Buscar

APOL 5 MAGNA MENDES DO NASCIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5 MAGNA MENDES DO NASCIMENTO 
Disciplina(s):
Organizações, Sistemas e Métodos
Sua nota:
100
0:14:54
Questão 1/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Os manuais representam um enorme avanço da função administrativa de organizar a empresa, dotando-a das regras adequadas ao seu bom funcionamento. As principais funções são as seguintes: burocratizar a empresa, facilitar o acesso à informação, Padronizar e uniformizar o desempenho das pessoas e agilizar o funcionamento da empresa. Analise as opções abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (   ) Burocratizar a empresa: proporciona à empresa uma das características da burocracia, a formalização. Formalizar significa fazer com que as comunicações sejam escritas e devidamente documentadas. (  ) Facilitar o acesso à informação: de forma organizada, sistemática e criteriosa, constituindo um instrumento de consulta permanente a todas as pessoas da empresa. (   )Padronizar e uniformizar o desempenho das pessoas: as pessoas passam a trabalhar estritamente de acordo com as normas de serviços que estão no manual, permitindo que os trabalhos sejam executados de maneira uniforme e constante. (   ) Agilizar o funcionamento da empresa: fazendo com que as pessoas não percam tempo em verificar como as coisas devem ser feitas.
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F
Questão 2/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
A elaboração de um manual exige uma técnica composta das seguintes etapas: verificar os assuntos ou itens a serem abordados, detalhar cada um dos assuntos, elaborar a norma de serviço que deverá ser incluída no manual, distribuir os manuais aos seus usuários e monitorar a utilização dos manuais. Analise as opções abaixo e assinale a etapa que devem-se verificar os assuntos ou itens a serem abordados.
	
	A
	É a etapa da coleta de dados a respeito de cada assunto.
	
	B
	Dever ser redigida de forma clara e objetiva. Todas as informações deverão ser prestadas, mesmo as observações óbvias.
	
	C
	Nessa etapa estão relacionados todos os assuntos ou itens importantes que deverão constar do manual de consulta.
	
	D
	Essa etapa exige uma explanação mais detalhada.
Questão 3/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Formulário é um documento pré-impresso que transporta informação específica de uma pessoa para outra ou de uma unidade para outra. Referente aos principais requisitos de um formulário, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta. I - Para quem transmite a informação: deve oferecer as vantagens de rapidez, simplicidade e objetividade no preenchimento; II - Para quem recebe a informação: deve oferecer as mesmas vantagens de rapidez, simplicidade e objetividade na leitura e compreensão; III - Para quem arquiva a informação: também a rapidez, simplicidade e objetividade são os requisitos indispensáveis de um bom formulário.
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	D
	As alternativas I, II e III estão corretas.
Questão 4/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Formulário é um documento pré-impresso que transporta informação específica de uma pessoa para outra ou de uma unidade para outra. Analise as opções abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (  ) O formulário procura facilitar a vida de quem tem alguma informação a transmitir, mas não busca facilitar a vida de quem receber estas informações. (  ) Racionalizar tempo e trabalho de quem processa a informação ou de quem o arquiva. (  ) Prover a empresa de um esquema adequado de transmissão, recepção, armazenamento e processamento da informação.
	
	A
	V – V – V
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – V
Questão 5/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Uma das críticas mais fortes à burocratização é o excesso de papéis e formulários dentro das empresas. Se de um lado o formulário busca facilitar a vida das pessoas dentro das organizações, de outro, ele pode dificultar se não for bem dosado. Referente ao controle de formulário, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	O universo de formulários que existe em uma empresa deve ser controlado, suficiente e necessário.
	
	B
	O universo de formulários que existe em uma empresa deve ser reduzido ao mínimo possível, mesmo que não seja suficiente para atender as necessidades da empresa.
	
	C
	O universo de formulários que existe em uma empresa deve ser o maior possível, mesmo que um número menor seja suficiente para a empresa.
	
	D
	O universo de formulários que existe em uma empresa deve ser o menor, pois elaborações de manuais requer um tempo grande de análises e correções.

Outros materiais