Buscar

Aula 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL I
Professora Lidia Vivas
AULA 2: EMPRESÁRIOS E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
 
Atualmente, a atividade empresarial poderá ser exercida de três formas: 
Pelo EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, pela EIRELI e pela SOCIEDADE EMPRESÁRIA.
EMPRESÁRIO INDIVIDUAL: É aquele que exerce sua atividade em nome próprio, respondendo com todo o seu patrimônio pelas dívidas contraídas. Logo, a sua responsabilidade é ilimitada . Aqui estão enquadrados o Empresário Individual comum ( artigo 966 do Código Civil), o micro empreendedor individual - MEI(Lei Complementar nº. 126/2006, alterada pela LC 147/2014) .
EIRELI - instituída pela Lei 12441/2011 ( artigo 980-A do Código Civil). A EIRELI não é uma sociedade, é um novo tipo de pessoa jurídica personificada ( inciso VI do artigo 44 do Código Civil, introduzido pela Lei 12441/11), tem que ter o capital mínimo de 100 salários mínimos, podendo ser utilizada a firma ou a denominação para a formação do seu nome empresarial. 
AULA 2: EMPRESÁRIOS E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
 
Foi desenvolvida para permitir o exercício da atividade econômica pelo empresário individual sem o gravame da ilimitação da responsabilidade , por meio da afetação de parte do seu patrimônio. E, também, para moralizar a constituição de sociedades limitadas fictícias, apenas no sentido de fugir da ilimitação da responsabilidade.
SOCIEDADE EMPRESÁRIA: Pessoa jurídica do direito privado que, possui finalidade econômica, atuando de forma organizada. A constituição de uma sociedade representa, dentro das práticas legais , uma proteção ao patrimônio pessoal dos sócios, que podem responder, de acordo com o tipo societário ao qual pertencem, de forma subsidiária ou limitada. 
AULA 2: EMPRESÁRIOS E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
Conforme artigo 985 do Código Civil, adquire personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos no órgão competente, no caso, as Juntas Comerciais.
A responsabilidade subsidiária é aquela que é atingida após o esgotamento dos bens da sociedade. Em regra, os sócios terão seus respectivos patrimônios resguardados, pois trata-se de outra pessoa diferente da pessoa dos sócios, a sociedade produz alguns efeitos decorrentes desta personificação, tais como: legitimidade processual, titularidade negocial, autonomia patrimonial. 
 
 
AULA 2: EMPRESÁRIOS E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA – 
Decorrente do direito anglo-saxão, com a intenção de impedir que a personificação jurídica seja instrumento para assegurar a impunidade de atos sociais fraudulentos, a jurisprudência passou a adotar a TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA, também chamada “da superação” e da “penetração”. Esta consiste em colocar de lado, episodicamente, a autonomia patrimonial da sociedade, possibilitando a responsabilização direta e ilimitada do sócio por obrigação que, em princípio, é da sociedade. O artigo 50 do Código Civil positiva a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica quando da ocorrência de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade e a confusão patrimonial.
AULA 2: EMPRESÁRIOS E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA
Alguns desdobramentos encontramos da referida teoria :
Teoria Maior - pautada no artigo 50 do Código Civil, quando da ocorrência de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade e a confusão patrimonial.
Teoria Menor – baseada na satisfação do crédito. Como por exemplo, com base no artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor, quando a personalidade jurídica, pode também pode ser desconsiderada , se constituir um obstáculo ao ressarcimento dos prejuízos causados aos consumidores, além dos créditos trabalhistas.
Teoria Inversa - que poderá ocorrer quando, em vez de responsabilizar o sócio  por dívidas da sociedade, o juiz desconsidera a autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizá-la por obrigação do sócio.
RESUMO DA AULA 2:
Nesta aula estudamos os tipos de empresários, analisando os efeitos da personificação das sociedades e a Teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Na próxima aula, estudaremos a classificação geral das sociedades no Código Civil, o ato constitutivo das sociedades e alguns tipos societários importantes.
Até a próxima aula e muito obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais