Buscar

1ª aula de farmaco enfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Carajás
Farmacologia
 
Prof. Jairo de Sousa
Marabá-Pa
Graduado em Farmácia –ITPAC 2011
Especialista em Farmácia Hospitalar Oncológica-PUC-GO 2013
Mestrando em Ciências da Saúde-UFPA 2014
Aprovação no Mestrado em Estratégia e Saúde da Família- São Leopoldo Mandic-2016
Prof. Faculdade UNESC 
Farmacêutico Hospitalar- HUM
Introdução à Farmacologia
A palavra Farmacologia vem do grego pharmakon e pode ser definida como o estudo do mecanismo pelo qual a função dos sistemas vivos é afetada por agentes químicos. 
Somente no final do século XVII, o recurso da observação e do experimento começou a substituir a teoria da medicina, colocando em prática esta experiência, iniciou-se então, o desenvolvimento da Farmacologia. 
Foi Virchow o primeiro a motivar estas condutas, com a posição de que a terapêutica deveria ser abordada através de uma associação entre prática clínica e a fisiologia e ser então elevada a uma ciência. 
Naquela época o conhecimento do funcionamento normal e anormal do corpo humano era precário demais para fornecer mesmo uma base grosseira para a compreensão dos efeitos das drogas; na mesma época havia uma forte crença de que doença e morte eram temas semi-sagrados, apropriadamente tratados por doutrinas autoritárias, e não científicas. 
Os avanços da Química e da Fisiologia por volta do fim do século XVIII e início do século XX foi quem proporcionaram a base necessária para compreender os mecanismos de atuação das drogas ao nível de tecidos e órgãos.
Alemanha
 				Sintetiza o primeiro fármaco 
					conhecido mundialmente
China 
 Chás
Egito 
Acido Salicílico
 No século V a.C., Hipócrates, médico grego e pai da medicina científica, escreveu que o pó ácido da casca do salgueiro ou chorão (que contém salicilatos mas é potencialmente tóxico) aliviava dores e diminuía a febre
Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (Aspirina), que descobriram ser menos tóxico. 
O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final da natureza.
 Foi a primeira criação da indústria farmacêutica. Foi também o primeiro fármaco vendido em tabletes.
Porém pouco se sabia e boa parte dos remédios tornava-se inútil na cura de algumas doenças, outros até eram prejudiciais. 
Muitos medicamentos baseados em ervas eram amplamente usados ou mesmo estratégias terapêuticas bizarras era indicado, como mistura de elementos como vermes, esterco e até urina. 
INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA
A farmacologia compreende o entendimento histórico, propriedades;
 
Físico-químicas
 
 pH
Efeitos fisiológicos
 Morfofisiologia 
Mecanismo de ação 
 
 Receptores Específicos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais