Buscar

PROVA OBJETIVA DE LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 2 MBA EM ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia atentamente o enunciado a seguir:
No entender de Novaes (2007), o processo de abastecer a manufatura, ou seja, o setor produtivo de uma empresa com matérias-primas, insumos e componentes é denominado de:
	
	A
	Outbound logistics
	
	B
	Supply Chain.
	
	C
	Inbound Logistics. TEMA 2 – PÁG. 5
	
	D
	Logistic systems.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:Facilitam o fluxo de mercadorias e serviços. Esse procedimento é necessário para diminuir a distância entre a variedade de mercadorias e serviços oferecida pelo fabricante e a variedade necessária para atender à demanda exigida pelo consumidor.
Estamos falando dos:
	
	A
	Fornecedores.
	
	B
	Fabricantes.
	
	C
	Intermediários. TEMA 3 – PÁG. 7
	
	D
	Consumidores.
Questão 3/10
Assinale a alternativa que complementa o enunciado a seguir:
Alguns hardwares são utilizados em atividades logísticas e por consequência no varejo, destacamos aquele, cuja descrição é um equipamento que possui sistema de posicionamento global. Este permite ao cliente ou empresa determinar sua posição tridimensional em qualquer lugar do planeta. Dado ao avanço dessa tecnologia e barateamento de sua aplicação, tem-se várias aplicações, tais como: rastreamento, controle e monitoramento de produtos, frotas e veículos, informações para traçar rotas, entre outras, tais como segurança.
Estamos falando do:
	
	A
	EPC (Electronic Product Code)
	
	B
	GPS (Global Positioning System) TEMA 6 – PÁG. 6 E 7
	
	C
	ERP (Enterprise Resource Planning)
	
	D
	CRM (Customer Relationship Management)
Questão 4/10
Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Na logística há três atividades consideradas de importância primária para que se possam atingir os objetivos logísticos. São consideradas primárias, pois elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, sendo também, essenciais para o cumprimento da tarefa logística em termos de nível de serviço. Dentre elas, temos a atividade considerada a mais importante, cuja descrição: é que, além de ser a mais cara, absorve aproximadamente 60% dos custos logísticos, sendo essencial na cadeia de suprimentos, pois nenhuma empresa pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas e insumos, bem como, de seus produtos acabados.
Estamos falando de:
	
	A
	Fluxo de informações e processamento de pedidos
	
	B
	Manutenção de estoque
	
	C
	Transporte TEMA 1 – PÁG. 7
	
	D
	Armazenamento
Questão 5/10
Assinale a alternativa correta:
A prática de terceirização nas organizações não é recente, contudo, na área da logística, constitui-se numa moderna e importante tendência na prática empresarial, principalmente, envolvendo o sistema de distribuição e, por consequência, o de transportes. Dado o aumento da competição e complexidade da logística, as empresas buscam parceiros que possam delegar parte ou, dependendo da situação, toda a atividade, visando entre outros fatores, a redução dos custos, melhoria das operações, acesso as novas tecnologias, bem como, dar mais foco ao seu negócio principal (core business).
A forma como a terceirização está ocorrendo, possui uma liderança. Assinale a alternativa que identifica quem está liderando este processo.
	
	A
	Fornecedores de serviços.
	
	B
	Varejistas.
	
	C
	Operadores logísticos. TEMA 2 – PÁG. 19
	
	D
	Distribuidores.
Questão 6/10
Leia o texto a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A principal característica deste membro de um canal de distribuição, é realizar suas transações comerciais no âmbito empresarial, isto é, ente organizações empresariais (fabricantes, varejistas). Eles compram e vendem produtos dos quais assumem a posse, os riscos e possuem autoridade na definição de preços.
Estamos falando dos:
	
	A
	Varejistas.
	
	B
	Agentes e corretores.
	
	C
	Fabricantes.
	
	D
	Atacadistas. TEMA 3 – PÁG. 14
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
Os termos armazenagem e estocagem são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes, contudo, eles não são sinônimos, isto é,  apesar de serem atividades logísticas que estão intrinsecamente ligadas, tecnicamente e estrategicamente devem ser tratadas e gerenciadas de forma diferente.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação à armazenagem e estocagem:
(  ) Armazém pode ser entendido como o local físico destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais e produtos. Assim compreende a estrutura física, equipamentos, tecnologias e recursos humanos necessários para a sua operação.
(  ) Armazenagem é a parte da logística responsável pela guarda temporária de produtos em geral, podendo variar em relação ao tipo de local físico ou o tipo de estocagem, conforme característica e necessidade do produto.
(  ) Estocagem pode ser entendida como os fluxos de materiais e produtos no armazém, bem como, o local destinado à locação estática dos estoques.
(  ) Só existe uma razão básica para o emprego da armazenagem, cuja finalidade pode ser compreendida como a conservação da qualidade dos produtos armazenados.   
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F.
	
