Buscar

Conceito de Administração Publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Administração Pública
Segundo Alexandre de Moraes,
A administração pública pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para a consecução dos interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. (MORAES, 2009, p. 323)
Administração pública é a gestão de interesses para atender a necessidade da sociedade, a qual o Estado para fornecer, saúde, educação, cultura, etc, usa meios de prestações de serviços. A Administração pública está dividida em direta e indireta:
Administração Pública Direta: Tutela e fiscaliza tanto as entidades supracitadas da administração indireta como a si própria. Tendo o poder não só de delegar determinada função específica na administração indireta, mas também de controlar ou seja, a administração direta tutela a administração indireta. 
Administração pública indireta: está ligada aos assuntos específicos, são as autarquias, empresas públicas, fundações públicas e sociedade de economia mista.

Outros materiais