Buscar

Histórico da CHIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRICO DA CHIA
A Salvia hispanica, popularmente CHIA, é uma planta herbácea da família das Lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas1 2 (e Colômbia3 ). Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época. A semente possui formato oval e "diâmetro" de aproximadamente 2 mm.
A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa "oleoso". Diz-se que o estado mexicano de Chiapas pode ter sido nomeado também a partir da língua náuatle, significando "água de chia" ou "rio de chia". É uma das duas plantas conhecidas como chia, sendo a outra Salvia columbariae, esta também denominada Chia Dourada.
Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões.5 Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3.3 5 6 É frequentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso.
Características Nutricionais:
A semente da chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade. 
É possível escrutinar a importância nutricional da semente de chia com a seguinte lista:
Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificado como ômega 3. 
Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.5
Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes3 ou 1,6 kg de brócolis,9 por si só considerados alimentos ricos no nutriente.12 13
Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia. 14
Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.14
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann – La Roche.
PERSONAL CASE
- Sr. WALTER SCHLABACH
- Produtor MENONITA no CAMPO 09
- Cultivo de 30 há - Colheita de 11 há – Produtividade: 700 Kg/Há.
- SEMEADURA: 20 de fevereiro a 15 de março - Adaptação de 01 KIT próprio para semeadura da mesma ou distribuição (com dificuldade, face ao tamanho da semente) a LANÇO – na quantidade de 4,0 a 4,5 Kg/Há.
- TRATOS CULTURAIS: 
1) Adubação de base com Organo-Mineral = 150 Kg/Há
2) Herbicida Latifolicida = AUTHORITY (Pré-Emergência) – 0,5 Lt/Há (Fala-se da possibilidade de utilização do BASAGRAN – Sem comprovação).
3) Herbicida Graminicida = PANTERA (Pós-Emergência) – 0,8 Lt/Há (Possibilidade de uso do CLETODIN em baixas doses).
4) Adubação foliar com aplicações nas fases de Pré-Florada e Pós-Florada, conforme necessidade da cultura.
5) Dessecação da cultura – Deverá ser efetuada quando a cultura atingir em média 85% Seco, tendo essa um ciclo total entre 120 e 130 dias... Utiliza-se para tanto o DIQUAT/PARAQUAT.
6) Colheita - Utilizou-se para esse fim, uma John Deere 1550 (350 RPM), e côncavos totalmente fechados. Além do normal, adicionou-se 01 bandeja SUPERIOR (3mm) e 01 bandaja INFERIOR (2mm).
7) Transporte – Efetuado exclusivamente com Caçambas ou em BIGBAG.
8) MERCADO – Segundo o produtor, a definição de preços deverá ser divulgada em meados de dezembro desse ano, porém, comenta-se a preços de hoje, o valor de 3,0 a 3,5 U$/Kg.

Outros materiais