Buscar

fisiologia epitelios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EPITÉLIO
O tecido epitelial é um importante elemento estrutural que atua como revestimento para os outros tecidos do corpo. É classificado quanto ao formato e o padrão de distribuição das células individuais e também da disposição das células em uma ou mais camadas. A maioria dos tecidos epiteliais formam membrana e são especializados para proteção, absorção ou secreção. Não contém vasos sanguíneos e suas células são geralmente ancoradas e estabilizadas pela membrana basal. Outros tipos de células podem estar presentes como as caliciformes que secretam muco para liberação na superfície.
TIPOS DE CÉLULAS EPITELIAIS
Escamosa: Células achatadas, mais largas que espessas, parecendo ladrilhos de pavimentos seus núcleos são achatados.
Características: as células permitem difusão seletiva, ou permeabilidade, permitindo a passagem de certas substâncias devido a finura da camada.
Cubóide: Tem formato de cubo ou caixa, ocasionalmente hexagonais ou poligonais. Núcleo no centro da célula.
Características: Substâncias absorvidas de um lado da camada podem ser alteradas ao passar através do citoplasma das células cuboides, antes de sair.
Colunas: Células altas e finas, frequentemente quadrada, retangulares ou poligonais. Núcleo oval grande próximo da base da célula.
Características: as células protegem e separam outros tecidos. Podem ter cílios para movimentação de líquidos para fora da célula ou microvilosidades para absorção.
Glandular: Células epiteliais modificadas para secreção, geralmente cuboides ou colunares, com grânulos de secreção ou vacúolos.
Características: As camadas dessas células podem sofrer pregueamentos para formar fossos, bolsos, sulcos ou ductos como nas glândulas sudoríferas.
	
EPITÉLIO PSEUDO-ESTRATIFICADO
Esse tipo de epitélio colunar parece estar disposto em camadas verticais. Poré consiste somente em uma única camada de células de tamanhos e alturas variadas. Os núcleos das células também estão em níveis diferentes, criando um efeito estratificado (em camadas). As células mais altas podem se especializar em células calciformes produtoras de muco ou em células ciliadas que aprisionam partículas estranhas. Encontramos esse tipo de epitélio nos revestimentos das vias respiratórias e também nos ductos das vias excretoras e no sistema genital masculino.
EPITÉLIO DE TRANSIÇÃO
	
É similar ao epitélio estratificado, mas tem a capacidade de esticar-se sem rasgar. Existem geralmente células colunares na camada basal, que se tornam gradualmente mais arredondadas nas camadas superiores. À medida que essas camadas esticam-se, as células achatam-se. Esse epitélio é bem adequado ao sistema urinário, reveste o interior dos rins, ureteres, bexiga e uretra, ele permite que esses tubos ampliem-se quando a urina passa sob pressão , também secreta muco que o protege da urina ácida.
EPITÉLIO SIMPLES E ESTRATIFICADO
O epitélio simples se compõe de uma única camada de células. Ele é frequentemente encontrado em áreas onde é necessária a passagem fácil de substâncias e a espessura de uma única célula impões resistência mínima.
O epitélio estratificado tem duas ou mais camadas e é melhor para proteção. Alguns epitélios complexos têm mais de cinco camadas, mas duas ou três é mais comum. As células podem ter diferentes formatos nas diferentes camadas.
FUNÇÕES DE DEFESA DA PELE E DOS PÊLOS
	A pele é a primeira de defesa do corpo contra potenciais danos. Como tal, ela é bem equipada para impedir lesões físicas, devida ás suas qualidades complacentes e almofadadas. As células da epiderme que formam as camadas mais superficiais da pele são firmemente unidas entre si, mas permitem um certo grau de maleabilidade. As células são quase totalmente preenchidas pela forte proteína queratina, que resiste ao ataque de muitos tipos de substâncias químicas. A secreção natural de sebo por milhões de glândulas sebáceas, cada uma associada a um folículo piloso, é levemente oleosa à temperatura corpórea e se espalha facilmente. Ela confere à pele qualidades parcialmente impermeáveis antibióticas, inibindo o crescimento de certos microrganismos, e impede os pelos de se tornarem excessivamente quebradiços.
PÊLOS DO COURO CABELUDO
Ajudam a guardar o couro cabeludo contra água da chuva, defletir uma parte da energia em impactos e proteger a cabeça contra extremos de temperatura.
SOBRANCELHAS E CÍLIOS
O arco de pelos relativamente grossos e de rápido crescimento da sobrancelha ajuda a desviar suor ou água de chuva da testa que poderia cair nos olhos. Os cílios produzem correntes de ar em redemoinhos ao piscar, o que empurra partículas flutuantes para longe da superfície do olho.
PELE ESPESSADA
Áreas da pele sujeitas a pressão regular respondem espessando sua epiderme para maior proteção e isolamento, como nesta imagem ampliada de pele do pé. Unhas são feitas de queratina quase sólida.
PIGMENTAÇÃO DA PELE
	A cor da pele depende do tipo e da quantidade de dois pigmentos melanínicos principais, a feomelanina (vermelha), e a eumelanina (marrom-negra), na epiderme, e de como os grânulos de pigmentos estão distribuídos. Cada melanócito tem dentritos digitiformes que contatam 30-40 células circunjacentes. O melanócito produz seus pigmentos como grânulos no interior de organelas delimitadas por membranas denominadas melanossomas . estas se movem ao longo dos dentritos e são “cortadas” nas células. A pele escura tem melanócitos maiores com mais melanossomas, que se degradam para dar uma pigmentação uniforme através das células da pele. A pele mais clara tem melanócitos menores e melanossomas agrupados. A exposição aos raios ultravioletas estimula os melanócitos, tornando a pele mais escura ou bronzeada.
DEFESAS CONTRA RADIAÇÃO ULTRA VIOLETA
Os raios solares incluem um aspectro de comprimento de onda de cores, incluindo raios infra vermelho e raios ultravioleta. Os comprimentos de unda UV-A e UV-B são invisíves para o olho humano, mas a exposição principalmente ao último está ligada a formas de câncer de pele. A autodefesa da pele é a sua substância de coloração escura, a melanina, ela forma na superfície da epiderme um filtro que se multiplicam ativamente na base da epiderme e elas fabricam pacotes de grânulos de melanina, os melanossomas, que passam para células circunjacentes.
	
	.

Outros materiais