Buscar

AV1 História da Enfermagem

Prévia do material em texto

Disciplina:  HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Avaliação:  SDE0011_AV1_201506467181      Data: 26/03/2016 14:23:59 (A)      Critério: AV1
	Aluno:  ADRIANE SOUZA
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0      Nota de Partic.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 23098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Compreendendo o CUIDAR de forma mais ampla, parece mais claro visualizá-lo anteriormente à Enfermagem. Diante desta afirmação, marque a CORRETA sobre cuidar:
		
	
	Cuidar é um ato isolado de toda a inserção social.
	
	Cuidado como um fato isolado é um conhecimento oriundo do presente sem convicções históricas.
	 
	Cuidar significa comportamentos e ações que envolvem conhecimento, valores, habilidades e atitudes empreendidos no sentido de favorecer as potencialidades das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer.
	
	O cuidar pode ser, unicamente, um ato individualizado que apenas desconsidera cada pessoa, isoladamente, no seu contexto de vida.
	
	Cuidar é um ato de reparação que nem sempre assegura a continuidade da vida tendo como fim limitá-la.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 253368)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando o cuidado na Antiguidade, assinale a alternativa correta
		
	
	c) Nesta época a enfermagem é vista como profissão remunerada, destinada as idosas, religiosas e virgens, no sentido de caridade;
	 
	a) Os homens tinham a responsabilidade de prover alimentos, caçando, pescando e colhendo frutos, enquanto que às mulheres eram responsáveis pelos cuidados e práticas relacionadas a cuidar da casa, das crianças, dos idosos e feridos;
	
	d) Desacreditavam que as doenças eram castigo de Deus ou efeitos do poder diabólico exercido sobre aos seres humanos;
	 
	b) Por muitos séculos a enfermagem foi exercida de maneira empírica pelas mães, sacerdotes, feiticeiros e religiosos; e, em quase todas as civilizações modernas;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 23110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	 
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 23109)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As práticas de saúde instintivas dos povos antigos caracterizavam a prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano de fundo as características específicas de cada povo (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença correspondente ao povo egípcio:
		
	
	O tratamento das doenças consistiam em dieta, banhos, clisteres, inalações e sangrias. Nas leis de Manu as doenças eram consideradas produzidas por espíritos malignos, como um castigo de Deus.
	
	Povo dominador de outros povos vizinhos, anexando as províncias conquistadas. Distinguiram-se por suas obras de saneamento e o escoamento dos brejos se fazia por meio de galerias.
	
	Classificaram cerca de 99.999 doenças que fizeram supor que nesse número incluíam meros sintomas. Construíram hospitais para os pobres, que eram servidos por escravos.
	
	Crença em um só Deus (monoteísmo). Moisés prescreveu conceitos de higiene que o colocaram como um dos grandes sanitaristas da época.
	 
	A prática religiosa e os conhecimentos científicos adquiridos eram constantemente unidos na prática de saúde e iniciaram as técnicas do uso de bandagens para o preparo do corpo das múmias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 23144)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O advento do Cristianismo trouxe a reforma dos indivíduos e da família. A sublimidade de sua doutrina e a força de seus meios de santificação levaram seus primeiros cristãos a uma vida tão santa que seu exemplo foi seguido por muitos anos, através da Lei da Caridade. Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre o período da unidade cristã:
		
	
	No Edito de Milão foi proibido aos cristãos a liberdade de culto e desencorajou a fundação de hospitais cristãos.
	
	O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizadas e mantidas pela generosidade dos primeiros cristãos.
	
	Desconsideravam a importância da água em sua terapêutica.
	 
	As diaconisas eram viúvas que dispunham de tempo, assim como as virgens que se consagravam a Deus, tomavam arte ativa no socorro aos pobres e aos doentes.
	
	As diaconias eram lugares onde se excluíam os doentes visando esconder a situação social que estes viviam.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 23146)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A necessidade de auxílio e de redenção aos sofrimentos, aliada à sensibilidade mística do povo, encontra expressão na religião cristã que começou a progredir (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação, marque a alternativa CORRETA sobre as abadessas do Período da Unidade Cristã:
		
	
	Consideravam proibido a mulher obter instrução e conhecimentos.
	
	Desconsideravam a importância da água em sua terapêutica.
	 
	Recomendavam que era dispensável atuarem no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes.
	 
	Davam importância à água para terapêutica.
	
	O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizadas e mantidas pela generosidade dos primeiros cristãos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 634728)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a perspectiva histórica do cuidado da Enfermagem, qual o papel das Ordens Monásticas:
		
	
	Ensinar práticas de saúde por instinto.
	
	Nenhuma das questões anteriores.
	
	Responsáveis pela Reforma Religiosa.
	 
	Desempenhavam um grande papel na preservação da cultura e do aprendizado.
	
	Foram responsáveis pelo retrocesso da Enfermagem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 634729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a perspectiva histórica da Enfermagem, identifique a primeira imagem folclórica da enfermeira:
		
	
	Imagem de menos valia.
	 
	Figura de mãe.
	
	Imagem de total obediência.
	
	Nenhuma das questões anteriores.
	
	Imagem Servil.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 24081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor,alimentação e limpeza.
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	 
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 24112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na realidade a grande questão para o Estado e o importante para Florence Nightingale era o fato de ter conseguido diminuir o índice de mortalidade dos feridos de guerra, nos hospitais sob seus cuidados e da sua equipe. Marque a resposta verdadeira em relação ao índice que ela conseguiu através dos cuidados prestados.
		
	
	25% para 10%
	
	50% para 22%
	 
	42% para 2,2%
	
	60% para 42%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes