Buscar

SIMULADOS e exercicios ED FISICA

Prévia do material em texto

Podemos afirmar que na educação física:
 I - Precisamos desnaturalizar a ideia de corpo-máquina e ratificar a relevância da Educação Física.
 II - Como área do conhecimento capaz de refletir e promover a educação pelo resgate da história e da cultura corporal. 
III - Favorecer o desenvolvimento com atividades promotoras de desejos e fazeres que necessitam ser escolhidas pelo praticante.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	Somente as afirmativas I e II
	Ao desenvolver sua prática pedagógica o educador precisa conhecer as diferentes linguagens utilizadas no processo de comunicação e aprendizagem. Uma das linguagens utilizadas é a corporal, pois as imagens dos corpos nos contextos educativos favorecem refletir e compreender a sua inserção nas diversas situações em que estes se movimentam. Sendo assim, enquanto docentes precisamos conhecer o que é o corpo e como o Homem faz uso deste instrumento no processo de expressão e compreensão do mundo. Segundo Gaiarsa (1986) em seu livro "o que é o corpo", este pode ser definido como: 
	
	
	
	O que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho)
	
	"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de incorporação (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões" (DAÓLIO, 1995).
Neste sentido, a Educação Física escolar deve respeitar as diferenças físicas e culturais dos alunos, para tanto deve ser uma:
	
	Educação Física Plural, trabalhando o homem através do seu corpo, e consequentemente trabalhando com a cultura impressa nesse corpo e expressa por ele.
	
	Como chamamos a corrente que no final do século XX, foi a responsável pela mudança radical da corporeidade?
	EXISTENCIALISTA
	
	
	Ao desenvolver um trabalho utilizando os diferentes conteúdos da cultura corporal o educador deve buscar a problematização dos diferentes saberes. O ato de refletir e debater sobre as diferentes práticas auxilia na formação de educandos: 
	CRITICOS
	.
	
	Em que época a Educação Física sofreu uma crise epistemológica, surgindo outras formas de pensar a prática e novas teorias de ensino dessa disciplina na escola?
	
	1980
	
	A Educação Física começou a ser elaborada no Brasil após a II Grande Guerra Mundial, com a penetração dos princípios da Educação Física Desportiva Generalizada, de origem francesa, e do Método Natural Austríaco. Ao contrário da concepção tradicional, a nova linha tinha como ponto de partida a visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade. A concepção que estamos nos referindo é: 
	TECNICISTA
	
	
Em 1900 os primeiros automóveis chegaram ao país. Instaura-se, assim, uma nova era para a sociedade brasileira, que vai deixando de ser um país prioritariamente agroexportador para adentrar o mundo da industrialização, impulsionando o desenvolvimento do hábito do consumo. Sob as influências de um novo contexto do capitalismo mundial, o Brasil vai percebendo a necessidade de um trabalhador adequado, ou seja, que respondesse às suas demandas. Qual foi o grande movimento mundial, que abarcou desde uma nova visão urbanística e arquitetônica, até cuidados com a b
eleza e com a saúde? 
	HIGIENISMO
	
	
	
	Qual a noção de corpo trazida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física? 
	
	é compreendido não como um amontoado de partes e aparelhos, mas sim como um organismo integrado, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo etc. 
	Leia um fragmento da conversa de um professor com o coordenador pedagógico:
"Eu acho que ele avançou muito, mas tenho que reprovar, porque senão, no ano que vem, quando ele fizer uma prova, não vai se sair bem.O que o outro professor vai dizer? Que eu não ensinei nada." 
No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliado, o professor vai também aprendendo que:
 I. É preciso classificar para poder ensinar. 
II.  Classificar ajuda a ensinar melhor e a aprender mais. 
III. Classificar produz exclusão. 
IV. Para ensinar é indispensável incluir. 
Assinale a alternativa que contém afirmativas corretas. 
	apenas as afirmativas iii e iv estão corretas
	
	
	
	
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições da Educação Física para a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório do Curso de Pedagogia.
I- Educação Física Escolar favorece a construção de saberes
II - Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins.
III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais.
IV - O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	  as afirmativas 1, 2, 3
	
	
	Constituem objetivos da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física. EXCETO uma alternativa.
 
	 
	Capacitar o futuro pedagogo para ministrar aulas de educação física.
	
	É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
Marque a alternativa correta.
		
	 as afirmativas i, ii, iii estão corretas
	
	
	A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física, como perspectiva de estudo, busca, em suas proposições no Curso de Pedagogia:
		
	  Fortalecer a compreensão sobre a relação corpo e mente no ambiente escolar.
	
	
	A dicotomia entre corpo e mente sempre significou um grande equívoco. Em geral, relegava-se o corpo a um papel secundário. Na Educação Física escolar, a cultura corporal discute que as relações do corpo com o meio ambiente significam a interação das dimensões afetivas, sociais, cognitivas, psicológicas e motoras, respeitando-se obrigatoriamente:
		
	 a subjetividade e as diferenças individuais
	
	
Pensar a inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso de pedagogia significa:
		
	 
	Criar possibilidades para uma ação pedagógica que favoreça as manifestações corporais vinculadas à história do ser humano.
	
	A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na áreade educação física está marcada na qualidade:
		
	  da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história
	.
	
	Quando apresentamos os objetivos específicos da educação física escolar podemos concluir que:
I - A ludicidade é importante no processo de ensino aprendizagem mas só é válido durante a educação infantil, pois o ensino fundamental e ensino médio esta forma de ensino não é apropriada.
II - Brincar demais atrapalha o desenvolvimento do aluno, tira um pouco a concentração na atividade.
III - Apresentar a educação física escolar como um complemento das outras disciplinas, fazendo uma teia interdisciplinar.
IV - Os saberes sobre a prática da educação física escolar deve ser aplicada somente na disciplina sem a preocupação da interdisciplinaridade, de forma lúdica.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	  Somente a alternativa III
	.
	Partindo do entendimento de Monteiro (2005) sobre o papel da Igreja na marginalização do corpo, a mesma entendia que ele era o responsável pelas mazelas morais e espirituais do homem. O mesmo autor afirma que ¿o corpo era visto como o recipiente da alma, ele deveria resistir às tentações, mesmo que, para isso, tivesse de ser submetido ao flagelo. Era através do corpo que se dava a sedução do pecado, fazendo com que o homem transgredisse os preceitos religiosos e se afastasse da perfeição divina¿. Assinale a alternativa que apresenta a denominação deste período:
		
	  Idade Média.
	
	Não se tem registro de ninguém que tenha escrito algo e que não tenha tido como referência uma história. Não se pode negar que a vida é a relação com o outro, é história, muitas histórias. Fala-se da vida do ser humano em movimento, daquele que pensa, sente, quer, age... Portanto, pode-se afirmar que: Dessa forma, é fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. Porque As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os tornam o grande centro das atenções. Marque a Afirmativa Correta:
		
	  As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	.
	
	As práticas da Educação Física Escolar como prática da cultura corporal devem romper com a dicotomia corpo e mente visando o desenvolvimento da corporeidade. O que caracteriza o conceito de corporeidade?
		
	  Um corpo no mundo
	
	
	Uma das alternativas abaixo, NÃO coincide com as definições de corpo baseadas na concepção de Gaiarsa (1986): Marque-a:
		
	 
	"O corpo, além de ser um escravo relapso, não é deveras um delator."
	
	A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
	
	
	 o uso do corpo é histórico e socialmente determinado
	.
	"Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em TemposModernos. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.FreiBe⊙JornaldoBrasil,14jun.2001
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente da quadra com aulas de ginástica e esporte está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve
		
	  Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos.
	
	
	É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta:
		
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
	
	No modelo atual da sociedade brasileira o corpo ocupa um lugar central na discussões sobre valores e estética. A escola é o local que deverá mediar estes diálogos e o professor de educação física é considerado o profissional capacitado para tal, contextualizando e aplicando vivências, brincadeiras, lutas e jogos de cada cultura. Este conceito pode ser entendido como a ¿compreensão do corpo humano como elemento histórico, repleto de significados e inserido num contexto social que lhe imprime diferentes valores, possibilitando atuações distintas¿. O conceito descrito acima está coadunado com a ideia chamada:
		
	 Cultura corporal
	.
	De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1998), devido às origens militares e médicas da Educação Física e ao seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção do status quo vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física restringiram os conceitos de corpo e movimento aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Em relação a este período histórico, assinale a alternativa correta:
		
	  Havia resistência às atividades físicas devido à associação com o trabalho escravo.
	
	
	Em que época a Educação Física sofreu uma crise epistemológica, surgindo outras formas de pensar a prática e novas teorias de ensino dessa disciplina na escola?
		
	 
	1980.
	
