Buscar

Prova Discursiva Simulado Marketing Social e Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Marketing Social e Ambiental
Uma campanha socioambiental será bem sucedida se seu projeto estiver atrelado ao planejamento estratégico da empresa, que deve, necessariamente, atender às exigências da responsabilidade social. 
Um projeto de uma campanha de marketing social deve abranger um conjunto de aspectos, tais como: (Cite três aspectos)
O atendimento eficiente aos consumidores;
O conhecimento sobre os impactos dos produtos e serviços na sociedade;
As relações com a comunidade e os impactos produzidos por suas atividades;
O diálogo com organizações atuantes na comunidade, parcerias de longo prazo com entidades locais e projetos para fortalecimento das entidades;
O envolvimento financeiro da empresa e o apoio de recursos humanos e fornecedores;
Patrocínios e investimentos para a campanha e ações decorrentes;
O voluntariado e o desenvolvimento de lideranças e potencialidades dos funcionários;
A logística;
As competências e responsabilidades dos integrantes da equipe multidisciplinar
Questão 2/5 - Marketing Social e Ambiental
Após o lançamento desta norma internacional, foi adotado o termo, Responsabilidade Social, sem complementos, para a implantação do sistema de gestão, em que a definição passou a ser: a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente (ECODESENVOLVIMENTO 2016).
Esta norma tem como papel principal estabelecer um norte para as empresas que pretendem implantar um programa de gestão da responsabilidade social. A norma utiliza como base sete princípios que são: (Cite dois)
Responsabilidade;
Transparência,
Comportamento ético;
Consideração pelas partes interessadas;
Legalidade;
Normas internacionais;
Direitos Humanos.
Questão 3/5 - Marketing Social e Ambiental
Independente do sistema de gestão ambiental ou de responsabilidade social que a organização pretenda implantar, os gestores precisam ter a consciência que funcionará de forma semelhante aos outros sistemas internos ou ao sistema de gestão da qualidade. Precisará criar e padronizar procedimentos importantes, a equipe responsável deverá ter habilidade e competências mínimas necessárias e treinamentos deverão ser realizados, mais isso é apenas uma parte.
O que é um Sistema de gestão e para que são elaborados?
Os Sistemas de Gestão são elaborados para atender a necessidade de controlar um conjunto de variáveis significativas para o desempenho de uma empresa e esse controle é feito pela aplicação de normas, funções e procedimentos, construídos para disciplinar as variáveis de uma organização.
Questão 4/5 - Marketing Social e Ambiental
Por similaridade um sistema é um conjunto de processos construídos com a função de atingir objetivos previamente estabelecidos. Cabe ressaltar que no momento em que construímos esses elementos para uma finalidade específica estamos fazendo gestão, e que, para isso, devemos elaborar sistemas, cada um com propósitos específicos ou um sistema para duas ou mais funções, o que é denominado de Sistema Integrado de Gestão (SGI). 
São várias as finalidades para as quais podemos elaborar os sistemas de gestão, como, por exemplo: (Cite duas finalidades)
Para gerenciar riscos à saúde ocupacional.
Para gerenciar aspectos e impactos ambientais.
Para gerar a satisfação dos clientes.
Para gerenciar ações de responsabilidade social.
Questão 5/5 - Marketing Social e Ambiental
A norma SA 8000 foi lançada em 1997, pela Social Accountability Internacional (SAI), com o propósito de regulamentar as relações entre as empresas e o seu ambiente interno, propondo uma melhora nas condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários. A aplicação da norma permite procedimentos de auditoria no local de trabalho para verificação da conformidade e pode ser aplicável a organizações independente do tamanho e da localidade onde se encontra. (MORCELLI e AVILA, 2016)
A implantação do sistema de gestão com base na norma, SA 8000, é considerado por muitos, como a garantia de que a organização adota o que foi convencionado pela OIT, referente aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho. Cite três princípios ou três temas adotados por esta norma:
Trabalho infantil: É dever da empresa não utilizar ou apoiar o trabalho, por crianças com idade inferior a 15 anos, excetos os casos admitidos pela convenção da OIT.
 
Trabalho forçado: A empresa não deve utilizar ou apoiar o trabalho forçado, bem como não reter documentos pessoais dos colaboradores no início do seu trabalho.
Saúde e segurança: A empresa deve nomear um responsável para gerir as condições do ambiente de trabalho, propiciar um ambiente seguro e saudável, prevenir os acidentes e os riscos à saúde do trabalhador, além de garantir o treinamento de segurança, para toda equipe.
 
Liberdade de associação e direito à negociação coletiva: A empresa deve garantir a seus colaboradores o direito de formação ou associação a sindicatos de trabalhadores, e negociar com o mesmo sempre que necessário.
 
Discriminação: É proibido qualquer forma ou tipo de discriminação, seja ela de raça, nacionalidade, sexo, de contratação, de remuneração, entre outros.
Práticas disciplinares: A empresa não deve utilizar ou apoiar a prática de punição corporal, mental e abuso mental. Ela deve priorizar a utilização de práticas disciplinares gradativas como advertência verbal, seguida de advertência escrita e suspensão.
 
Carga horária de trabalho: A empresa tem o dever de cumprir a jornada de trabalho conforme a lei, ou seja, 48 horas semanais, e também não exceder às duas horas extras diárias permitidas.
Remuneração: A empresa deve fornecer salários justos e dignos, compatíveis com a realidade do mercado e que atenda as necessidades básicas dos colaboradores.

Outros materiais