A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Resumo  Questao discursiva   TGA e  Administração, Sistema e Ambiente

Pré-visualização | Página 4 de 9

estratégico é parte da Administração Estratégica, dada a quantidade de características necessárias para isso.
As principais características são:
- O pensamento sistêmico dos gestores. - A integração da equipe para o planejamento e controle dos projetos.
- Uma boa coordenação de todos os recursos para o objetivo.
- Uma direção ou gestão estratégica.
- Uma organização estratégica.
- O foco principal nos objetivos financeiros, de preferência, lucros maiores.
Questão 5/5
"As modernas metodologias administrativas preferem  sistemas de trabalho com abordagem mais holística para avaliar a eficiência e maximizar a produtividade. Assim, surgem condições de verdadeira oposição entre os métodos de taylor e os atuais..." (Coltro, 2015, p. 77)Com base nisso, apresente ao menos um elemento dentre os três apresentados pelo autor citado onde essa opsição aparece, e apresente um exemplo de como esse elemento se apresenta na gestão em uma empresa onde predomina as metodologias modernas.ta: 0.0
	
Resposta: especialização extrema - parcialização do trabalho na primeira; visão holística e o trabalhador como parte do todo na visão moderna.
- Trabalho mecânico - Na administração científica o foco é na mecânica do trabalho e desconsidera o elemento humano; na moderna a valorização do indivíduo proporciona motivação e satisfação para uma maior eficiência e produtividade.
- Separação entre o mental e o manual - separação dos dois na primeira visão; integração de trabalho, experiência e conhecimento em melhores práticas na segunda visão.
Questão 4/5
É sabido que os sistemas mecanicistas funcionam muito bem, desde que as máquinas e seus movimentos limitados funcionem bem, e que algumas condições necessárias estejam presentes.Assim, apresente pelo menos três dessas condições e explique-as.
Resposta:
	Quando existe uma tarefa pré-determinada a ser desempenhada.
Quando o ambiente é estável e previsível o suficiente para garantir que os produtos produzidos sejam adequados.
Quando se quer produzir todos os produtos da mesma forma.
Quando a precisão e a eficiência são muito valorizadas.
Quando as partes humanas da "máquina" precisam ser submissas e se comportar como planejado.
Questão 5/5
Embora muitas mudanças tenham ocorrido ao longo dos últimos três séculos para a Administração enquanto ciência, uma das que mais se destaca, seja pela magnitude ou pela otimização, é aquela que marca a Era da Informação. Para muitos pensadores da Administração – como, por exemplo, Peter Drucker – esta é a principal marca do atual período para as organizações e a sociedade de modo geral.
Segundo Chiavenato (2010), a Era da Informação apresenta algumas características. Cite-as, escolha duas e as explique:: 0.0
	Resposta: Em momentos decisórios, sem necessidade de aguardar autorizações de cunho superior. Dimensão espacial - A dimensão espacial é relativa ou simplesmente menor, embora mais produtiva e menos dispendiosa. O espaço também é relativo. Pode ser virtual.
Dimensão temporal - A dimensão temporal flexibiliza e torna mais rápido os processos. Seja pela comunicação ou pelo controle, desde processos produtivos, à comercialização. Instantaneidade.
Conectividade - Reuniões e trabalhos feitos em qualquer lugar e a qualquer momento, unindo grupos de trabalho em reuniões virtuais ou projetos de equipe.
Organização - A principal mudança na Era da Informação é sem dúvida em relação à organização da sociedade. Novos operários surgem, mas não como antes, onde a especialização era monótona e desgastante, principalmente fisicamente.
Inovação - As inovações surgem de equipes de trabalho e não mais de um ou outro especialista ou departamento. Setores deixam de ter sua individualidade e passam a contribuir para outros, como a produção, agindo com autonomia
Questão 3/5
O termo ‘estruturalismo’ significa tudo o que uma análise interna revela, trata-se de um método analítico comparativo. Considera os fenômenos ou elementos com referência em sua totalidade, considerando, pois, o seu valor de posição, podendo ser caracterizado como comparativo e totalizante.