	Dar relevância a uma práxis educativa emancipatória e libertadora do Ser Humano deve constituir-se apenas como uma das esferas humanas imprescindíveis a sua tão esperada emancipação.
 Assinale a opção que nos mostra como devemos construir a emancipação humana na perspectiva de uma emancipação humana plena:
		
	  Pela cultura corporal de movimento
	
	
	Qual era o objetivo do Governo Militar em apoiar a Educação Física e o Esporte em 1960?
		
	 
	Buscava tanto a formação de um exército composto por jovens fortes e saudáveis como para desmobilização de forças oposicionistas.
	
	Sobre a função social da educação física, considere as afirmativas abaixo:
I- A educação física deve ser vista como um instrumento ideológico e de manipulação da sociedade.
II- Os estudos em educação física devem ser abrangentes e voltados para as necessidades da sociedade.
III- O indivíduo deve ser visto na prática da educação física como um ser biopsicossocial.
IV- A educação física deve enfatizar o esporte como um instrumento para a seletividade.
V- A educação física na atualidade,não pode ser vista como área do conhecimento que trabalha com o corpo como fenômeno sociocultural.
Assinale a opção que apresenta os conceitos CORRETOS:
		
	 2- Estão corretas as afirmativas II e III
	
	
	A concepção de ética pautada no exercício da cidadania ativa ou emancipatória, onde temos como ator um indivíduo ético ou moral, deve atender aos seguintes pressupostos, EXCETO:
		
	  Capaz de reflexão, não reconhecendo a existência dos outros com sujeitos iguais a ele
	
	No âmbito escolar, a Educação Física é uma prática pedagógica que tematiza formas de atividades expressivas como jogo, esporte, dança, ginástica e lutas. Essas formasconfiguram uma área do conhecimento. Assinale a alternativa que a identifique:
	  Cultura corporal.
	
	As circunstâncias impostas pela ditadura militar foram possíveis observar o domínio de outra teoria pedagógica na educação brasileira. Qual a pedagogia que marcou também a Educação Física a partir da década dos anos de 1970?
		
	  Tecnicista
	
	A Lei 9394/96 (LDBEN) art. 26 afirma que a Educação Física é:
		
	  Componente curricular obrigatório que se ajusta às faixas etárias e condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
	
	
	"Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil?
		
	  Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo
	.
	
	Em 1900 os primeiros automóveis chegaram ao país. Instaura-se, assim, uma nova era para a sociedade brasileira, que vai deixando de ser um país prioritariamente agro-exportador para adentrar o mundo da industrialização, impulsionando o desenvolvimento do hábito do consumo. Sob as influências de um novo contexto do capitalismo mundial, o Brasil vai percebendo a necessidade de um trabalhador adequado, ou seja, que respondesse às suas demandas. Qual foi o grande movimento mundial, que abarcou desde uma nova visão urbanística e arquitetônica, até cuidados com a beleza e com a saúde?
		
	  Higienismo
	
	
	Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que, partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 Assinale a alternativa correta apontando as questões geradoras do novo problema.
I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas, tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
 II - "é possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?"
 III - "é possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?"
		
	  As alternativas II e III estão corretas
	
	
	É no período da Primeira República que se registra o início dos questionamentos sobre o modelo de educação, herdado do Império, que privilegiava a elite brasileira. Piletti e Piletti (1986, p. 188-189) mostram que, especialmente na década dos anos de 1920, a educação elitista, fundamentada na Pedagogia Tradicional, entrou em crise, coincidindo com as crises do setor econômico, político, social e cultural. Os ideais republicanos, que almejavam transformações em vários setores da vida nacional, não sendo diferente no que tange à emergente necessidade de democratização da educação, desencadearam e tornaram vitoriosa a Revolução de 1930, apoiada pela classe média e pelos seus ideais de democracia e de modernização da sociedade. Portanto, pode-se afirmar que: Desde a conquista do poder, em 1930, Getúlio Vargas declarava que "a educação deveria ser tratada como objeto de salvação nacional a qual, inicialmente, apresentavam-se como duas políticas opostas: ¿uma liberal e outra autoritária" (CUNHA, 1980; apud. FARIA JR., 1987, p.15). Porque de acordo com Faria Jr.(ibid.), a política educacional autoritária, sob a influência da pedagogia tradicional, foi fundamentalmente influenciada pelas doutrinas fascistas, através de, segundo o autor, principalmente autores italianos.
 Marque a Afirmativa Correta:
	  As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	Saviani lançou as possibilidades reais de construção de uma nova teoria pedagógica, nasce, assim, a "Pedagogia histórico-crítica". Na busca para encontrar respostas aos problemas por ele formulado, Saviani se empenhou em construir uma outra teoria pedagógica. Foi assim que partindo da crítica às teorias pedagógicas já existentes e, ao mesmo tempo, negando aquilo que não era útil à educação da classe trabalhadora, mas, conservando o que aquelas teorias tinham de positivo a seus interesses.
 I - O conhecimento - produto exclusivo das culturas humanas tem sido descaracterizado ao estar submisso à lógica que é inerente à sociedade capitalista. Submetido a mecanismos diversos e métodos sofisticados, o conhecimento (na forma dos saberes, construídos historicamente pelos seres humanos) vem perdendo o seu caráter coletivo, para ganhar aspectos que passam a igualá-lo à mera mercadoria a ser negociada.
II- É possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?
 III - É possível uma teoria da educação que capte criticamente a escola como um instrumento capaz de contribuir para a superação do problema da marginalidade?
Assinale a opção correta apontando as questões geradoras do novo problema.
		