	B
	F – V – F – F.
	
	C
	V – F – V – V.
	
	D
	V – V – V – F. TEMA 4 – PÁG. 3
Questão 8/10
Leia o texto a seguir:
Para que as atividades primárias possam ser realizadas de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, faz-se necessário que uma série de atividades sejam incorporadas e sirvam de apoio às atividades primárias. São elas:
I. Armazenagem
II. Manuseio de materiais
III. Obtenção (compras)
IV. Embalagem de proteção
V. Cooperar com a produção
VI. Manutenção de informação
(  ) dará apoio por meio de coleta, arquivamento e manipulação de informação; análise de dados e procedimento de controle.
(  ) é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Entre as principais funções de apoio, destacam-se: seleção de fontes de suprimentos; O momento da compra; quantidade de compra
(  ) refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.
(  ) está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. É a atividade que diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem. Entre as principais funções, consideramos: Seleção de equipamentos; políticas de reposição de equipamentos; procedimento de coleta de pedidos; alocação e recuperação de materiais.
(  ) dará apoio por meio de: Especificar quantidade agregadas; sequência e tempo do volume de produção.
(  ) dará apoio por meio de projeto para: manuseio; estocagem e proteção contra perdas e danos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	IV, II, I, III, VI, V.
	
	B
	III, VI, I, II, IV, V.
	
	C
	VI, III, I, II, V, IV. TEMA 1 – PÁG. 8 E 9
	
	D
	II, VI, IV, III, V, I.
Questão 9/10
Leia atentamente o enunciado a seguir:
Nas práticas convencionais da logística, cada elo é desconectado de outro e, mesmo internamente na organização, cada atividade ou processo tende a otimizar seu próprio desempenho, isto é, cada função é baseada em estoque e em tempos. Como efeito, tem-se um longo tempo e grandes estoques em toda a cadeia (soma de todos os tempos e estoques em cada elo), bem como custos totais elevados.
Isto pode ser visto em vários setores da gestão pública, tais como o de:
	
	A
	Educação.
	
	B
	Saúde Pública. TEMA 6 – PÁG. 2
	
	C
	Meio Ambiente.
	
	D
	Trabalho.
Questão 10/10
Leia atentamente o enunciado a seguir:
Feldens (2005) propõe um modelo para mensuração dos impactos da TI na gestão das cadeias e, como resultado, destaca a existência de seis variáveis impactadas pelouso da TI na Logística, contendo 5 fatores. Analise estes fatores, a seguir, e enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um deles:  
I. Integração
II. Redução dos custos de armazenamento e de movimentação
III. Maior competitividade
IV. Maior velocidade
V. Melhor coordenação interorganizacional
(  ) um dos ganhos imediatos com a TI é na agilização dos processamentos de dados e informações, ao eliminar atividades repetitivas e/ou redundantes, aumentando assim a velocidade dos processos da cadeia.
(  ) o emprego da TI torna possível o emprego de novas práticas , bem como viabiliza iniciativas que resultam em ganhos para toda a cadeia, tais como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas dos clientes, melhor flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente e atuação em diferentes mercados.
(  ) tem-se a extensão da conexão entre as atividades da organização e de seus elos da cadeia. Por meio da TI, as empresas parceiras conseguem a simplificação dos seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando a integração das atividades de planejamento e controle da produção.
(  ) por meio da TI se pode atingir uma melhor planejamento e por consequência, melhor coordenação entre os elos da cadeia, facilitando a troca de informações e o planejamento colaborativo.
(  ) com o emprego da TI se reduz os custos totais da logística[1], uma vez que os custos associados ao armazenamento e de movimentação da cadeia são melhores planejados, bem como, pela redução de processos administrativos e por consequência, minimização de papéis, pessoal e estoque.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, II, III, IV, I.
	
	B
	IV, I, V, II, III.
	
	C
	IV, III, I, V, II. . TEMA 6 – PÁG. 5 e 6
	
	D
	V, III, II, I, IV.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes