Buscar

psicofarmacologia exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Psicofarmacologia
Profa. Letícia Oliveira
Farmacologia
Defina farmacologia e quatro áreas da farmacologia.
Farmacologia é o estudo das alterações fisiológicas promovidas por substâncias químicas. Farmacocinética estuda o caminho que o medicamento faz quando entra no organismo, farmacodinâmica estuda o mecanismo de ação das drogas, fitoterapia estuda o uso de vegetais para fins farmacológicos, farmacognosia que trata das drogas em seu estado natural, antes de serem manipuladas, farmacovigilânciaé o trabalho de acompanhamento das drogas que já estão no mercado e farmacotécnica que trata do preparo dos medicamentos.
Faramcocinética
Descreva as principais vias de administração de fármacos, o caminho, velocidade e perdas que ocorrem por fármacos em cada via.
As principais vias de administração são enteral, parental, inalatória e tópica. Na via enteral o fármaco passa pelo trato gastrointestinal e é mais lento e tem mais perdas quando oral e é mais rápido e tem menos perdas quando sublingual. Na via parental não passa pelo trato gastrointestinal e quando endovenosa é mais rápida e intradérmica mais lenta. Perdas: quanto mais vascularizada, menos perdas. Via inalatória é por troca gasosas. Caminho: dos alvéolos pulmonares para o sangue. Muito rápida porque a área é muito vascularizada. Poucas perdas. Via tópica, tudo que é feito na superfície da pele. Atravessar os tecidos e chegar ao sangue. Será mais rápida ou lenta dependendo da vascularização.
Defina translocação, absorção, distribuição, biotransformação e vias de eliminação de fármacos.
Translocação é o transporte da droga através dos tecidos; absorção é o que acontece quando chega no sangue; distribuição é o medicamento poder ir para onde quiser; biotransformação são reações químicas orgânicas que transformam a droga gerando resíduo, principal orgão onde ocorre é o fígados; vias de eliminação é por onde a medicação sai e a urina é a principal.
Farmacodinâmica 
Quais os alvos para ação das drogas?
Os receptores.
 O que são receptores?
São proteínas que interagem com as drogas.
Dê exemplo de uma droga agonista e outra antagonista indicando em que receptores atuam e que efeito causam.
Como droga agonista temos os tranquilizantes que ativam o receptor gabaérgico GABA A , aumentando a liberação do neurotransmissor GABA, que assim hiperpolarizam a célula inibindo os seus disparos. Como uma droga antagonista temos a Fluoxetina que atua bloqueando a molécula receptadora de serotonina, aumentando assim a seretonina na fenda sináptica, aumentando o prazer.
Fármacos Antidepressivos
Quais os sintomas da depressão?
Tristeza, desânimo, perda do prazer e da libido etc. E também os sintomas maníacos como mania de limpeza, de furtar, fobia, doença etc.
Descreva a teoria que envolve a depressão indicando os neurotransmissores?
A depressão seria a deficiência de serotoninas e noradrenalina no sistema límbico, levando a perda do prazer e ao desânimo. Quando na deficiência de lítio, leva a mania pela busca do prazer. Neurotransmissores são a 5HT, NA e Li+.
Quais os tipos de depressão? Diferencie-as.
Na depressão unipolar a pessoa apresenta apenas os sintomas depressivos. Quando bipolar, oscila entre os sintomas depressivos e crises de mania.
Descreva o mecanismo de ação (droga, receptor, ação e efeitos) dos fármacos utilizados para sintomas de depressão e mania destacados abaixo.
Inibidores da MAO
Flenelzina (Nardil). Bloquei a molécula recaptadora de serotonina e a molécula recaptadora de noradrenalina, aumentando serotonina, porém aumentando mais a noradrenalina. Efeito colateral é insônia e hipertensão. 
Antidepressivos Tricíclicos e Tetracíclicos
Amitriptilina bloqueia a recaptação de serotonina e de noradrenalina, aumentando a serotonina e a noradrenalina no lobo sináptico, aumentando assim o prazer e o estímulo. Possui como efeito colateral sedação e perda de apetite.
