Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 6 2

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307541354)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Em 1978 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Foi proposto um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da Atenção Primária à Saúde (APS). Essa política internacional ficou conhecida como Saúde para Todos no Ano 2000. A Declaração de Alma-Ata, o pacto assinado entre 134 países, concebe a saúde como um direito humano. Sobre a Declaração de Alma-Ata NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A Declaração de Alma-Ata impulsionou a reforma sanitária brasileira.
	 
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde não influenciou as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	 
	Com a incorporação do movimento ¿Saúde Para Todos¿ foi estabelecida uma nova orientação para a política de saúde.
	
	O envolvimento das pessoas, a colaboração entre os vários setores da sociedade, bem como a criação dos cuidados primários em saúde foram estimulados e intensificados.
	
	Apesar das metas de Alma-Ata não terem sido alcançadas plenamente, a Atenção Primária à Saúde tornou-se uma referência fundamental para as reformas sanitárias ocorridas em diversos países nos anos 80 e 90 do último século.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307552302)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O Brasil é o único país do mundo que se refere a estratégias de uso da Epidemiologia na sua constituição (Constituição Federal ¿ Artigos 196 a 200). A competência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) na execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de outras atribuições, resulta das peculiaridades de sua concepção, baseada na complexidade da dinâmica social e na aplicação de conhecimentos desenvolvidos a partir da nossa realidade de saúde, sendo, então, um modelo articulado com outros setores sociais públicos e privados, bem como com a sociedade civil. Quais das definições não corresponde a verdade?
		
	 
	Participação da população através das entidades representativas na formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução, somente no nível primário de governo.
	
	Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
	 
	Descentralização - Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal).
	
	O princípio da Universalidade está relacionado ao direito universal ao atendimento, ou seja, todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda, caracterizando a saúde como um direito de cidadania, ao ser definido pela Constituição Federal como um direito de todos e um dever do estado.
	
	Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307938385)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	A integralidade não pode ser definida apenas como uma diretriz básica do SUS, mas pode ser percebida como um conjunto de noções pertinentes a uma assistência livre de reducionismo; com uma visão abrangente do ser humano, tratando não somente como seres doentes, mas como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e aflições. (http://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista8_1/original_05.htm). Com relação à Integralidade da Assistência assinale a opção INCORRETA:
		
	
	O cidadão tem o direito de obter do serviço público de saúde, após o diagnóstico, a atenção terapêutica individualizada, de acordo com as suas necessidades. Para cada caso, segundo as suas exigências, e em todos os níveis de complexidade dos serviços.
	
	A assistência farmacêutica, como parte integrante da assistência terapêutica integral, compreende o fornecimento, ao paciente que está sob tratamento em órgãos e entidades do SUS, do medicamento que lhe foi receitado pelo profissional de saúde do SUS dentre aqueles padronizados.
	 
	O direito à assistência terapêutica integral deve pautar-se por alguns pré-requisitos, dentre eles, o nível socioeconômico e a escolaridade do cidadão.
	
	O direito à integralidade da assistência terapêutica não pode ser aleatório devendo a conduta profissional pautar-se por protocolos, regulamentos técnicos e outros parâmetros técnico-científico-biológico.
	
	A assistência terapêutica integral compreende o conjunto de ações e serviços que visam ao tratamento das doenças e agravos à saúde, subsequentes ao procedimento diagnóstico, destinadas a garantir ao indivíduo a proteção do seu potencial biológico e psicossocial e a recuperação de sua saúde.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307933833)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	No Princípio Integralidade da Assistência, com ações combinadas para prevenção e cura, qual a opção abaixo está em desacordo por não apresentar uma ação preventiva e outra curativa:
		
	
	Pré-natal e histerectomia.
	
	Incentivo ao exame de toque retal e prostatectomia.
	 
	Dispensação de preservativos e terapia antirretroviral.
	 
	Dispensação da pílula do dia seguinte e FIES.
	
	Orientação para auto exame das mamas e mastectomia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307589869)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No contexto da democratização acompanhado pelo aumento da consciência sanitária no País, são desenvolvidas tentativas de reestruturação da Saúde, organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária. No final da década de 70, um importante fator que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi a:
		
	 
	Realização da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata.
	
	Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde.
	 
	Ocorrência da Revolta da Vacina.
	
	Realização da Campanha de Erradicação da Varíola.
	
	Criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307430953)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O modelo de sistema de saúde que possui inspiração militarista, com saneamento dos espaços de circulação de mercadorias para erradicar de doenças que poderiam prejudicar a exportação, forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção sobre o individual e o social sendo que a concepção de saúde era fundamentada na teoria dos germes é o:
		
	
	Reforma Sanitária.
	
	Sistema Único de Saúde.
	 
	Sistema Nacional de Saúde.
	 
	Sanitarismo campanhista.
	
	Médico-assistencial privatista.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307430962)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
		
	
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	 
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	 
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
	
	Confinar doentes nas SantasCasas de Misericórdia.
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307933769)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Obesidade é um problema sociaL! Responsabilizar o indivíduo é liberar o Estado do seu dever de garantir o direito à saúde.(RADIS 136, Jan 2014). Mediante esta afirmação a únida opção em que NÃO podemos sustentar o trecho é:
		
	
	no princípio da equidade, onde temos que os desiguais devem ser atendidos conforme suas necessidades.
	
	no artigo 196 da CF 1988 temos que "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado".
	 
	deve o cidadão organizar seu tempo para que possa gerenciar sua própria saúde, sendo de sua responsabilidade.
	
	no princípio da Universalidade, todo o indíduo possui direito ao atendimento.
	
	na controle social, temos a participação efetiva da sociedade.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Perguntas Recentes