Buscar

Teste 4 Historia Filsofia Contemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - História da Filosofia Contemporânea
Leia a passagem a seguir.
“Marcuse [...] concorda parcialmente com Freud. Acredita que a formação social atual, regida por uma forma mercantil que reifica os sujeitos e as relações por ele travada reprime o Ego no sentido que canaliza, substitui a busca da felicidade pela simples busca da própria existência, ou seja, para Marcuse [...] a repressão inconsequente dos desejos tanto no desenvolvimento filogênico quanto no desenvolvimento ontogênico é uma característica específica de nosso tempo histórico, do capitalismo moderno [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Roberta; e SANTOS, Leandro Machado dos. Herbert Marcuse: Elementos para a Filosofia da Educação na Contemporaneidade. Disponível em: https://goo.gl/Mt6fJp. Acesso em 08 de nov. 2016.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea, assinale a alternativa que corresponde corretamente à proposta de civilização defendida por Herbert Marcuse.
	
	A
	uma civilização não anarquista.
	
	B
	uma civilização não materialista dialética.
	
	C
	uma civilização não repressora dos desejos humanos.
	
	D
	uma civilização não teológica e/ou mística.
	
	E
	uma civilização não linguística e/ou discursiva.
Questão 2/2 - História da Filosofia Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Apesar de ser necessário em termos sociais, tal mecanismo se torna na sociedade moderna o principal objetivo racional buscado pelos indivíduos. Assim, a preservação da vida, que era o conteúdo da razão coordenadora entre meios e fins, é substituída por uma autopreservação do indivíduo. Há, portanto, uma redução da razão a um caráter meramente instrumental na perseguição de interesses individuais, uma vez que aquela dimensão de totalidade já não existe. Na base desse mecanismo, localiza-se a ideia do sacrifício. [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRY, Franciele Bete. O conceito de razão nos escritos de Max Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã, n.22, 2013, p. 35.
A partir do excerto acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea que aborda a filosofia de Max Horkheimer, leia as afirmativas que se seguem.
I. Para Horkheimer a operação da razão instrumental nas instituições humanas determinou que a sociedade moderna tivesse como principal objetivo a ética.
II. Para Horkheimer a razão instrumental é praticada pelo Estado juntamente com o capitalismo exacerbado, de tal forma que cerca o indivíduo estabelecendo, para este, padrões de controle.
III. Para Horkheimer o progresso tecnológico, no contexto do uso da razão instrumental acaba por desumanizar o homem.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
	1C
	2C

Continue navegando