Buscar

Proposta para restaurante Smak desafio profissional 22 05 2014 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Proposta para restaurante Smak - desafio profissional
 By Alinehh | Studymode.com
 
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
UNIDADE 1
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
NOME- RA 00000000
DESAFIO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TUTORA EaD: NOME
JOINVILLE/SC
23/04/2014
SUMÁRIO 
1.INTRODUÇÃO	1
2.ANÁLISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK	2
3.DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE SMAK	2
4. NOVA PROPOSTA PARA O RESTAURANTE SMAK	3
6.REFERÊNCIAS	9
O PORTAL DO EMPREENDEDOR. Como fazer a Análise de Mercado do seu Plano de Negócios. Disponível em: . Acesso em 20. Março. 2014.	9
1. INTRODUÇÃO
Trabalho apresentado como desafio profissional na disciplina de empreendedorismo e comportamento organizacional, no curso de administração na Faculdade Anhanguera de Joinville. 
O restaurante Smak é propriedade de Irena Partala localizado no Vale da Felicidade, Irena tem dificuldades para administrar sua empresa, pois não possui nenhum conhecimento na área. Com base na análise SWOT ou análise FOFA na língua portuguesa, é possível identificar os problemas do restaurante Smak e propor soluções para seu desenvolvimento, avaliando suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. 
Através do diagnóstico do restaurante Smak são apresentadas soluções e propostas para cada problema identificado.
2. ANÁLISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK
FORÇAS
FRAQUEZAS
(Ambiente Interno)
(Ambiente Interno)
Tradição em comidas típicas polonesas
Pouca opção de pratosAmbiente agradável e bem decorado
Não motiva os funcionários 
Falta de funcionários capacitados
Poucos funcionários
Cardápio escrito em uma só língua, dificultando o entendimento dos turistas aos pratos oferecidos. 
Baixo fluxo de caixa
Poucos clientes
Falta de organização
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
(Ambiente Externo)
(Ambiente Externo)
Excelente localização
Crescimento de restaurantes na região
Turistas na região
Grande movimento de famílias 
3. DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE SMAK
DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK
Problemas identificados
Propostas de solução
Não oferece diversidade nas opções de pratos
Criar novos pratos e oferecer lanches e porções a quilo, ter uma maior variedade de preços para atender a todos os clientes.
Falta de motivação aos funcionários
Promover a criatividade e liberdade para novas ideias
Não possui funcionários capacitados para os cargos indicados
Orientações e treinamentos para profissionalização dos funcionários
Falta de funcionários provoca a lentidão no atendimento e sobrecarrega o trabalhador
Contratação de funcionários capacitados para o estabelecimento
Cardápio de difícil entendimento 
Cardápio escrito em pelo menos duas línguas e investir no design do mesmo
4. NOVA PROPOSTA PARA O RESTAURANTE SMAK
O restaurante Smak fica localizado no Vale da Felicidade, povoado por imigrantes poloneses e que vivem da agricultura e atividadeturística, uma região tranquila com belas paisagens naturais, vales, cachoeiras, fauna e flora preservada. 
Irena Partala possui um dos quatro restaurantes que se localizam no Vale da Felicidade, seu ambiente é bem decorado e mantém a característica polonesa da região, mas Irena está tendo dificuldades para atrair os turistas e administrar seu negócio, ela quer que seu restaurante seja reconhecido, como o melhor de Vale da Felicidade.
Com base na análise SWOT do restaurante Smak e em seu diagnóstico a empresa de Irena Partala possui um baixo fluxo de caixa o que pode levar o estabelecimento a falência e o risco aumenta com o crescimento de novos restaurantes na região. 
A solução para reverter este caso é a realização de um plano de negócios para a empresa de Irena. A criação de um plano de negócios é muito importante para o empreendedor não só para focar a sua meta em recursos, mas para planejar e organizar as ideias de forma mais eficiente.