	  As afirmativas II e III corretas
	
	
	Identifique as teorias que foram identificadas por Saviani como "Teorias crítico-reprodutivistas", assinalando a alternativa correta.
 I - concebe a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material.
 II- Neste quadro a espiritualidade é entendida como um fenômeno inerente à própria estrutura da sociedade. Nesse contexto, a educação é compreeendida como inteiramente dependente da estrutura social geradora da espiritualidade, cumprindo aí a função de reforçar a dominação e legitimar a paz.
III - A escola "não poderia ser diferente do que é", até por este motivo, essas teorias não construíram nenhuma proposta pedagógica, elas apenas queriam explicar os mecanismos de funcionamento da escola enquantoinstituição que é determinada pelo capitalista.
		
	  As alternativas I e III estão corretas
	
	
	A Educação Física começou a ser elaborada no Brasil após a II Grande Guerra Mundial, com a penetração dos princípios da Educação Física Desportiva Generalizada, de origem francesa, e do Método Natural Austríaco. Ao contrário da concepção tradicional, a nova linha tinha como ponto de partida a visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade. A concepção que estamos nos referindo é:
	  Tecnicista
	
	
	Com base nos indicadores estruturantes que orientam a pedagogia do movimento e seu desdobramento prático, considera-se a partir de Freire & Scaglia (2003) que a escolha dos conteúdos que farão parte dos planos pedagógicos deverá ser coerente e envolver, entre outros, princípios elementares que desenvolvam uma prática pedagógica de qualidade. Podemos afirmar que são princípios propostos por esses autores os expostos a seguir, com EXCEÇÃO de:
		
	  Os planos pedagógicos devem contemplar atividades que separem o sujeito do objeto, isto é, que dicotomizem o praticante dos objetos do jogo.
	
	
	Em se tratando da Educação Física, no âmbito formal, SOARES et al (1992) assinala que se refere ao conhecimento de uma área denominada:
		
	  Cultura Corporal.
	
	Leia um fragmento da conversa de um professor com o coordenador pedagógico:
"Eu acho que ele avançou muito, mas tenho que reprovar, porque senão, no ano que vem, quando ele fizer uma prova, não vai se sair bem.O que o outro professor vai dizer? Que eu não ensinei nada."
No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliado, o professor vai também aprendendo que:
 I. É preciso classificar para poder ensinar.
II.  Classificar ajuda a ensinar melhor e a aprender mais.
III. Classificar produz exclusão.
IV. Para ensinar é indispensável incluir.
Assinale a alternativa que contém afirmativas corretas.
		
	  Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1998), os conteúdos são organizados em blocos que se interrelacionam e constituem-se como possíveis enfoques da ação do professor. Para garantir a coerência e a efetivação de objetivos, os professores devem levar em consideração os seguintes critérios para selecionar os conteúdos, EXCETO:
		
	  Experiência do professor
	.
	
	
	Ao identificar uma influência da mídia balizando a opinião dos estudantes nas suas ideias de "corpo ideal", como, por exemplo, corpo musculoso, sarado... A cintura fina, o bumbum empinado e, em geral, bastante magro. Cabe ao professor realizar um planejamento pedagógico fundamentado pelos seguintes objetivos:
		
	 
	despertar nos estudantes um espírito mais crítico com relação à leitura que fazem de imagens e textos sobre uma visão distorcida do ideal de beleza divulgado pela mídia, de modo que a turma reconheça que cada corpo humano é belo em sua singularidade e deve ser respeitado em sua diferença, seja ele: negro, magro, gordo.
	Atualmente, entende-se que nas aulas de Educação Física Escolar, o aluno deve:
		
	 
	Aprender a jogar, dançar, conhecendo os benefícios de tais práticas, por que se praticam tais manifestações da cultura corporal hoje e ontem, dentre outras.
	
