Buscar

Lista 2 Ligacoes quimicas, Geometria molecular, nomenclatura.

Prévia do material em texto

Façam os exercícios listados abaixo da apostila química geral e fundamento da química.
Pág: 19-23 ( Ex:01,02,03,04,05,06,07,08,09,10,12,13,3.	
Defina ligação iônica e covalente em função das propriedades periódicas dos elementos.
Apesar de o elemento Berílio pertencer à família dos metais alcalinos terrosos, não apresenta tendência a formar compostos iônicos. Justifique.
Escreva as estruturas de Lewis para os compostos iônicos: BaO, Na2F, MgCl2.
Dê o mecanismo para a formação do óxido de alumínio (Al2O3) e do fluoreto de cálcio (CaF2).
Dê o número de ligações sigma e pi, e a hibridização de cada átomo de carbono no composto CHCCHCHCOOCH3.
Uma das maneiras de se produzir um alcano em laboratório é através de hidrogenação catalítica. Qual ligação será rompida para a formação do alcano a ligação sigma ou a pi? Explique.
Por que é necessário utilizar o conceito de hibridização para justificar a estrutura do metano CH4.
O átomo de boro apresenta número atômico igual a cinco, analisando sua configuração eletrônica em orbitais é possível verificar que este átomo só tende a efetuar uma ligação covalente. Então como é possível explicar a existência do composto BCl3.
O íon amônio (NH4+) é originado pela protonação de moléculas de amônia, através de uma ligação covalente coordenada. Demonstre como ocorre a formação deste íon. O NH4+ apresenta quatro ligações covalentes, o que você espera da energia dessas ligações? (são idênticas ou distintas). Justifique
Um aduto, também conhecido como composto de adição, é formado como produto da reação entre a amônia com o tricloreto de boro. Explique como é possível a existência dessa molécula.
Faça a estrutura de Lewis para as moléculas abaixo, em seguida determine suas geometrias de acordo com o método VSEPR:
a) SiH4					f) BCl3
b) XeF2				g) BeH2
c) BF4-					h) IF2-		 
d) BrF5				i) BeF2
e) SO3					j) HI
12) Determine a polaridade das moléculas da questão (11).
13) O que você espera dos comprimentos as ligações C-C, C=C e C≡C.
14) A molécula do SO3 apresenta geometria trigonal plana. Ao desenharmos a estrutura de Lewis para esta molécula, é possível perceber a presença de uma ligação S-O e duas ligações S=O, apesar disso a molécula é apolar. Comente.
15) Quais são os principais tipos de interações intermoleculares existentes? 
16) Apesar da água apresentar massa molecular muito próxima a do ácido fluorídrico, seus pontos de ebulição são muito discrepantes. Comente. (dados: P.E. H2O = 100ºC P.E. HF = 19ºC).
17) Foram medidos os pontos de ebulição de duas substâncias o 1-butanol e o éter dietílico, e os valores encontrados foram respectivamente 117ºC e 34,5ºC. Comente.
18) Como as ligações de hidrogênio intermoleculares e intramoleculares afetam as propriedades físicas dos compostos, como por exemplo, o ponto de ebulição.
19) Dos pares de substâncias abaixo qual apresentam maiores P.E.?
Metil-propano ou 2,2-dimetil-pentano
Gás nitrogênio ou gás cloro
H2O ou H2S
Aldeído fórmico ou metanol.
20) Foram adicionados cerca de 160g de sulfato cúprico anidro, de coloração branca, a um recipiente com água. A solução tomou coloração azul devido à formação de sulfato cúprico penta-hidartado. O contínuo aquecimento deste sistema propiciou a evaporação da água, restando apenas um sal de coloração azul. Após 15 minutos de aquecimento este sal que apresentava coloração azul tornou-se branco. Em seguida, aplicou-se um contínuo aquecimento por mais 4 horas a cerca de 320ºC, porém não houve nenhuma mudança. Explique detalhadamente cada uma das observações experimentais efetuadas em função das interações intermoleculares.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
I.C.E	 – 	D.Q	 – 	IC – 310 – QUÍMICA GERAL
Profº: Rodrigo Benevenuto Lista II : Ligação Química – Hibridização - Geometria Molecular

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes