A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Resumo  Questao discursiva   TGA e  Administração, Sistema e Ambiente

Pré-visualização | Página 3 de 9

dos trabalhos realizados por estes pesquisadores, faça uma avaliação do resultado da pesquisa de cada um deles, abordando os estudos em si, suas principais conclusões e mencionando de que forma os resultados se diferenciam das teorias administrativas anteriores à abordagem contingencial.
	Resposta: Conforme Chiavenato (2004),
Burns e Stalker pesquisaram vinte indústrias na Inglaterra para verificar a relação entre as práticas administrativas e seu ambiente externo. Basicamente, o resultado recaiu sobre a estrutura organizacional de cada uma delas e a forma que eram geridas.
Lawrence e Lorsch pesquisaram três indústrias de diferentes setores (plásticos, alimentos empacotados e recipientes) e buscou entender quais eram os principais problemas organizacionais delas, em um ambiente de incerto e turbulento. O resultado de suas pesquisas deu origem à Teoria da Contingência e os problemas enfrentados pelas empresas estão atrelados à diferenciação e à integração.
Chandler pesquisou quatro grandes empresas norte-americanas: Dupont, General Motors, Standard Oil e a Sears Roebuck. Seu objetivo principal era comparar essas organizações em função da sua estrutura e estratégias. O pesquisador concluiu que a elaboração de um plano estratégico deve preceder a elaboração de uma estrutura organizacional e que as empresas devem estar em sintonia com seu ambiente, pois verificou em seus estudos que grandes empresas emergiram a partir de grandes acontecimentos históricos nos Estados Unidos.
A pesquisa de Woodward tinha o objetivo de verificar a relação das práticas dos princípios administrativos com o sucesso nas e das empresas. Seu estudo abrangeu 100 empresas inglesas com atividades variadas e o critério de seleção foi que tivessem entre 100 e 8000 funcionários. A partir daí, Woodward as dividiu em três grupos: produção unitária ou oficina, produção em massa ou mecanizada e produção por processo ou automatizada. A pesquisadora concluiu que a tecnologia vai muito além do setor produtivo da empresa, influencia a organização como um todo e o desenho organizacional é impactado pela tecnologia usada na empresa. Além disso, há uma forte relação entre estrutura organizacional e previsibilidade das técnicas de produção, as empresas com operações estáveis necessitam de estruturas diferentes das organizações com tecnologia mutável e o predomínio das funções nas organizações (sobrepondo a departamentalização) depende da tecnologia utilizada.
Questão 4/5
Na perspectiva da Teoria dos Sistemas a organização não é mais vista apenas como um único sistema no qual os níveis hierárquicos fazem com que o fluxo de decisões se dê em um único sentido (de cima para baixo), mas podem conter sub-sistemas em inter-relação.Com base nisso, apresente dois exemplos de sub-sistemas que podem coexistir dentro de uma organização e explique como eles podem se inter-relacionar.
	 Resposta: é possível criar departamentos que tenham com seus próprios padrões e estruturas, que se inter-relacionam entre si;
- o que liga esses sub-sistemas é a busca por objetivos comuns.
Exemplos: produção, marketing, contabilidade, finanças, Tecnologia da Informação, entre outros - espera-se que o alunos relacione ao menos dois deles. A produção tem sua prórpia estrutura, assim como o departamento de marketing. No entanto, ambos precisam trabalhar em conjunto para oferecer aquilo que o mercado está demandando.
Fonte: Coltro, Alex. teoria geral da Administração. Intersaberes, 2015)
Resposta:No subsistema Físico/Operacional que são processados os eventos e as transações que impacta o patrimônio da empresa.O sucesso da gestão não esta nas atividades,mas em cada ocorrência,em cada transação resultando em consequências positivas ou negativas para as atividades.
Questão 5/5
Roberto é costureiro, possui uma clientela oriunda do próprio bairro, e atende em um pequeno ponto comercial. Entretanto, é possível observar que Roberto perde muito dinheiro pela falta de organização no ambiente de trabalho. Quando o cliente chega para buscar uma roupa que ele reformou, tem que aguardar quase cinco minutos até Roberto encontrá-la. Do mesmo modo, quando ele necessita de algum acessório de trabalho leva muito tempo para encontrar, ou o mesmo está distante do local de sua atividade. Por fim, quando Roberto entrega a roupa reformada para seus clientes, na maioria das vezes ela está amassada.
Explique em um texto de 5 a 7 linhas,  como os princípios da Administração Científica de Frederick Taylor poderiam ajudar Roberto a ser mais eficiente, e a ganhar mais dinheiro? Justifique a sua resposta apresentando explicitamente os aspectos da empresa de Roberto que teriam que ser modificados.
	 Resposta: Administração Cientifica preocupa-se com a eficiência da organização através do processo produtivo, com ênfase nas tarefas. Para conseguir maiores lucros e maior eficiência na organização é necessário organizar o ambiente de trabalho.
Em um primeiro momento Roberto poderia organizar os seus equipamentos e matérias de uso cotidiano de modo a ficar mais próximo da ação executada. Ele deve valorizar a sua condição de trabalho, garantido a ele próprio o bem estar físico e, consequentemente, diminuído a fadiga.
Na sequência ele deveria adequar os ferramentas e maquinários, de modo que haja menos esforço e perda de tempo. Deste modo, ele perderia menos tempo com o deslocamento e em tentar encontrar as roupas que devem ser entregues aos clientes.
Ele deve utilizar os princípios do tempo e movimento, para organizar seu local de trabalho e conseguir mais resultado com menos dispêndio,
                                                                      
(CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. –capítulo 3)
Resposta: Nota: 20.0
o que deve ser mudado: a organização da loja, para que tudo esteja no lugar certo. para que não demore para ser entregue a seus clientes. onde nada estaria amassado, e sempre apareceria mais clientes. tudo que fosse de roupas reformadas. ficariam em determinado armário ou em determinadas prateleira. e o restos também no seu devido lugar. para taylor o sucesso do invididuo esta relacionado ao sucesso da organização- o que ainda é valido. Sabemos que uma organização na qual os colaboradores não desempenham suas tarefas devidamente maneira adequada
Questão 1/5
Se considerarmos as empresas sob o ponto de vista técnico, as máquinas, equipamentos e a tecnologia disponível potencializa muito a garantia de que tudo funcionará como o esperado. Mas se quisermos ir além, o toque humano é indispensável.
A questão é que ser humano não iguala todas as pessoas. Isto seria técnico ao extremo.
Uma das principais diferenças é a dimensão cultural dos povos.
Assim, apresente o conceito da dimensão “Fuga à incerteza”, ilustrando o perfil de um funcionário com essas características.
	Fuga à incerteza: grau em que os indivíduos se sentem desconfortáveis com a incerteza e assim, buscariam empresas ou posição que lhes desse conforto ou certeza.
Questão 3/5
Embora sejamos eficientes em diversas atividades, as garantias de que atingiremos nossos objetivos depende muito mais do que fazer as coisas certas. Devemos fazê-las no momento certo, identificando todos os processos necessários e integrá-los a um objetivo comum, mesmo que cada um tenha o seu. Ainda assim, é necessária a visão de onde queremos chegar e determinar todos os objetivos necessários para tanto. É preciso planejar e estabelecer metas, estrategicamente.
Explique o que é Planejamento Estratégico e quais são suas principais características:
	Resposta: O planejamento estratégico é uma ferramenta voltada para os fins da empresa, ou seja, os lucros almejados, ou simplesmente um maior crescimento e desenvolvimento da mesma. O planejamento estratégico não é nenhuma novidade na atualidade. Parte aproximadamente dos anos 50, quando já era necessário um melhor controle de orçamento, financeiro e de objetivos traçados. Nos dias de hoje o planejamento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.