Inibidores de recaptação de serotonina
Fluoxetina bloqueia a molécula recaptadora de serotonina, aumentando a serotonina na fenda sináptica, aumentando assim o prazer. Como efeito colateral há insônia e perda de apetite. 
Antidepressivos Atípicos
Maptrotilina. Mecanismo de ação desconhecido. Toma-se por dose resposta para diminuir a depressão. Efeito colateral é insônia.
Lítio 
Carbolin, com mecanismo de ação desconhecido. Aumenta o lítio, diminuindo a mania. Tem como efeitos colaterais letargia, náuseas, vômitos, diarreias, tremores eintoxicação
Fármacos Anticonvulsivantes, Ansiolíticos e Hipnóticos
O que são benzodiazepínicos, quais seus tipos e usos?
São tranquilizantes menores usados para insônia e ansiedade. Tem os hipnóticos que são de curta duração e os ansiolíticos de longa duração. 
Descreva o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos enfatizando sua ação nos receptores gabaérgicos.
Os tranquilizantes ativam o receptor gabaérgico GABA A, aumentando a liberação do neurotransmissor GABA, abrindo assim os canais de Cloro e hiperpolarizando a célula, ininindo assim seus disparos neuronais.
Cite exemplos de benzodiazepínicos mais utilizados no tratamento de insônia e ansiedade.
Os fámarcos hipnóticos Midazolan e Bromazepan e os fármacos ansiolíticos Diazepan, Clonazepan, Oxazolan e Aprazolansão os principais.
s resíduos gerados pela ação de diferentes benzodiazepínicos?
O que são barbitúricos? Quando são indicados? Cite exemplos.
São tranquilizantes maiores usados para convulsão em epilepsia, crises de ausência, disritmia. Usados como pré anestésicos. Exemplos, Fenobarbital (Gadernal) e Tiopental. 
Descreva dois diferentes mecanismos de drogas anticonvulsivantes.
Fármacos Antiesquizofrênicos
Qual a teoria que procura explicar a esquizofrenia.
O indivíduo possui uma hiperatividade dopaminérgica, ou seja, excesso de dopamina e excesso de receptores dopaminérgicos D2 e D4 que levam a agressividade e a vigpilia. Há a deficiência de lítio, que leva as manias. Foram descobertos alterações em receptores serotoninérgicos relacionados a alucinações. 
O que são sintomas positivos e negativos da esquizofrenia? Dê as características e exemplos para cada sintoma.
Os sintomas positivos são exteriotizados delírios, alucinações e alterações do pensamento. - e incosciente, como exemplos, a afressividade, distúrbios ideativos, vigília (mania de perseguição), alucionações (vozes, visuões)-. Os sintomas negativos são apatia, embotamento afetivo, discurso pobre - embotamento afetivo interiorizados e conscientes, são isolamento, suicídio, catatonismo -.
Qual a relação entre a esquizofrenia e a droga LSD?
Foram descobertas alterações em receptores serotoninérgicos relacionados à alucionações através de pesquisas com drogas alucionógenas, uma delas o LSD.
O que são fármacos neurolépticos? Qual seu mecanismo de ação (droga, receptor, ação e efeitos)?
São fármacos antiesquizofrenicos atípicos e típicos que bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2 e D4 no lobo frontal, diminuindo a ação da dopamina, diminuindo assim a agressividade e os distúrbios ideativos.
Quais os efeitos indesejáveis de maior ocorrência no uso de neurolépticos? Quais destes efeitos diferenciam os neurolépticos típicos dos atípicos?
Efeitos colaterais motores como tremores, impregnação (rigidez muscular) e discinesia (contrações involuntárias na face e nos membros); hormonais como hipertrofia mamária, aumento do hormônio prolactina (lactação) distensão abdominal, aumento da libido e esterilidade. Os neuolépticos típicos tem mais efeitos colaterais motores que os atípicos. 
Quais drogas devem ser associadas aos neurolépticos e para qual finalidade são associadas?
Antiparkinsoriano para amenizar os efeitos colaterais de tremores, os antihistamínicos pelos seus efeitos sedativos e de relaxamento muscular, evitando a impregnação, antimaníacos para amenizar as crises de mania e os tranquilizantescomo sedativos.

Outros materiais