Buscar

Apol 1 Comunicação Organizacional Sistemas de Informação Gerenciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Podemos dizer que, desde que as civilizações humanas estruturaram empresas e outros tipos de organizações profissionais, houve comunicação entre as pessoas que faziam parte dessas estruturas. Afinal, comunicar-se é condição fundamental para o ser humano.
Traçar um apanhado histórico de documentos que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa. No entanto, consideramos que houve propriamente Comunicação Organizacional a partir de:
Nota: 20.0
	
	A
	Século IV a.C, quando Aristóteles descreveu a ação comunicacional em A Retórica.
	
	B
	Durante a eclosão da Primeira Guerra Mundial, com as discussões sobre estratégia.
	
	C
	Com a proliferação dos regimes de ultradireita na Europa e no Brasil, que utilizavam a propaganda oficial para manipular o povo.
	
	D
	Toma-se como primeiro trabalho de Relações Públicas a contratação de um jornalista, no século XVIII, para traçar estratégias para a emancipação dos EUA.
Você acertou!
Muito embora todos os tópicos levantados remetam a questões de comunicação, é o penúltimo tópico (4ª sentença) que cita o mais antigo trabalho considerado propriamente de Relações Públicas ou comunicação Organizacional, conforme está descrito no texto anterior (Aula 01, p. 7).
	
	E
	Toma-se como primeiro trabalho de Relações Públicas a contratação de um designer, no século XIII, para traçar estratégias para a emancipação da Inglaterra.
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Você acertou!
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que corresponde à coluna da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3.
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 3-4).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerenciais
Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas listadas abaixo.
(      ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(      ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(      ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(      ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(      ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-1-2-2;
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente”, “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior” e “) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado” (Aula 02, p. 5-6).
	
	B
	2-2-1-2-2;
	
	C
	1-2-2-2-1;
	
	D
	1-2-1-1-2;
	
	E
	2-2-1-2-1;
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Considere a seguinte situação: 
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que mais promoverá efetividade na comunicação.
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público, com grau de formalidade e rigidez de acordo com a cultural local e a cultura organizacional desenvolvida em cada unidade da empresa. A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!
Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes
públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos. (Aula 2)
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais