Apol História da America
2 pág.

Apol História da America


DisciplinaHistória da América I1.515 materiais47.586 seguidores
Pré-visualização1 página
Nota 100
Questão 1/2 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cQuando chegou ao Brasil, onde fica hoje a região de Porto Seguro, na Bahia, os primeiros índios que Pedro Álvares Cabral encontrou foram os Tupiniquim.[...] E através destes contatos, eles entenderam que havia dois grandes grupos indígenas no Brasil. [...] Com o passar dos séculos, os colonizadores foram adentrando o interior do país e constataram que a divisão ia além de dois grupos.\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Denise R. TIRADENTE, J. A. Sociedade em construção: história e cultura indígena brasileira. Sâo Paulo: Gráfica e Editora Direção, 2008, p.23. 
A partir do fragmento acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que apresenta algumas características dos povos indígenas encontrados pelos portugueses ao chegar no território brasileiro:
I. Muito semelhantes aos povos pré-colombianos, os indígenas no Brasil mantinham formas de organização baseadas em grandes impérios.
II. A grande maioria das tribos que foram encontradas pertenciam a um mesmo grupo linguístico.
III. Foram encontrados grupos indígenas do tronco tupi-guarani ocupando a maior parte do litoral brasileiro, praticavam uma agricultura primitiva com métodos rudimentares.
IV. Nos sertões e cerrados, foram encontrados os tapuias, que viviam da caça e da pesca e da coleta de frutos, além da agricultura itinerante.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	I, III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, II apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 2/2 - História da América
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO repartimiento teve pontos de contato com instituições pré-colombianas, como a mita incaica e o cuatequil asteca: as elites daquelas civilizações indígenas tinham posto em prática o recrutamento forçado para o trabalho produtivo e obras públicas\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986, p.43.
De acordo com o fragmento de texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, marque a alternativa que indica o motivo pelo qual o sistema de encomienda foi sendo aos poucos substituído pelo repartimiento.
	
	A
	A igreja condenava o uso da mão de obra indígena, por isso a troca de sistema.
	
	B
	Desinteresse dos encomenderos pelo sistema que declinava.
	
	C
	Ocorreu um grande declínio da população e da oferta de mão de obra, que tornou-se escassa.
	
	D
	A Coroa espanhola desistiu do primeiro sistema por considerá-lo ineficiente.
	
	E
	O sistema de encomienda não estava de acordo com as necessidades da colônia.
	1E
	2C