Buscar

Problemas Econômicos Fundamentais - Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação Prática 1
1) Defina economia com base nos seguintes termos: escolha, escassez e necessidades ilimitadas.
	Economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas.
	As necessidades humanas são virtualmente ilimitadas, e os recursos econômicos, limitados, incluindo também os bens. No mundo real, a maioria dos recursos é escassa relativamente a sua demanda, ou seja, não existe em quantidade suficiente para atender a todas as necessidades.
2) Quais os problemas econômicos fundamentais e a quem cabe resolvê-los nos sistemas econômicos capitalista e socialista?
	Os problemas econômicos fundamentais podem ser respondidos a partir de três perguntas: O que produzir? Como produzir? pra quem produzir?
	Nenhum país é autossuficiente e não possui fatores de produção em quantidade suficiente para produzir tudo aquilo de que sua sociedade necessita. O problema da escassez mostra a importância do comércio e a necessidade de que cada sociedade decida quais bens e serviços serão produzidos por meio de seus próprios fatores de produção e quais serão negociados com outros países.
	Outro problema é a forma de produção, cabe decidir quais técnicas serão utilizadas para produção de acordo com o grau de tecnologia disponível. E se o processo será mais intensivo em mão de obra ou capital.
	Sob uma economia de mercado, as empresas produzirão aquilo que as famílias sinalizarem que desejam consumir. Diferentemente, a questão sobre como produzir representa uma decisão exclusivamente das empresas. Dadas as técnicas disponíveis, cada empresa empregará aquela que lhe possibilite maximizar a produção e minimizar seus custo. Na economia socialista, ambas as resoluções ficam a cargo do órgão planejador central, o qual, ao deter as forças de oferta e demanda, traçará metas e estabelecerá em detalhes os planos necessários para alcançá-las.
	Por fim, pra quem produzir? Fundamentado na equidade e na cooperação, sob os sistemas de tendência socialista, tudo aquilo que é produzido deve ser apropriado por todos. No sistema capitalista, para fazer parte da sociedade de consumo, é preciso ter uma moeda de troca. O dinheiro advém, basicamente, de três fontes distintas: trabalho, herança ou transferências governamentais.

Outros materiais