Buscar

Simulado Educação Ambiental e Sustentabilidade nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016).
Discutiram-se em nossas aulas ações pensando na defesa do meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	A	I e II.
	B	II e III. RESPOSTA CORRETA
	C	I e III.
	D	I, II e III.
	E	II.
Questão 2/2 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere a seguinte citação de Morin:
“Era uma vez um grão de onde cresceu uma árvore que foi abatida por um vendedor de móveis. O móvel foi decorar um apartamento e, mais tarde, deitaram-no fora. Foi apanhado por outras pessoas que o venderam numa feira. O móvel estava lá no adeleiro, foi comprado barato e, finalmente, houve quem o partisse para fazer lenha. O móvel transformou-se em chama, fumo e cinzas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MORIN, Edgar apud TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004, p. 114.
O fragmento de texto acima ilustra uma concepção de Quintas sobre o uso dos recursos naturais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o verdadeiro sentido do texto acima segundo Quintas.
	A	Quintas tenta chamar a atenção sobre o assunto da validade das mercadorias produzidas e sua relação com o consumo, destacando o ciclo da vida na natureza.
	B	É possível identificar a transformação da natureza em matéria-prima e, nesse sentido, mostrar que a natureza existe simplesmente para fornecer recursos para a sociedade.
	C	Quintas tenta chamar a atenção sobre o ciclo das mercadorias, ressaltando o reaproveitamento do móvel, que, na última transformação ocasionada pelo homem, se transformou em fumo e cinzas. 
	D	Quintas fornece condições de evidenciar a dependência do homem sobre os recursos ambientais, sobretudo para sua sobrevivência, transformando o meio ambiente, desde tempos antigos. RESPOSTA CORRETACORRETA
	E	Quintas argumenta sobre as relações entre o homem e os recursos ambientais; defendendo, por meio da exposição de fatos, a soberania do homem em relação à natureza.

Outros materiais