MOTTA, F. C. P. O estruturalismo na teoria das organizações. Revista de Administração de Empresas, v. 10, n. 4, p. 23-42, out./dez., 1970.
A partir do conceito de estruturalismo, destaque as características inerentes à teoria estruturalista da administração/gestão.
Resposta: - O inter-relacionamento entre as organizações como um todo dentro de seus segmentos e a inter-relação com seu ambiente externo, onde se situam cenários, conjunturas, mercados.
- Um novo conceito de organização e um novo conceito de ser humano: o indivíduo organizacional, que desempenha papeis concomitantes em diversas organizações diferentes.
Questão 2/5
O excesso de burocracia é um dos principais entraves enfrentados pela indústria brasileira. Para melhor conhecer seu impacto sobre a indústria, a CNI realizou duas Sondagens Especiais sobre o tema: uma com as indústrias de transformação e extrativa e outra com a indústria da construção. Considerando o total de respondentes das duas Sondagens, verifica-se que para 92% dos empresários industriais, a burocracia afeta a competitividade de suas empresas e para mais da metade, o impacto da burocracia é “alto”. Compartilham dessa opinião 53% dos empresários da indústria de transformação, 48% da indústria da construção e 42% da indústria extrativa. O principal problema enfrentado pelas indústrias no cumprimento das obrigações legais é o número excessivo dessas obrigações. Na escolha das três principais dificuldades, o número excessivo de obrigações legais foi escolhido por 85% dos empresários industriais. A segunda maior dificuldade no cumprimento das obrigações legais é a complexidade dessas obrigações, selecionada por 56% dos empresários, seguida pela alta frequência das mudanças, com 41%. Para 58% dos empresários consultados, o principal impacto da burocracia sobre a empresa é o aumento do custo de gerenciamento de trabalhadores.
CNI. Burocracia afeta nove em cada dez empresas industriais, 2012. Disponível em: <http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_24/2012/09/05/97/20120910153710696426a.pdf>
A burocracia, como observado na contextualização da questão, é um dos principais entraves para o crescimento das empresas brasileiras. Nesse sentido, conceitue a burocracia, abordando, conjuntamente, a forma que a gestão é vista em tal contexto
Resposta: Tipo de administração no qual o poder de tomar decisões está concentrado em um gabinete ou função, em vez de centrar-se em um indivíduo em particular. Uma das características mais marcantes da burocracia é a forma como a gestão é vista: uma atividade que não pode ser realizada por leigos, mas sim por especialistas que vêem nesse trabalho algo a ser realizado por toda a vida.
Questão 2/5
Entre altos e baixos da economia mundial, novas estratégias deveriam aflorar e conceitos deveriam ser remanejados, onde as empresas, ora humanistas, ora mecanicistas, procurariam novas formas de contornar crises e ainda lidar com a diversidade que a eletr
ônica traria para os mercados.
A questão mais importante é que as diferenças culturais trariam novos conceitos às organizações. Sistemas puramente técnicos se viam inclinados a observar sistemas mais humanizados, de liberdade. Embora os sistemas mecânicos, com seus padrões e lógica, ficavam limitados à capacidade das máquinas e de poucos engenheiros, extremamente técnicos e pouco interativos.
É nesse contexto que entra o sistema sociotécnico, EXPLIQUE-O:
	Resposta: Segundo Oliveira (2012), por mais engessadas que sejam as empresas, seus sistemas são abertos, interagem com o resto do mundo e por isso estão sujeitas a mudanças. Assim, a abordagem sociotécnica resulta em uma interação com os sistemas técnicos e social. Se considerarmos as empresas sob o ponto de vista técnico, as máquinas, equipamentos e tecnologia disponível potencializam muito a garantia de que tudo funcionará como o esperado. Potencializam, porque a efetividade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.