Buscar

Relatório: Medidas de Volumes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pelotas
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Curso de Química Forense
Disciplina de Química Geral e Inorgânica Experimental
Profª. Dra. Aline Joana R. Wohmuth A. dos Santos
Experimento 1: Medidas de Volumes
Bianca Blaas, Daniela Motta, Elizabethe Echevenguá e Helena David.
Pelotas, 01 de Novembro de 2013.
	
INTRODUÇÃO
	Neste trabalho iremos relatar o experimento feito em aula com o auxílio da professora da disciplina de química geral e inorgânica experimental. 
	Aplicamos este experimento para obter um maior conhecimento sobre o manuseio e nomes das vidrarias contidas no laboratório. Deste modo, iremos adquirir uma melhor técnica para realização de experiências químicas.
	
OBJETIVOS
	A finalidade do experimento é a obtenção de técnica, atenção e precisão com relação à utilização de vidrarias e produtos químicos comuns em laboratórios.
MÉTODOS	
	Fizemos uso de algumas vidrarias, tais como: funil, balão volumétrico, pipeta volumétrica, pipeta graduada, proveta, tubo de ensaio e béquer. Também foram utilizados o produto químico permanganato de potássio (KMnO4) e água destilada. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
	No início do experimento colocamos 100 ml de água destilada no béquer e quando transferida para o balão volumétrico, não atingiu a precisão esperada. Com o auxílio da pipeta volumétrica (25 ml) transferimos a água destilada para a proveta (50 ml), notou-se então, uma total precisão, mesmo com dificuldades em atingirmos o menisco. 
	Com a ajuda de uma pipeta graduada, colocamos 1 ml do líquido contido no balão em tubos de ensaio de diferentes diâmetros estabelecendo assim, a correspondência do volume com a altura da coluna do líquido no tubo. Mesmo contendo volumes iguais (1 ml) o tubo de ensaio com maior diâmetro, apresentou a menor altura do líquido com relação aos outros tubos.
	Em um segundo momento, pipetamos a solução de permanganato de potássio com o auxílio da pipeta graduada (5 ml) com o objetivo de atingirmos o menisco. Observamos certa dificuldade, devido a coloração escura do produto. Ao passarmos para a proveta, notamos que foi administrado 1 ml a mais da solução, possuindo então, um erro entre a pipeta graduada e a proveta.
	O grupo apresentou, de maneira geral,	dificuldade no nome e manuseio das vidrarias específicas. Com relação à precisão dos líquidos nos frascos, notou-se uma grande diferença entre as vidrarias confiáveis (balão volumétrico, pipeta e proveta) e o béquer.
CONCLUSÃO	
	Com este experimento atingimos o objetivo do trabalho, onde pudemos aperfeiçoar técnicas de manuseio e precisão.
QUESTIONÁRIO
Quais são as causas de erro na medida de volumes? Imprecisão das vidrarias e falta de habilidade no manuseio das mesmas.
Qual é o cuidado que deve ser adotado ao se preparar soluções aquosas diluídas a partir de ácidos e bases concentrados? Devemos colocar primeiro um pouco de água e logo após ir acrescentando gota a gota o ácido.
 
Qual é o procedimento que deve ser adotado caso um produto químico caia nos olhos, boca ou pele? Lavar com água abundante e se necessário acionar o serviço de atendimento móvel urgente (SAMU).
O que deve ser observado antes de utilizar qualquer reagente? Olhar os rótulos antes de utilizá-los. 
Por que o excesso de reagente não deve ser devolvido para o frasco original? Pois o frasco que a solução se encontra, pode estar contaminado com algum tipo de impureza. Deste modo, contaminaria a solução do frasco original.

Outros materiais