	Como vivenciamos nosso corpo, temos a possibilidade de conhecê-lo, perceber suas variações no tempo e no espaço em que estamos inseridos. Abordar a temática do conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física pode contribuir para despertar novos sentidos e também para que os alunos descubram alguns segredos pessoais e da sociedade em que vivem. Analise as afirmativas abaixo, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):
1. Durante as aulas de Educação Física, perceber semelhanças e diferenças entre os corpos pode colaborar para que os alunos reflitam sobre a sociedade em que estão inseridos, sobre suas singularidades e sobre as possibilidades de comunicação entre diferentes culturas.
2. Conhecer o próprio corpo também requer conhecer o corpo do outro, uma vez que não vivemos isolados no mundo.
3. Desenvolver essa temática nas aulas de Educação Física também poderá colaborar para que os alunos percebam que o conhecimento do corpo humano refere-se à sua polissemia, variações e imprevisibilidade.
4. O conhecimento do corpo nas aulas de Educação Física poderá colaborar para a problematização dos preconceitos existentes na sociedade.
Assinale a alternativa correta. 
	  V, V, V e V
	
	
	A Educação Física Escolar como componente curricular deverá explicitar sua base de conteúdos e suas estratégias de ensino comprometidas com a prática da educação libertadora, como propunha Paulo Freire (1994) ao inovar o processo pedagógico, integrando à metodologia criativa os conhecimentos compartilhados na busca de significados comuns e de solução de problemas de ensino-aprendizagem, para além de "saberes específicos".
Tanto na educação, de um modo geral, como na Educação Física (ensino do fazer X ensino do saber), em especial, o currículo estrutura-se a partir da historicidade das ideias e das regras de raciocínio que organizam o conhecimento como construção social e produzem sistemas culturais que, no mínimo, abrangem as diferentes modalidades de política social. Porque, No plano político, percebe-se que a construção da identidade do profissional da Educação Física ainda é focada na formação do técnico desportivo sem ênfase na formação do(a) educador(a) como agente de transformação social. E a prática pedagógica da Educação Física Escolar ainda é fundada nas estruturas e nos movimentos rituais pouco dinâmicos no que diz respeito à função social da escola.
 Marque a afirmativa correta:
		
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	Na práxis educacional, o educador deve ser aquele que tem a responsabilidade de dar a direção ao ensino e o educando àquele que aprende e se desenvolve no processo de aprendizagem, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal como da história humana. Quanto à interação entre educador-educando, Freire (2002) realçou que as ações pedagógicas devem refletir o respeito e o compromisso firmados entre esses parceiros do processo educacional, sendo necessário ter, como ponto de partida, a exigência dos educadores assumirem a sua autoridade profissional, enquanto líderes democráticos, ao conduzirem esse processo e a orientação das atividades, resguardando a autonomia e a liberdade discente, no processo ensino-aprendizagem. LUCKESI (1994) assinala que o educador, que se encontrar num nível acima de desenvolvimento das suas capacidades e detém um patamar cultural mais elevado, deverá ser o grande estimulador do progresso discente, pois estão no contexto de relações sociais definidas, onde docente/discente...
		
	  se relacionam, realizando o processo educativo
	
	
	No livro Pedagogia da autonomia Paulo freire (1996) defende a ideia de que partir do saber fundamental mudar é difícil, mas é possível é que devemos programar a ação político-pedagógica. Com base nesse pressuposto defendido por Paulo Freire, assinale a opção correta.
		
	 
	O educador deve tomar consciência de que não é apenas objeto da história, mas também sujeito. No mundo da história, da cultura e da política, deve constatar a realidade não para se acomodar, mas para mudar.
	
	O homem durante seu processo evolutivo criou diferentes formas para conhecer, compreender e se expressar no mundo produzindo e apreendendo diferentes formas delinguagem. Diante do exposto podemos afirmar que a principal linguagem utilizada por nossos educandos para a prática de educação física é a:
		
	  Corporal.
	
	
	A problematização dos conteúdos da disciplina integrará conceitos estruturantes para a reconstrução do currículo e das práticas corporais que, a partir da EducaçãoFísica Escolar:
		
	 
	Desconstruirá a ideia dominante do aprendizado corporal enquanto técnica adestradora de corpos objetos.
	