A primeira etapa para a construção do plano de negócios é identificar quais são seus objetivos e o que a empresa pode oferecer para seu público alvo, analisando o mercado, avaliando o negócio e organizando as ideias. Os clientes não compram apenas produtos e serviços, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Para definir o segmento de mercado para seu produto/serviço, deve-se responder, basicamente, às seguintes perguntas:
Quem está comprando?
O que está comprando?
Por que estácomprando?
 Uma boa forma para se determinar quem está comprando o produto ou serviço, é conhecer seus hábitos e como eles vivem, uma descrição de clientes baseada no que eles compram vai permitir que Irena, os veja de uma perspectiva com a qual está bastante familiarizada, seus próprios produtos e serviços. Depois de criar segmentos de mercado baseados no que os clientes compram, ela pode abordar as necessidades de cada grupo, modificando os seguintes aspectos do produto ou serviço. 
O objetivo de Irena para o restaurante Smak é fazer dele o melhor do Vale da Felicidade, onde se encontra muitas famílias que vivem da agricultura, do qual a economia do lugar se sustenta, com isso Irena pode encontrar muitos fornecedores na região para preparação dos pratos oferecidos. A escolha de bons fornecedores para o negócio tem grande importância no planejamento da empresa, e evita o risco de desabastecimento e a relação com os fornecedores deve ser a melhor possível, a fim de manter parcerias sólidas e eficazes, o objetivo é encontrar fornecedores que atendem as necessidades da empresa.
Através do diagnóstico do restaurante Smak, foi identificado que falta variedade de pratos no cardápio, outros restaurantes oferecem porções a quilo e lanches para atrair mais clientes, isso faz com que o restaurante Smak seja pouco frequentado tanto por turistas como moradores da região. A solução para atrair mais fregueses seria a criação de novospratos tanto poloneses como lanches e porções, mantendo sempre a característica principal do restaurante nas comidas típicas polonesas e atender aos turistas em horário de almoço.
A falta de motivação dos funcionários é um ponto importante para ser melhorado, é um dos problemas identificados na empresa de Irena, o funcionário motivado gera mais resultados e promove o crescimento do negócio, os talentos presentes em uma empresa são responsáveis pelo seu sucesso. No caso, o cozinheiro do restaurante Smak é muito experiente na cozinha, mas suas habilidades não são aproveitadas como deveria, a experiência do funcionário poderia ser usado para inovar nos pratos e aumentar a clientela do negócio. 
Outro ponto importante a ser observado é a capacitação dos demais funcionários, o garçom que atente os clientes no restaurante Smak não possui experiência adequada para a função, à solução neste caso seria o treinamento para profissionalização desde funcionário, com palestras de motivação e de atendimento ao cliente, a qualidade do serviço do restaurante de Irena seria aumentada, ganhando a satisfação e fidelizando o cliente com o bom atendimento prestado. O treinamento seria necessário também para a gestão do negócio, o conhecimento é essencial para o empreendedor, Irena é uma empreendedora por necessidade, já que seu marido faleceu e era quem possuía o restaurante e cuidava de sua administração. Para empreender com sucesso Irena tambémprecisará adquirir habilidades, como, raciocínio, criatividade, liderança, autoconfiança e determinação, além de outros para melhorar o seu negócio e manter funcionando.
O atendimento aos clientes em finais de semana fica precário com a falta de funcionários no estabelecimento, isto torna o atendimento lento e diminui a satisfação do cliente que não voltará ao restaurante do qual não foi bem atendido.
A fidelização do cliente começa identificando as suas necessidades, cada empresa tem seu modelo de fidelização, que serve para manter um relacionamento permanente com o cliente, a técnica é conhecer o cliente, conquistá-lo e mantê-lo, pode-se fazer isso com um registro de perfil que torna possível direcionar o atendimento e suas preferências, com um atendimento único o estabelecimento acaba encantando o cliente e aumentando seus lucros. 
