Buscar

AV1 ETICA NA SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703576735)
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703432595)
	
	Maura é uma estudiosa de Filosofia. Ela acredita na busca pela felicidade, na investigação das características do bem e da perfeição humana. Maura se afina com o modelo de ética proposto por:
		
	
	Platão
	
	Sofistas
	
	Aristóteles
	
	Heráclito
	
	Demócrito
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703397158)
	
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	
	meios ordinários
	
	meios extraordinários
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios publicitários
	
	meios políticos
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703397145)
	
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	
	os mais econômicos
	
	os mais fortes
	
	os mais ricos
	
	os mais fracos
	
	os mais poderosos
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704219729)
	
	Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
		
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões.
	
	Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703925362)
	
	Em uma pesquisa sobre a qualidade do sono em médicos intensivistas, os participantes são abordados em seu local de trabalho por um membro da equipe de pesquisa, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido para que a entrevista possa ser agendada. Sobre o termo de consentimento, assinale a alternativa correta:
		
	
	Foi previsto pelo Código de Nuremberg para atestar a apresentação dos riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
	
	O seu papel consiste em ressaltar que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	Tem como objetivo informar todas as informações da pesquisa, inclusive as hipóteses a serem investigadas.
	
	A aplicação do termo tem caráter facultativo, cabendo ao pesquisador o discernimento acerca da sua utilização.
	
	Deve ser apresentada ao participante ao final da pesquisa de campo, após sua participação.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703956781)
	
	Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
		
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703397217)
	
	Bruno foi fazer um transplante de medula óssea e fez todos os exames pré-operatórios, só que um médico recém-formado esqueceu de verificar a compatibilidade do órgão do doador com a do órgão do receptor. Como o recém-formado era responsável pela verificação, nenhum outro médico que fez a cirurgia verificou também. Bruno faleceu três horas depois. A questão dos transplantes frequentemente tangencia questões éticas relativas à experimentação no corpo humano, às decisões políticas relacionadas com a saúde, e, em sentido mais amplo provocam debates sobre estes direitos fundamentais. Estes debates estão associados:
		
	
	ao poder público e como há comandos para demandar os transplantes de órgãos.
	
	à câmara de Deputados e as leis relacionadas a transplantes e procedimentos médicos.
	
	a aspectos que vão desde a origem dos órgãos e tecidos, até a forma de obtenção e ao tipo de procedimento realizado para o transplante.
	
	ao médicos recém-formados e a os responsáveis pela formação acadêmica deles.
	
	ao dinheiro e a forma como as pessoas negociam os transplantes e seus procedimentos.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703959511)
	
	No Brasil existem resoluções do CFM que regulam determinados aspectos éticos relacionados à reprodução assistida. São alguns desses aspectos, EXCETO:
		
	
	maternidade substitutiva
	
	seleção do sexo da criança
	
	transplante de órgãos
	
	consentimento informado
	
	criopreservação de embriões
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703519990)
	
	Independente da questão da gênese do ser humano,talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.

Outros materiais