	A Educação física escolar segundo a LDB é uma atividade curricular obrigatória, devendo fazer parte do projeto político pedagógico das instituições de ensino e ter profissionais habilitados para seu desenvolvimento. Segundo as novas tendências filosóficas um professor ao realizar no ambiente escolar um trabalho que tenha como princípio a educação da motricidade precisa conceber a relação corpo e movimento na Educação Física a partir de uma perspectiva:
		
	  cultural
	
	
	Nos anos iniciais faz-se necessário que o professor (a) construa um ambiente estimulante para os alunos levando-os a conhecer, descobrir, explorar a diversidade de movimentos, suas possibilidades e limitações. Neste sentido cabe ao professor (a) intervir de modo a:
		
	  Propiciar aprendizagem que parta de situações globais, simples e diversificadas.
	
	
	Considerando as reflexões sobre ética e cidadania e objetivo da reflexão filosófica, podemos afirmar que para que o professor de Educação Física assuma o papel de colaborador no processo de transformação da sociedade a principal meta a ser atingida com as aulas de Educação Física na escola será:
	  Formar pessoas críticas, autônomas e conscientes
	
	
	Considerando as exigências de qualidade e de ética profissional nas intervenções, o profissional de educação física NÃO deverá:
		
	 
	Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas às atividades físicas apenas por vias formais
	A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana. Sendo assim:
		
	 
	Favorece a problematização da construção do movimento ao longo da história da humanidade.
	
	No Norte e Nordeste do Brasil, predominantemente no Maranhão, vive um grupo étnico, os índios Canela, que de tempos em tempos participam de jogos de recreação infantil, entre os quais destaca-se a corrida. Nela, os índios participam correndo por um percurso determinado. Todos os participantes atingem a chegada, independente de ser o primeiro ou o último. Entretanto, todos os outros comemoram a façanha, independente da equipe que venceu. O caso acima relatado sugere uma relação de produção incomum no esporte convencional, valorizando princípios defendidos como valores importantes na organização dos conteúdos escolares. O jogo descrito se baseia essencialmente em:
		
	 
	competição e solidariedade.
	
	Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria "arte de viver em Paz" (WEIL, 1993), de transformar o desconhecido em conhecido; de repensar o diferente com a possibilidade de crescimento e aprendizagem a partir da compreensão dos limites e das possibilidades; e de recriar sua cultura humana. Assim sendo, O conhecimento origina-se da experiência.
Logo, as diferentes práticas corporais vividas pelos sujeitos nas mais diversas e complexas manifestações culturais vão se definir como facilitadoras ou de entraves nos movimentos de assimilação, de acomodação e de adaptação do humano.
Porque, O ser humano vive num universo de representações socioculturais, que na valorização dos opostos e das divergências compõem uma variada combinação de influências, que estão presentes nos ambientes educativos da sua vida cotidiana: seus hábitos sociais, adequação do uso do conhecimento, práticas culturais...
 Marque a Afirmativa Correta:
	 As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	Os objetivos de uma aula que tem como título "A cultura corporal na dinâmica escolar fazendo a diferença social na vida cotidiana", deve favorecer uma reflexão crítica sobre as necessidades básicas do desenvolvimento humano (sono, higiene, alimentação...) e as implicações práticas do exercício da sua vida cotidiana (na comunicação, nas brincadeiras, nos estudos...). 
 I. Identificar práticas da Educação Física Escolar como prática da cultura corporal.
 II. Relacionar a cultura corporal e a dinâmica escolar cidadã.
 III. Pontuar conteúdos básicos da Educação Física Escolar para a prática na vida cotidiana.
 IV- Explicitar as circunstâncias gerais de estabelecimento da sociedade capitalista que, na busca por sua perpetuação, vale-se de elementos para a intensificação da alienação humana, em detrimento da sua emancipação.
 Assinale a alternativa correta.
	  As Alternativas I, II e III estão corretas
	.
	
	Conforme a afirmação abaixo assinale a alternativa correta:
O estudo e a compreensão dos conceitos Cultura Corporal na Educação Física pretende incentivar os profissionais da área a:
	 
	fazer com que os alunos estejam atentos e abertos a reflexões sobre questões que envolvam o corpo, não fragmentado, mas sim na sua totalidade.
	
	A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
		
	 
	Favorece a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade.
	
	Daólio (1995) afirma que o corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais. Ao associarmos a concepção de Daólio á teoria do professor João Batista Freire (2010), em seu livro Educação de corpo inteiro: teoria e prática de Educação Física, em que este afirma que o desenvolvimento da motricidade está diretamente associado à cultura em que um indivíduo está inserido, concluímos que a aprendizagem de atividades corporais precisa ser significativa para o educando e que os conteúdos nas aulas de educação física devem contribuir com a formação da cidadania.
Partindo desses pressupostos assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo e escolha a resposta certa:
(___) O homem está dotado de uma orientação e de uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia.
(___) O que está faltando, numa concepção de Educação Física que privilegie, acima de tudo o humano, é ver além do percebido: é enxergar o movimento carregado de intenções, de sentimentos, de inteligência, de erotismo.
(___) Uma prática de Educação Física humanista, privilegia heranças militaristas, isto é, preparar as crianças para campeonatos esportivos competitivos onde a prática baseia-se em quem comanda e o que obedece.
(___) Uma Educação Física significativa valoriza a atividade cultural da própria criança, por exemplo, um brinquedo ou jogo, para desenvolver movimentos considerados básicos.
(___) A Educação Física precisa desenvolver atividades repetitivas para desenvolver as habilidades motoras, fazendo com que o aluno seja um reprodutor de movimentos.
		
	  V V F V F
	
	
	Nas aulas de educação física para as séries iniciais do ensino fundamental, devem ser utilizados como conteúdo conhecimentos corporais que sejam significativos para os alunos. NÃO estão em acordo com essa perspectiva as atividades cujos conteúdos:
		
	 estejam centrados exclusivamente nos padrões de movimento previstos para o estágio de desenvolvimento motor dos alunos 
	.
	O lazer é uma atividade que desperta o interesse de todos, tanto de quem joga quanto de quem vê. Através do lazer e da recreação surge a oportunidade de ensinar/aprender e aperfeiçoar não somente gestos motores, técnicos e táticos, mas também a coaprendizagem e o aperfeiçoamento de Habilidades Humanas Essenciais, como criatividade, confiança mútua, autoestima, respeito, aceitação de uns pelos outros, ¿paz-ciência¿, espírito de grupo, bom humor, compartilhar sucessos e fracassos e aprender a jogar uns com os outros, ao invésde uns contra os outros... para vencer juntos. Os jogos, cujos objetivos são para o bem comum e que através deles se pode estimular o desenvolvimento de atitudes positivas e a convivência em uma sociedade competitiva e individualista, são denominados jogos:
		
	  cooperativos
	;
	
	Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece através do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar alguns cuidados:
I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter o cuidado para não descaracterizá-lo.
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário.
III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado.
IV - O jogo não pode ser visto apenas como uma atividade motivacional, pois é parte do currículo escolar.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 I, III e IV.
	
	
	A concepção conservadora de viés funcionalista está muito presente no conceito de lazer podendo ser encontrada em diferentes instituições, segundo afirma Oliveira (2004). Assinale a opção correta sobre a abordagem Utilitarista.
		
	 
	Que procura recuperar a força de trabalho do sujeito a partir do lazer, desconsiderando todas as outras variáveis que influem nesta recuperação;
	
	Vimos em nossas aulas que ¿o lazer, ao ser veiculado nas mídias de massa como elemento do desejo e produzido para o consumo, impõe-se por todo o mercado globalizado como uma mercadoria capaz de oferecer inúmeras possibilidades que se ajustam a todos os gostos e desejos, todos os orçamentos, classe social¿ (trecho retirado de aula). Esta estrutura é mantida por uma indústria cultural que cresce a cada ano, influenciando diretamente nossas escolhas.Quanto às relações sobre indústria cultural e lazer, é correto afirmar que:I ¿ A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.II ¿ O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.III ¿ A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.IV ¿ A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. Estão corretas as afirmativas:
		
	  I, III e IV.
	
	
	Como chamamos ao que demandou um tempo útil à recuperação (física ou psíquica) do trabalhador, numa perspectiva de conseqüência da Revolução Industrial que passou a regulamentar a duração da jornada de trabalho.
		
	 
	Tempo de lazer.
	
	Em nossas aulas descobrimos que os conteúdos sobre prática de atividade física, trabalho, recreação e lazer são indispensáveis a um processo pedagógico que tenha por pretensão educar o ser humano para alcançar uma consciência criativa, emancipada e humanizada. Hoje, encontramos na mídia um forte apelo para o conhecimento e a vivência de práticas esportivas, influenciando diretamente a forma de estarmos no mundo.
 Quanto à possível relação entre conteúdos esportivos veiculados pela televisão, a formação crítica do discente e a atuação do professor de Educação Física, é CORRETO afirmar que:
		
	  O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho gera a alienação, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade
	.
	
	Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece através do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar alguns cuidados:
 I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter o cuidado para não descaracterizá-lo.
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário.
III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado.
IV - O jogo não pode ser visto apenas como uma atividade motivacional pois é parte do currículo escolar.
 Estão corretas:
	 I, III e IV
	
	
	Assinale a opção que apresenta uma visão crítica em relação à utilização ideológica do lazer para manipulação das massas, em favor de determinados interesses políticos e econômicos.
		
	 O lazer não possui uma virtude mágica nem uma deformação crônica, ele é aquilo que se fizer dele, podendo formar tanto pessoas desonestas quanto pessoas dignas
	
	É quando a criança tem presente, ao mesmo tempo, as representações de dois objetos. Por exemplo, um carro e um bloco de espuma. A criança é capaz de captar as semelhanças e diferenças dessas representações; ela está consciente que está brincando de 'faz de conta', denotando a capacidade de se colocar no lugar de outro personagem. Esta visão se enquadra numa perspectiva do jogo:
		
	  Simbólico
	
	Ao observarmos o universo infantil percebemos a existência de diferentes formas de brincar em todos os ambientes frequentados pelas crianças. Partindo deste princípio a escola é vista pelo educando como um lugar em que o lúdico também deve estar presente, porém é comum encontrarmos educadores que NÃO valorizam este tipo de ação. Segundo os estudos do Profº João Batista Freire, ao estudar as implicações pedagógicas do jogo, este tipo de atitude traduz uma arrogância intelectual por parte dos professores, ação que se justifica em função da crença existente no ambiente escolar de que:
		
	  O conhecimento significativo é apenas aquele que a escola reconhece como tal
	
	
	Ao estudarmos sobre as implicações pedagógicas do ato de jogar encontraremos diferentes teorias que contribuem para ratificar a inclusão do lúdico no ambiente escolar. Para Huizinga (1999) o desenvolvimento de uma civilização acontece através do ato de jogar, envolvendo diferentes ações que nos ajudam a pensar a relação com o mundo e com o outro. Para João Batista Freire ao utilizar o jogo enquanto estratégia pedagógica o educador precisa tomar alguns cuidados:
 I - Ao usar o jogo como atividade pedagógica o educador precisa ter o cuidado para não descaracterizá-lo.
II - Durante uma atividade interdisciplinar o que precisamos privilegiar é o conteúdo a ser aprendido, pois o ato de jogar é secundário.
III - Ao desenvolver uma atividade interdisciplinar ensinar o conteúdo não deve ser o único objetivo a ser alcançado.
IV - O jogo não pode ser visto apenas como uma atividade motivacional pois é parte do currículo escolar.
 Estão corretas:
		
	  Apenas as proposições I, III e IV
	
	
	Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria "arte de viver em Paz" (WEIL, 1993). Assinale a alternativa que NÃO está adequada à afirmativa do autor.
		
	 
	O ser humano procura praticar o jogo mecanicamente não se preocupando com nenhum outro aspecto, seja o afetivo ou o cognitivo.
	
	Para que o jogo seja verdadeiramente educativo, o que podemos considerar como correto:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Considere-se que um profissional de educação esteja comprometido com o resgate de jogos populares e que reconheça o significado de tais atividades para a formação do ser humano. Esse profissional, para sistematizar práticas pedagógicas quevalorizam a tradição e a cultura local, faz reflexões acerca da intervenção docente, investigando o contexto educativo. Nesse sentido, que atividade, entre as apresentadas nas opções abaixo, favorece a consolidação da identidade cultural e o enriquecimento do repertório de movimentos de crianças e jovens?
		
	 
	Pesquisar jogos entre membros idosos da comunidade e organizar essa memória lúdica em festivais de vivência desses jogos tradicionais.
	
	
	A intervenção do professor no desenvolvimento de um jogo infantil, deve ser:
		
	 
	como observador, participante e animador;
	
	Os jogos são muito parecidos com as brincadeiras de crianças, mas têm regras próprias que devem ser seguidas para o seu bom andamento. Durante o jogo, podemos cooperar ou competir com nossos companheiros.Marque a alternativa coerente às características que o professor deve atender na elaboração de um jogo com características cooperativas: (LONDRINA/2011).
		
	 
	Os jogadores devem aprender a ter senso de unidade, a compartilhar o sucesso e a pensar no jogo para todos.

Outros materiais