Buscar

EXPLORAÇÃO DA TÉCNICA DE PAPELOGRAVURA TESTE

Prévia do material em texto

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS- 
ATIVIDADE PRÁTICA 2 - EXPLORAÇÃO DA TÉCNICA DE PAPELOGRAVURA
NOME: ......
RU: .....
PROPOSTA ARTÍSTICA: DEMONSTRAR ATRAVÉS DA GRAVURA A IMPORTÂNCIA DE RESGATAR AS BRINCADEIRAS E JOGOS AO AR LIVRE 
TECNICA: GRAVURA- PAPELOGRAVURA
TITULO DA OBRA: “O URSINHO”
MEMORIAL DESCRITIVO
INTRODUÇÃO
Memorial descritivo da obra de “O URSINHO”, nele foi retratado lembranças do primeiro brinquedo de pelúcia, um urso que a autora ganhou na sua infância, foi utilizado no trabalho de gravura, a Técnica de Papelogravura.
DESCRIÇÃO DA OBRA
No primeiro momento, foi utilizado os livros da disciplina para servir de orientação do trabalho, foi utilizado como material o papelão, com o objetivo de utilizar-se da gravura como meio de expressão, comunicação e informação, sendo que um dos elementos visuais mais explorados na gravura é a textura visual. Como fonte de inspiração para o trabalho de gravura, foi utilizado as lembranças da infância da autora, tendo como tema do trabalho “jogos e brincadeiras de minha região”. 
PROCESO DE CONSTRUÇÃO DA OBRAFoi utilizado como materiais: Para a matriz, uma chapa de papelão, um lápis 2B para criar o desenho sobre o papelão, barbante, 1 folha papel A4, tinta acrílica e rolo de espuma para espalhar a tinta.
No papelão foi desenhado o urso utilizando o lápis HB, para transferir o desenho resgatando a memória da infância da autora, em seguida foi utilizado um estilete para recortar o papelão, destacando alguns detalhes para ficarem em evidência, e por fim passado a tinta que foi espalhada com rolo de espuma pequeno, e pressionado sobre a folha de papel branco, para transferir o desenho para o papel, dando o resultado esperado com a gravura, o qual poderá ser notado nas fotos em anexo.
 
TEXTO SOBRE O CONCEITO DA OBRA
Podemos notar nesta obra que a autora tenta expressar o carinho e a recordação que tinha com o seu primeiro brinquedo de pelúcia, “o ursinho”, demonstrando na arte a lembrança da sua infância, através da gravura, da papelogravura.

Continue navegando