Buscar

APOL 2 ESTASTISTICA E QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia a definição a seguir. O objetivo desta ferramenta é organizar um grande número de ideias muito próximas. Essa ferramenta foi criada nos anos 1960 pelo antropólogo japonês Kawakita. Sua utilização se dá quando existem muitos fatos ou ideias que aparentemente não se relacionam e também quando há a necessidade de consenso do grupo para a tomada de decisão. De acordo com o que estudamos na disciplina de técnicas e ferramentas da qualidade, assinale a alternativa que indica corretamente a ferramenta para a geração de ideias descrita anteriormente.
	
	A
	Brainwriting
	
	B
	Brainstorming
	
	C
	Diagrama de afinidades pág. 58
	
	D
	Benchmarking
Questão 2/5
Leia o texto a seguir. A inovação não está relacionada simplesmente a um permanente __________ (técnica de dinâmica de grupo). Pelo contrário, “deve-se conscientizar pessoas de que podem e devem ajudar a olhar a empresa, seus processos e produtos, com olhos criativos e livres”, afirma Luis Felipe Cortoni, sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Segundo os especialistas em criatividade, é melhor incentivar as “sinapses livres” que possam produzir ideias factíveis. É muito mais uma postura, uma prontidão para criar e ajudar a empresa a se desenvolver, do que simplesmente liberar a imaginação criativa das pessoas. Passa-se, portanto, do campo da tecnologia para o da utilização do potencial humano no trabalho. “Para proporcionar um ambiente de sinapses livres, as empresas precisam investir nas pessoas e nas suas relações internas”, explica Cortoni. “O clima aberto onde todos possam contribuir com criatividade e comprometimento com os resultados”, completa. Mas como ser criativo trabalhando, em média, 12 horas por dia? Em situações de estresse, pressão por resultados, contenção drástica de custos, mudanças contínuas, entre outras, certamente, os profissionais não produzem ideias diferenciadas. Os gestores e as áreas de Recursos Humanos das instituições são fundamentais para inverter a situação. Os gestores devem reconhecer e incentivar os talentos. Enquanto que o RH: “desempenha um papel estratégico para apoiar a empresa e gestores no desenvolvimento da competência e da consciência para a inovação. Incentivando um ambiente de trabalho mais favorável à manifestação humana”, finaliza Cortoni.                                                                                             Fonte: Portal HSM On-line O texto retrata uma ferramenta para a geração de ideias que, quando utilizada, ocorre em três fases distintas. A primeira é aquela em que as ideias são geradas, a segunda é destinada à realização dos esclarecimentos relativos ao processo, e a terceira presta-se à avaliação das ideias propostas (SELEME; STADLER, 2013, p.56). Assinale a alternativa que completa corretamente o espaço em branco do texto publicado no Portal HSM On-line.
	
	A
	Brainwriting
	
	B
	Diagrama de afinidades
	
	C
	Brainstorming pág.56
	
	D
	Benchmarking
Questão 3/5
Leia. Nesse caso, os integrantes, em vez de exporem oralmente suas ideias, registram-nas em documentos próprios. Para ocorrer, esta ferramenta pede que os documentos sejam passados a outros integrantes até que, ao final, cheguem ao controlador do processo de geração de ideias. De acordo com o que estudamos na disciplina de técnicas e ferramentas da qualidade, assinale a alternativa que indica corretamente a ferramenta para a geração de ideias descrita anteriormente.
	
	A
	Brainwriting pág. 57
	
	B
	Brainstorming
	
	C
	Diagrama de afinidades
	
	D
	Benchmarking
Questão 4/5
À média aritmética dos quadrados dos desvios, damos o nome da variância. Dado o conjunto de números: 8,  4,  6,  9,  10,  5
Determine a variância do conjunto, supondo que esses valores correspondam a uma amostra. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	5,6. Exercício 2 pág. 91
	
	B
	2,8.
	
	C
	7.
	
	D
	2,3664.
Questão 5/5
Segundo (Castanheira, 2012), “As medidas de dispersão (ou de afastamento) são medidas estatísticas utilizadas para verificar o quanto os valores encontrados em uma pesquisa estão dispersos ou afastados em relação à média ou em relação à mediana.” Quando desejamos analisar a dispersão (ou afastamento) dos valores de uma série em relação à média, é conveniente analisar essa dispersão de cada um dos valores, sem exceção. Assim, chamaremos Dm de desvio médio (CASTANHEIRA, 2008). Dado o conjunto de números:8,  4,  6,  9,  10,  5. Determine o desvio médio desses valores em relação à média. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	12.
	
	B
	2. exercício 1 pág. 91
	
	C
	0.
	
	D
	6.
Questão 6
Harmonograma é uma ferramenta similar ao fluxograma, entretanto sua representação fundamenta-se na combinação harmoniosa de elementos gráficos, que indicam uma ação.  De acordo com o que estudamos sobre o harmonograma e sua simbologia para pessoas, indique corretamente o conceito do símbolo apresentado em sequência.
	
	A
	Operário braçal ou não qualificado
	
	B
	Operário especializado
	
	C
	Funcionário administrativo
	
	D
	Chefe administrativo

Outros materiais