Buscar

Teste 2 Historia Filsofia Contemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - História da Filosofia Contemporânea
Leia o texto a seguir:
 “A essa perspectiva rígida da filosofia tradicional, o pragmatismo contrapõe a experiência como um conjunto de relações que os seres humanos estabelecem entre si e com o entorno. Desse modo, o ‘teste’ da verdade é a experiência, entendida não como no senso comum, mas como uma atividade conceptual capaz de guiar nossas ações futuras na nossa relação com o ambiente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.p.202.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea sobre o Pragmatismo, pode se afirmar que seu método de investigação encontra-se baseado no...
	
	A
	marxismo.
	
	B
	racionalismo.
	
	C
	misticismo.
	
	D
	empirismo.
	
	E
	epicurismo.
Questão 2/2 - História da Filosofia Contemporânea
Leia o trecho abaixo:
“Ao contrário da tradição da modernidade, pela qual o saber antecede o poder, para ele, a verdade não se encontra separada do poder, antes é o poder que gera o saber. De início, pelo processo arqueológico, identifica determinadas maneiras de pensar, certas regras de conduta que constituem um ‘sistema de pensamento’ em um determinado período [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 200-201.
Considerando o texto acima e o livro-base História da Filosofia Contemporânea, leia as sentenças a seguir que abordam as concepções metodológicas de Michel Foucault.
I. Foucault questionou a construção da história a partir da noção de progresso e fundamentou seu trabalho na noção estruturalista de pesquisa.
II. Foucault recusou a pesquisa empírica, isto é, o espaço onde se produz o saber, pois para o filósofo os espaços (ambientes) não interferem nas relações humanas.
III. Foucault apresentou em sua teoria que o ser humano pode ser interpretado filosoficamente em suas múltiplas relações que dão sentido à vida, precisamente nas relações de poder e saber.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II.
	
	D
	III.
	
	E
	I e II.
	1D
	2B

Outros materiais