 Através de um Plano de marketing, Irena pode analisar a possibilidade de ter um preço competitivo ou que ofereça um diferencial para o cliente, a decoração e o conforto oferecido também conta para sua satisfação, o restaurante de Irena é voltado para a arquitetura típico polonesa, muito bem decorado, mesas rústicas e decorado em branco e vermelho compondo a identidade do restaurante, mas seu cardápio é escrito à mão e em língua polonesa, o que para os turistas, pode ser um desafio à escolha dos pratos. A criação de um cardápio adequado para o público alvo facilita na hora de sefazer os pedidos e mantê-los organizados, com um cardápio de fácil entendimento e mantendo todas as informações que os clientes precisam, o atendimento e a escolha dos pratos se tornam mais efetivos.
Em longo prazo, Irena poderia investir na criação de pratos infantis, já que há um aumento no movimento de famílias em visita ao Vale da Felicidade e uma opção de pratos para piquenique com alimentos mais saudáveis e que pode ser levado para viajem.
Para que uma empresa obtenha sucesso, alcance seus objetivos e se mantenha competitiva no mercado, é indispensável, a elaboração de uma estratégia organizacional. A presença do profissional de RH é fundamental, pois será essa a área que vai contribuir para o alcance dos objetivos. ·.
A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através disso a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a Gestão de Talentos com a estratégia e o negócio da organização, consequentemente, com o alcance dos resultados. É importante que a empresa dê um caminho a ser trilhado pelas pessoas que vão executar o processo.·.
Quanto mais conhecimento, mais rápido o planejamento é realizado. O tempo que será gasto na estruturação desse trabalho também irá variar de acordo com o nível de conhecimento e a metodologia usada pela empresa. 
A gestão comportamental é uma ferramenta de estudo que aplica a teoria de dinâmica de grupo e do comportamento organizacional na gestão dodesempenho. 
Irena como administradora de seu negócio deve analisar como cada indivíduo e cada grupo contribuem para o sucesso da empresa. As ações de cada um são divididas em comportamento e resultado. 
O comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambos esperam ganhar com o contrato formal.
 Ao alterar os aspectos que geraram as deficiências, os gerentes conseguem ajustar os resultados para um desempenho de excelência. Eles também usam este sistema para mudar a direção de toda organização.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Analisando os pontos negativos e positivos do restaurante Smak, através da análise SWOT e seu diagnóstico foram identificados à falta de funcionários no estabelecimento, a falta de capacitação dos funcionários, pouca variedade no cardápio e baixo fluxo de caixa, com base nessas informações, foi identificado que a empresa de IrenaPartala precisava de um plano de negócio.
Melhorando os pontos negativos e realçando os positivos, o restaurante Smak tem tudo para ser o melhor do Vale da Felicidade. 
Com um plano de negócios eficiente, Irena Partala poderá administrar seu restaurante com sucesso. 
6. REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA. Analise SWOT. Disponível em: . Acesso em 15. Março. 2014.
O PORTAL DO EMPREENDEDOR. Como fazer a Análise de Mercado do seu Plano de Negócios. Disponível em: . Acesso em 20. Março. 2014.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como elaborar um plano de negócios. Disponível em: . Acesso em 15. Março. 2014.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Saiba como escolher seus fornecedores. Disponível em: . Acesso em 17. Março. 2014.
ARTIGOS. A importância da avaliação de fornecedores na maximização de vantagens. Disponível em: . Acesso em 17. Março. 2014.
ANDRESSA, S. V. P; LUIS, Moreto, Neto. Conhecimentos, habilidades, atitudes e competências. A contribuição do curso de administração da Universidade Federal de Santa Catarina para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Santa Catarina, cap. 3. [2005?].
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Fidelizar o cliente, Mas como? Disponível em: . Acesso em 16. Março. 2014.
EHOW. Dinâmica de grupo e comportamento organizacional. Disponível em: . Acesso em 25. Março. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais