importante para promover hábitos alimentares saudáveis.
	
	
	Um de seus objetivos é a difusão dos conhecimentos da ciência da Nutrição.
	
	
	É parte essencial da educação em saúde, visto que a saúde física e mental depende do estado nutricional do indivíduo.
	
	
	É importante para promoção da saúde.
	
	
	
		4.
		Leia o fragmento do artigo: Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil (artigo disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732010000100005): O Projeto "A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis" existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação. Analise as afirmativas: I A alimentação é a primeira aprendizagem social da criança e a imersão da criança em um contexto alimentar, inerente a cada cultura, irá influenciar nas escolhas alimentares. II A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, componente importante da promoção da saúde, uma das diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). III A realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar, são processos úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar. IV A utilização de ações de educação nutricional para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância é imprescindível, uma vez que estes são formados nesta fase da vida. Agora, assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Na Pirâmide Alimentar, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo do leite e derivados:
		
	
	
	
	 
	Cálcio, Proteínas de alto valor biológico, Vitaminas A e D.
	
	
	Vitamina A, C e folato, potássio, fibras.
	
	 
	Proteínas de baixo valor biológico, Vitamina E, Ácidos graxos essenciais.
	
	
	Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	
	
	Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
	
	
	
		6.
		No Guia Alimentar da Pirâmide, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo dos Óleos vegetais:
		
	
	
	
	
	Vitamina A, ácido ascórbico, potássio, fibras.
	
	
	Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
	
	 
	Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	
	
	Cálcio, proteínas de alto valor biológico, vitaminas A e D.
	
	
	Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Com relação à Promoção da Alimentação Saudável Não É correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como, desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.
	
	 
	A promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), mas não se insere como um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
	
	
	É uma das linhas de trabalho da Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
	
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tais como anemia, hipovitaminose A e distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), entre outras.
	
	
	Tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana é a educação nutricional. Através da educação nutricional os indivíduos aprendem a se alimentar adequadamente, de acordo com o seu poder aquisitivo e estado de saúde, evitando assim, distúrbios nutricionais relacionados tanto à carência quanto ao excesso nutricional.De acordo com o modelo da história natural da doença podemos destacar que a educação nutricional é uma importante medida de:
		
	
	
	
	 
	Atenção primária à saúde (prevenção).
	
	
	Atenção secundária à saúde (tratamento).
	
	
	Atenção terciária à saúde (reabilitação).
	
	
	Atenção integral à saúde (prognóstico).
	
	
	Atenção quaternária à saúde (cura).

Outros materiais

Outros materiais