Buscar

DISCURSIVA GESTÃO DA PRODUÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS 9 PROCESSOS GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
	Gestão da Produção (20 pontos)
	
	Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado.
Várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto. Uma delas é a adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total da Qualidade (TQC).
 
	Qual é a ênfase do Controle Total de Qualidade?
A ênfase do TQC, seria em uma nova maneira de pensar orientada para o processo e a desenvolverem estratégias que assegurem o contínuo melhoramento, envolvendo as pessoas de todos os níveis da hierarquia organizacional. pag.112
	Questão 2 de 5
	Gestão da Produção (20 pontos)
	
	“A produção em massa (seriada) surgiu no início do século XX pela iniciativa do empreendedor Henry Ford, que praticou a produção em massa com a divisão do trabalho e a padronização para atingir grandes volumes de produção.”
	Para a indústria, o processo de produção em massa apresenta vantagens se comparados com os demais? Justifique sua resposta.
Com certeza a produção em massa se destaca em relação as outras. A produção em massa os processos são previamente estudados e padronizados, para exigir o minimo de habilidade e esforço do profissional, permitindo assim a utilização de mão de obra pouco especializada. Essa condição aliada a outras (padronização da matéria-prima, maquinário de alta produção) permite que esse sistema tenha um menor custo final, propiciando uma
Maior possibilidade de maior lucro. pag.76
	Questão 3 de 5
	Gestão da Produção (20 pontos)
	
	“A cultura de combate ao desperdício otimiza várias formas de recursos, como: de material, de energia, de produção incorreta, de degeneração dos equipamentos e mesmo de horas de trabalho. Eliminar os desperdícios é a melhor maneira de aumentar a produtividade.”  O desperdício é a palavra-chave do Sistema Toyota de Produção, idealizado por TaiichoOhno.
	Qual é a definição de Desperdício na visão Toyota?
Segundo Taiichi Ohno, redefiniu o termo desperdício, como sendo " tudo que não agrega valor" . pag. 178
	Questão 4 de 5
	Gestão de Projetos (20 pontos)
	
	O escopo pode estar focado num projeto ou produto, mas, conforme Menezes(2009) citado por Junior (2001) a EAP (estrutura analítica do projeto) pode ser aplicada em ambos, representando graficamente o seu andamento, daí a vantagem no seu uso.
	De acordo com o que estudamos, mencione abaixo outras três (3) vantagens desse instrumento.
1 - Detalhamento - a EAP aborda um amplo nível de detalhamento das atividades;
2 - Comunicação - a representação gráfica da EAP é eficaaz no processo de aprendizado e compreensão das equipes;
3 - Tempo - é possível estimar o tempo necessário para as tarefas. pag. 240
	Questão 5 de 5
	Gestão de Projetos (20 pontos)
	
	Cada integrante da equipe multidisciplinar deve saber os próprios limites de atuação, de acordo com a função que lhe foi confiada.
Uma vez consolidada a equipe com a devida distribuição de trabalho e de competências, o passo seguinte é a definição dos objetivos desenvolvidos e também a definição do modelo de gestão mais eficiente.
	Conforme o texto acima, cite e descreva as características do modelo de gestão mais eficiente.
Segundo Rezende (2003, p. 160), é o participativo, uma vez que as particularidades de tal modelo garantem o maior envolvimento das partes, facilitando a capacitação destas, assim como o amplo acompanhamento do projeto e a divulgação dos resultados obtidos em cada fase. PÁG 171

Outros materiais