Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 10

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307873948)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A abordagem contemporânea em saúde altera a postura positivista que se instalou nas instituições de saúde a partir da valorização da ciência ao final do século XVIII. Dentro desta nova concepção de saúde é correto afirmar que:
		
	
	Houve um retorno à postura assistencialista do período pré-científico onde o conforto espiritual e a atenção pessoal são considerados prioritários em relação aos aspectos técnicos das terapêuticas.
	
	As instituições de saúde passam a ter uma abordagem mais mercantilista do que propriamente científica e deixam de efetuar pesquisas nas áreas de saúde para se concentrar em modelos de gestão e crescimento orçamentário.
	 
	Não há a preocupação em buscar o equilíbrio entre novas tecnologias e medicamentos de última geração com o relacionamento entre as pessoas.
	
	Nomes passaram a ser substituídos por diagnósticos e a maioria dos profissionais de saúde passa a ignorar cuidados básicos de atenção à pessoa do paciente em detrimento de um profundo rigor na percepção do traçado eletrocardiográfico e da pressão venosa.
	 
	Possui uma perspectiva mais holística, entendendo que as patologias não podem ser interpretadas exclusivamente através dos órgãos nos quais os distúrbios se exibem, mas precisam ser analisadas sob uma concepção mais global do ser humano.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307873954)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A legislação brasileira já possui uma série de dispositivos de amparo ao idoso. A Constituição Federal assegura o impedimento de qualquer forma de discriminação por idade e garante ao idoso o amparo obrigatório pela família e pelo Estado. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, dentre muitas garantias constitucionais, estabelece em seu Artigo 19 que:
		
	 
	É obrigatória a comunicação, por parte dos profissionais de saúde, dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso, à autoridade policial e ao Ministério Público, assim como aos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso.
	
	O idoso tem direito irrevogável a se defender de agressões ou ameaças com os meios e possibilidades que estiver ao seu alcance, o que o isenta de qualquer responsabilidade prevista pelo código penal nestas circunstâncias.
	 
	O idoso é protegido pelo Estado e, como tal, tem direito a acessar todos os serviços de saúde de modo privilegiado sem que necessite qualquer forma de agendamento prévio, processo de triagem ou pagamento na rede pública ou privada de saúde.
	
	Os profissionais de saúde têm por obrigação legal intervir diretamente em casos de confirmação de maus tratos contra o idoso de modo a garantir a integridade física e moral destes.
	
	O profissional de saúde é totalmente responsável pelo idoso que estiver aos seus cuidados, cabendo ao profissional tomar as decisões e por elas se responsabilizar em termos de consequências e danos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307873951)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Hoje é notório que um trabalho bem sucedido em saúde depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. A partir desta afirmativa é correto afirmar que:
		
	
	A qualidade interacional da relação entre profissional e paciente não tem qualquer valor terapêutico por si só e sempre deve ser acompanhado de procedimentos técnicos para que possa surtir algum tipo de efeito sobre os pacientes.
	
	Nenhuma técnica ou procedimento profissional pode ser considerado eficaz sem que seja acompanhado de uma postura relacional positiva.
	 
	Um bom processo relacional entre profissional e paciente é mais determinante de um processo terapêutico bem sucedido do que a utilização de técnicas e procedimentos modernos.
	
	A qualidade técnica do profissional pode e deve ser complementada por uma postura mais humanizada, no entanto, se esta não ocorrer, não compromete o trabalho terapêutico se este for tecnicamente bem executado.
	 
	Há uma profunda melhora no desempenho dos profissionais de saúde quando estes são capazes de interpretar aspectos emocionais de seus pacientes e com isso conseguem também minimizar resistências, otimizar relatos e adesões aos tratamentos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307921066)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marcos é um profissional de saúde preocupado com a humanização da unidade hospitalar em que atua. Para ele um trabalho bem sucedido depende tanto da qualidade técnica do profissional quanto da qualidade interacional entre profissional e paciente. Marcos está:
		
	
	Errado, pois os dois aspectos valorizados por ele não tem qualquer relação com a humanização em saúde.
	
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade interacional entre profissional e paciente.
	 
	Errado, pois na humanização em saúde somente importa o aspecto da qualidade técnica do profissional.
	
	Correto, pois sua intenção é positiva, embora os dois aspectos apresentados por ele para um trabalho bem sucedido não tem qualquer fundamento para a humanização hospitalar.
	 
	Correto, pois estes dois aspectos são essenciais na humanização em saúde.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307921069)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Hoje valoriza-se muito os direitos humanos e o respeito ao próximo, repugnando-se todas as formas de violência. Nesse sentido, pode-se afirmar que um ato violento:
		
	
	Tem como única característica a negligência.
	
	É uma das bases da ética, pois humaniza a pessoa.
	 
	É um comportamento que se opõe à ética.
	
	Oferece dignidade e condição de igualdade.
	
	É somente aquele que acarreta em dano psicológico.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307488398)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como em qualquer outra instituição, o hospital convive com objetivos financeiros, políticos, pessoais e uma série de situações de vida que frequentemente se conflitam e transformam ações em instrumentos de anseios nem sempre éticos ou coletivos. Diante do exposto é correto afirmar que esses fatores:
		
	 
	Dificultam a instalação da humanização no ambiente hospitalar.
	
	Ajudam a diminuir conflitos na instalação da humanização no ambiente hospitalar.
	 
	São apropriados para a instalação da humanização no ambiente hospitalar.
	
	Facilitam a instalação da humanização no ambiente hospitalar.
	
	Aceleram a instalação da humanização no ambiente hospitalar.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307921071)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Maria trabalha em um hospital público e estava responsável pelo setor de emergência quando uma senhora de 80 anos deu entrada muito machucada relatando que havia sido agredida pelo neto. Maria deve ter a seguinte atitude:
		
	
	ligar para o agressor e ameaçá-lo
	 
	denunciar o fato às autoridades competentes
	 
	explicar para a idosa agredida que como o agressor é um membro da família nada pode ser feito
	
	investigar o caso, fazendo uma visita à casa da paciente para conversar com seu neto
	
	levantar a ficha do agressor para averiguar possível passagem pela polícia
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308002049)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um pai é muito exigente com seu filho de 14 anos e quando o adolescente faz algo que o pai considera errado, para não deixar marcas no menino, o pai o agride fisicamente comuma toalha molhada. Isso ocorre com frequência e o adolescente sente muitas dores. Relacionando o caso com o que o ECA dispõe, pode-se afirmar que:
		
	
	Essa é a melhor forma de educar um filho, agredindo fisicamente.
	
	Este tipo de agressão não se qualifica como violência doméstica.
	 
	A melhor forma de corrigir um filho é com castigos cruéis e degradantes.
	
	O pai está correto em agredir o filho com a toalha molhada, pois assim não deixa marcas.
	 
	O adolescente sofre um dano físico mesmo que a violência não deixe marcas visíveis.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes