Buscar

prova discurssiva comtemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
História Contemporânea
História Moderna
	Data de início:
	13/12/2016 19:22
	Prazo máximo entrega:
	13/12/2016 20:37
	Data de entrega:
	13/12/2016 20:37
Questão 1/5 - História Moderna
Leia a seguinte citação:
"Entre 1814 e 1821 a Espanha domina a ilha, e em 1822 o Haiti retoma permanecendo até 1844, quando o movimento pela independência da República Dominicana é iniciado, liderado por Pablo Duarte e Pedro Santana, sendo estabelecida em 27 de fevereiro de 1844. A partir desse momento o país passa a ter governos que controlam a economia do país; por breve momento fica sob o domínio da Espanha até 1865, quando se dá uma nova independência. Em 1887 Ulises Heureaux (Lilís) estabelece um governo ditatorial até 1899 quando é assassinado".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.bvmemorial.fapesp.br/php/level.php?lang=pt&component=41&item=42>. Acesso em: 20 ago. 2016.
A partir da citação anterior, pode-se inferir que ao longo do processo de independência da República Dominicana, o domínio da ilha transitou pelos governos haitiano e espanhol.  A partir do conteúdo do livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna: um panorama histórico, descreva o processo que levou à criação da República Dominicana.
Nota: 0.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: "Após diversos desentendimentos, reconhecimentos e anulações de tratados, em 1822, o então presidente haitiano, Jean-Pierre Boyer, reunificou o país e conquistou novamente a parte espanhola, a qual, em 1844, sofreria uma revolta que daria origem à independente República Dominicana”. (Livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna: um panorama histórico, p. 180)
Resposta:
Questão 2/5 - História Contemporânea
Norbert Elias citou em seu livro Os Alemães, uma carta endereçada a um soldado alemão em 1944. Leia um trecho do documento: 
“Meu querido filho Wolf,
Hoje é domingo e neste momento estou de volta à casa e completamente sozinha. Seu pai foi a uma reunião de associação de veteranos, e Annelise está com a tia Lina. [...] Meu querido filho, você escreve que até agora as coisas têm corrido bem para o seu lado, o que eu também posso dizer a nosso respeito. Sim, meu querido filho, você também está enfrentando o inimigo e eu sei que exercerá o seu dever como cumpre a um soldado alemão. [...] A nossa querida pátria alemã está em grande perigo, atacada por todos os lados. E no dia 20 de julho aconteceu a pior coisa que se poderia imaginar – pessoas chegadas ao nosso querido Führer tentaram assassiná-lo. Mas Deus Todo-Poderoso não quis que tivessem êxito e estendeu Sua proteção sobre ele. [...] sim, meu querido filho, o que teria sido de todos nós se o Füher fosse levado em tempo de Guerra? Tenhamos esperança que no final tudo acabará bem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ELIAS, Norbert. Os Alemães: a luta pelo poder e a evolução dos hábitos nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, responda às seguintes questões: Qual a imagem de Hitler transmitida por esta carta? Quais fatores podem ser relacionados à construção da imagem de Hitler que transparece no documento?
Nota: 0.0
	O aluno deverá interpretar o próprio texto da questão, observando que Hitler é descrito como um líder competente, admirado, de quem dependia a vitória da Alemanha na guerra. O aluno deverá relacionar a imagem do líder à propaganda nazista, à qual, de acordo com o livro-base da disciplina, se deve boa parte do sucesso do regime nazista. É desejável que o aluno também caracterize minimamente essas estratégias de propaganda, que articulavam todos os veículos de comunicação com o objetivo de divulgar o projeto de nação nazista (p. 144-146).
Resposta:A imagem relacionada uma imagem forte tendo em foco em 
Questão 3/5 - História Contemporânea
Analise o gráfico a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: FRANCO JR., Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Atlas de História Geral. São Paulo: Scipione, 1993. p. 70.
A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos obtidos a partir da leitura do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, explique os motivos para o crescimento no número de desempregados nos Estados Unidos, a partir de 1929:
Nota: 20.0
	o aluno deverá ser capaz de relacionar o gráfico com seus conhecimentos sobre a crise econômica de 1929. De acordo com o livro-base da disciplina, a quebra da bolsa levou à falência de bancos e indústrias, à perda de propriedades por agricultores e ao desemprego de 15 milhões de pessoas. Essas consequências são sentidas por países no mundo todo (p. 123-130).
Resposta:Uma grande depressão que causou apos a primeira guerra mundial com a quebra da bolsa,a crise fez com que EUA importasse menos de outros países,trazendo medo desemprego muitos milionários que perderam tudo tiraram sua própria vida,o numero de mendigos aumentou,a quebra da bolsa afetou o mundo inteiro pois a economia norte- americana era a alavanca do capitalismo mundial.
Questão 4/5 - História Contemporânea
Leia a seguir, um trecho do Manifesto do partido fascista italiano, 23 de novembro de 1921. 
“Nós somos uma milícia voluntária a serviço da nação, nós seremos com o Estado e pelo Estado e seremos guardiões atentos e defensores e propagadores da tradição nacional, do sentimento nacional, da vontade nacional; capazes de impor a qualquer custo a sua vontade. Nós substituiremos o Estado todas as vezes que ele se mostrar incapaz de enfrentar, combater, sem indulgência funesta, as causas e os efeitos da desagregação interior dos princípios de solidariedade nacional. Nós manteremos o Estado se ele puder cair em mãos daqueles que ameaçam o país e atentam contra a vida da nação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele estará disponível em: NETO, José Alves de Freitas; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2011. p. 593. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, explique as razões que levaram à ascensão do fascismo na Itália:
Nota: 20.0
	O aluno deve identificar fatores relacionados à crise pela qual passava a Itália no fim da Primeira Guerra Mundial: problemas financeiros relacionados à contração de uma grande dívida externa durante a guerra, o endividamento estatal, o enfraquecimento dos setores agrário e industrial, a alta inflação, o desemprego. De acordo com o livro-base, essa insatisfação será responsável para o crescimento eleitoral de partidos de esquerda na década de 1920 (partidos comunista, socialista e popular). No mesmo contexto, no entanto, surge o movimento fascista, liderado por Mussolini, que se apresentava como um movimento nacionalista, republicano e que propunha a reconstrução da nação conduzida por um líder, sem, no entanto, expor o país ao “perigo comunista”. As disputas entre os dois grupos tornam-se acirradas até que, em 1922, os partidos de esquerda organizam uma grande greve e Mussolini reage, organizando uma marcha fascista. Como consequência do episódio, Mussolini é nomeado primeiro-ministro, dando início ao governo fascista que dominou a Itália até 1945 (p. 130-134).
Resposta:O FASCISMO surgiu devido uma crise econômica na Itália a partir do fim da primeira guerra mundial embora saindo vitoriosa da primeira guerra a Itália não foi beneficiada com as recompensas prometidas o que ocasionou um aumento na infração, desemprego ,fome entre outros problemas no país os fatores que levaram a ascessao foram :os problemas econômicos ocorridos nesse local apos guerra,a ignorância da grande massa popular,a rejeição de ideias opostas como o comunismo e o anarquismo que promoviam desordem através de suas manifestação a influencias de pessoa da altasociedade.
Questão 5/5 - História Moderna
Considere o seguinte excerto de texto:
“A história da classe operária na Inglaterra inicia-se [...] com a invenção da máquina a vapor e das máquinas destinadas a processar o algodão. Tais invenções, como se sabe, desencadearam uma revolução industrial que, simultaneamente, transformou a sociedade burguesa em seu conjunto – revolução cujo significado histórico só agora começa a ser reconhecido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.  p. 45.
A Revolução Industrial alterou profundamente os modos de produção inglês ainda no século XVIII. Tomando como referência o excerto de texto anterior e o livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna: um panorama histórico, analise as mudanças que ocorreram na economia da Inglaterra, em relação às atividades industriais e comerciais de antes e depois da liberalização econômica e da Revolução Industrial.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “Antes da liberalização econômica, as atividades industriais e comerciais eram realizadas com base no sistema de guildas, o qual limitava a inovação tecnológica e a entrada de concorrência no mercado. Após a Revolução Inglesa, que trouxe estabilidade ao sistema capitalista e, assim, fez expandir os investimentos e ampliar os lucros, a burguesia inglesa obtinha cada vez mais capital, conseguindo financiar fábricas, adquirir matérias primas e maquinários, além de contratar e manter trabalhadores. Não demorou muito para a Inglaterra passar a exportar seu modelo de produção”. (Livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna: um panorama histórico, p. 157)
Resposta:Uma nova relação entre trabalho e capital se impôs,novas relações entre nações se estabeleceram surgindo o fenômeno da cultura em massa uma combinação de fatores como o liberalismo econômico a acumulação de capital e uma serie de inveçoes tais como o motor a vapor na passagem do capitalismo comercial para o industrial antes da liberalização economicas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes