Buscar

Estudo Dirigido Genética - Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Genética
Complete a tabela abaixo e depois explique com maiores detalhes o que cada letra representa e qual papel desempenha como organela e processos biológicos que participa
	Organela
	Reação
	Processo
	Mitocôndria
	Síntese de ATP
	A
	B
	Fotólise da água
	Fotossíntese
	Lisossomo
	Hidrólise
	C
	D
	Oxidação
	Desintoxicação celular
Respiração celular:é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP, que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.
Cloroplastos: exclusivos das células vegetais, são um tipo de cromoplastos que contém um pigmento chamado clorofila, que são capazes de absorver a energia luz solar e a converter em energia química por um processo chamado fotossíntese.
Digestão Intracelular: quebra de moléculas em partículas menores;
Peroxissomos: são bolsas membranosas achatadas que contém enzimas, participam da desintoxicação das células.
O que são e qual a origem dos cromossomos homólogos e das cromátides irmãs?
- Cromossomos homólogos: são pares de cromossomos que possuem a mesma constituição genética, eles se formam durante a Meiose I, apresentando formato e tamanho similares, sendo que cada um se originou de uma célula haplóide parental (ex:espermatozóide e óvulo) no momento da fecundação.
- Cromátides irmãs: são duas moléculas de cromossomos unidas pelo centrômero, são exatamente iguais por se originarem a partir da duplicação do filamento cromossômico original, durante a fase S ou interfase, pouco antes da divisão celular se iniciar.
Dada a figura abaixo
(Fonte: L. C. Junqueira&J. Carneiro, Biologia Celular e Molecular, 2000, p.184)
Diga em qual fase de divisão se encontra a célula e justifique suas respostas.
I- Prófase: estágio inicial da divisão celular, na qual os cromossomos se condensam;
II- Final da Prófase (prémetafase): curtas fibras do fuso, provenientes dos centrossomos, unem-se aos centrômeros. Cada uma das cromátides irmãs fica ligada a um dos pólos da célula;
III- Metafase: os cromossomos atingem o máximo em espiralação, encurtam e se localizam na região equatorial da célula, no final da metáfase para início da Anafase ocorre a duplicação dos centrômeros;
IV- Anafase: as demais fibras do fuso começam a encurtar, em consequência cada par de cromossomos é puxado para os pólos opostos da célula;
O que acontece com a quantidade de DNA presente nas células filhas, após uma divisão mitótica e uma divisão meiótica? Explique em detalhes.
-Divisão mitótica: durante a divisão mitótica das células na interfase ocorre a duplicação do DNA, todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia, como se correspondessem a uma cópia fotográfica da molécula original. Sendo assim, a célula formada após a divisão tem exatamente o mesmo número de cromossomos que a célula mãe.
-Divisão meiótica: o DNA é duplicado na interfase, assim como na mitose, porém na Anafase I quando os cromossomos homólogos são separados, a quantidade de DNA é reduzida pela metade. Na Anafase II, quando as cromátides irmãs são separadas há uma redução novamente da quantidade de DNA, terminando assim com metade da quantidade de material genético inicial e geneticamente modificado devido ao processo de crossing over.
Qual a importância da duplicação do DNA que ocorre antes de uma célula se dividir?
A duplicação do material genético que ocorre na interfase é importante pois este processo duplica nossos cromossomos, que são separados de forma equivalente na mitose garantindo que as células filhas tenham o mesmo genoma da célula mãe, tanto em quantidade como em qualidade.
Porque o crossing over não ocorre em cromátides-irmãs?
O crossing over não ocorre nas cromátides-irmãs, porque elas são idênticas, originadas a partir da duplicação da mesma molécula de DNA, sendo assim, mesmo que ocorresse uma troca entre elas, continuariam sendo iguais. Já nos cromossomos homólogos por possuírem origens parentais distintos o crossing over entre eles promove variabilidade na combinação dos alelos.
O crossing over poderia ocorrer na meiose II também, ou é estritamente necessário que ele ocorra na meiose I?
O crossing over deve ocorrer na Meiose I, porque é nesta fase que os cromossomos homólogos (materno e paterno) possuem material genético distintos e a troca deste promove a variabilidade genética. Não há possibilidade de ocorrer na Meiose II pois é quando ocorre a formação das cromátides-irmãs.
Complete a tabela abaixo informando o número de cromossomos e o número de cromátides em cada etapa da divisão celular
	Fase
	Número de Cromossomos
	Número de Cromátides
	G1
	46
	46
	S
	46
	92
	G2
	46
	92
	Telófase I
	23
	46
	Telófase II
	23
	23
Explique o que foi o sequenciamento do genoma humano em 2001 e o que representou para o mundo.
O PGH (Projeto Genoma Humano) foi um estudo de diversos países para mapear o genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Esse estudo durou cerca de 12 anos até que em 2001/2002 os cientistas afirmaram ter conseguido sequenciar o genoma humano. Este projeto é muito valioso para a saúde humana, e foi a revolução da comunidade científica, sendo possível diagnosticar doenças e possíveis curas. 
O PGH já completou a descoberta de mais de 1.800 genes de doenças, assim como facilita a identificação de outros genes, além disso, pelo menos 350 produtos Biotecnológicos (♥) resultantes dos conhecimentos gerados pelos estudos estariam passando por ensaios clínicos. As ferramentas desenvolvidas neste projeto continuam servindo para caracterizar genomas de outros organismos importantes.
Sobre o citoesqueleto, diga quais são as proteínas envolvidas, o papel de cada uma e porque as células procarióticas não possuem citoesqueleto.
- Microtúbulos: são túbulos constituídos da proteína tubulina. Têm as funções de dar suporte a célula, no sentido de determinar sua estrutura e a disposição de estruturas internas. Também estão envolvidos no processo de divisão celular (formação do fuso mitótico e citocinese centrípeta) e formação dos centríolos, cílios e flagelos. Podem fazer o papel de “trilhos”, sobre os quais as vesículas podem se deslocar.
- Filamentos de actina: atuam em conjunto com filamentos de miosina, deslizando sobre eles de forma a promover a contração e distensão da célula ou de partes dela. Envolvidos na contração de células musculares, na ciclose (geração de correntes citoplasmáticas capazes de mover estruturas no interior da célula) e no movimento amebóide (que se dá a partir de projeções citoplasmáticas chamadas pseudópodes). Também fornecem suporte estrutural às células.
- Filamentos intermediários: possuem diâmetro intermediário entre os microtúbulos e filamentos de actina. Dão suporte mecânico a membrana plasmática nos locais onde ela forma junções com células vizinhas ou com a matriz extracelular (desmossomos e hemidesmossomos). Também constituem a lâmina nuclear, que dá suporte a carioteca.
Diferente das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto  que é responsável pelo movimento e forma das células. A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete, é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular. E as células procariontes são capazes de locomoverem-se principalmente através de flagelos. Esses flagelos possuem estrutura mias simples que os flagelos das células eucariontes, mas são capazes de fornecer velocidade incrível à célula.

Outros materiais