Buscar

SIMULADO DISCURSIVO GPO e OSM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS foss
SIMULADO DISCURSIVO – GPO e OSM
GPO
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
1.Os modelos de gestão que valorizam seus talentos humanos e veem nas pessoas seu principal investimento e fonte.
De acordo com o que estudamos na disciplina de Gestão de Talentos,  descreva o significado de CLIMA ORGANIZACIONAL  e CULTURA ORGANIZACIONAL abaixo:
É o ambiente psicológico que existe dentro de uma empresa que influencia o comportamento das pessoas, e esta intimamente ligado a motivação da influindo diretamente em comportamentos que podem ser favoráveis ou não aos objetivos da organização.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
De acordo com Knapik ( 2011, p. 28).
As empresas, em sua maioria, são consideradas sistemas abertos, com entradas e saídas provenientes do meio ambiente...
De acordo com o que estudamos na disciplina de Gestão de Talentos, descreva MISSÃO ORGANIZACIONAL, abaixo: 
É a razão de ser da empresa, a finalidade da organização em relação a sociedade. Ela não é estática, com o tempo devido a novas necessidades, modificações no seu macro ambiente ela pode mudar, se aperfeiçoar.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
Segundo Knapik (2008)
Os líderes possuem carisma e conseguem influenciar os grupos, proporcionando um sentimento de segurança e diminuindo as incertezas...
Dessa forma, quais são estilos de liderança? Cite e apresente as características de cada um deles.
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Centralizadora e diretiva, exige obediência e decide quais e como as tarefas devem ser feitas, (Ênfase recai no líder, assemelha-se ao modelo de gestão de Taylor e Fayol)
LIDRANÇA DEMOCRÁTICA: Aceita sugestões da equipe, estimula a participação de todos o que proporciona um bom clima organização levando a satisfação comprometimento e integração. (Corresponde ao modelo gerencial presente nas escolas das Relações Humanas e Comportamentalista)
LIDERANÇA LIBERAL: (laissez-faire) – A chefia tem uma conotação de agente de informações, ou seja, estimula a iniciativa e a criatividade do grupo e exerce um mínimo de controle sobre as atividades. A ênfase recai nos subordinados.
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
Segundo Knapik (2008)
Os conflitos acontecem quando existem divergências ou insatisfações no grupo. É um processo em que ocorrem choques de interesse e uso do poder no confronto...
Neste contexto, por que os conflitos podem ser considerados como motivadores de mudanças e ter uma conotação positiva?
Porque podemos transformá-los em oportunidades de aprendizagem organizacional, e de mobilização para novos métodos de trabalho.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
As empresas sempre buscam profissionais qualificados que possam dar resultados expressivos e com características pessoais que se aproximem de sua cultura organizacional...
Diante disso responda como a entrevista pode contribuir para que a empresa alcance seus objetivos? Dê exemplo de uma pergunta que faria na entrevista para entender se aquele candidato é focado em resultados.
A ENTREVISTA é uma ferramenta de gestão, serve como indicador de competências para identificar os candidatos que possuem as capacidades (conhecimentos, habilidades e atitudes) valorizadas pela empresa.
Pergunta: Você prefere trabalhar em grupo (equipe) ou se adapta melhor em tarefas individuais.
OSM
Questão 1/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Para que a empresa consiga superar seus desafios é necessário que ela mude, melhore e aperfeiçoe constantemente suas tarefas e operações, sempre reciclando o seu modelo de negócio.
Neste sentido, qual a finalidade da chamada Organizações, Sistemas e Métodos (SO&M)?
A finalidade da SO&M é estruturar, organizar, arranjar, integrar e coordenar as atividades a da organização a fim de facilitar o alcance dos seus objetivos.
Questão 2/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Vivemos na Era da Informação que é caracterizada por uma quantidade expressiva de informações disponíveis a respeito dos mais diversos assuntos. No passado, o administrador passava a maior parte do seu tempo em busca de informações sobre o que estava acontecendo ao seu redor, mas hoje, o mundo dos negócios oferece uma ampla variedade de informação, o que faz com que o administrador de hoje tenha de escolher e selecionar cuidadosamente a informação que mais lhe interessa e lhe seja útil.
Qual é o cuidado que as empresas devem ter para gerenciar a informação?
Toda informação precisa ser, com clareza, comunicada, transmitida e recebida para que ela produza efeitos. A informação não pode ser guardada a sete chaves, a menos que seja estritamente confidencial, pois ela é um ativo que deve ser protegido e cuidado por meio de regras e procedimentos das políticas de segurança, do mesmo modo que protegemos nossos recursos financeiros e patrimoniais.
Questão 3/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
A autoridade decorre da posição hierárquica que cada pessoa tem no organograma da empresa. A importância da autoridade decorre da necessidade de se garantir que as coisas sejam feitas conforme o que foi planejado e organizado.
Neste contexto, explique o conceito de delegação de autoridade:
É a transferência de autoridade e responsabilidade para o subordinado, de modo que ele participe da tomada de decisões na sua área de responsabilidade. 
Questão 4/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Um processo é um conjunto de atividades estruturado destinado a resultar em um produto especificado para um determinado cliente ou mercado. Eles caminham pelas áreas funcionais, passando pelas suas fronteiras e indo em direção aos seus objetivos, que geralmente se concentram no cliente e na própria organização.
Neste contexto, explique o conceito de reengenharia de processos:
O “repensar fundamental”, é a implementação de novos projetos ou a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar melhoria no desempenho, menores de custos, aumento na qualidade, melhor atendimento e velocidade.
Questão 5/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
A elaboração de fluxos e rotinas de trabalho consiste em organizar e metodizar o trabalho. Rotina de trabalho é uma sequência de atividades ou tarefas desenvolvidas de maneira reiterada para a realização de um trabalho.
Neste contexto, descreva os três passos para lidar com as rotinas:
Primeiro passo: Consiste em fazer a análise do trabalho, a tradicional descrição e análise de cargos, através descrição criteriosa de tudo que se faz necessário a realização de tal tarefa, desde tempo, habilidades, materiais, ferramentas, espaço necessário, etc.
Segundo passo: Consiste em localizar meios para simplificar e racionalizar o trabalho, eliminar duplicações e gargalos, juntar atividades dispersas, melhorar o fluxo, reduzir custos e esforços desnecessários.
Terceiro passo: Consiste em implantar e implementar atividades devidamente racionalizadas por meio de treinamento e adequação das pessoas envolvidas.
FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS foss

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais