Buscar

DISCURSIVA Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado RENATO 2

Prévia do material em texto

Gestão de Marketing - A I (20 pontos) 
	Com base na leitura do parágrafo a seguir, responda: 
	O rótulo desempenha diversas funções, como identificação e classificação do produto, descrição e promoção. As informações existentes nos rótulos são muitas e de grande importância. 
  
	Assim, de modo geral, mencione, pelo menos cinco informações devem estar presentes no rótulo de um produto. 
	Preencha aqui sua resposta:
MARCA / FORMA DE USO / CERTIFICAÇÃO / COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO NUTRICIONAL / INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA / RESPONSAVÉL TÉCNICO / ADVERTÊNCIAS, INDICAÇÕES E RECOMENDAÇÕES / INFORMAÇÕES SOBRE EMBALAGEM / CONSERVAÇÃO / PRAZO DE VALIDADE / LOTE / PESO / TIPO / CÓDIGO DE BARRAS. PÁG.100 E 101
	Questão 2 de 5
	Gestão de Marketing - A I (20 pontos) 
	De acordo com a contextualização a seguir, responda: 
	MARCA DE EXTENSÃO DE LINHA ocorre quando uma empresa usa a marca existente para lançar um novo produto de extensão de sua linha, ou mesmo quando lança uma nova linha utilizando a sua marca. Um exemplo de extensão de linha foi o Motorola. Para você, Motorola é sinônimo de celular, não é? Mas saiba que tudo começou com rádios automotivos, a partir de 1930, e, em 1947, com a televisão. 
	De acordo com o que estudamos sobre os tipos de marcas, descreva as VANTAGENS e DESVANTAGENS sobre a MARCA DE EXTENSÃO DE LINHA. 
	Preencha aqui sua resposta:
VANTAGENS:
A. PROPICIA O RECONHECIMENTO IMEDIATO DE UM PRODUTO;
B. PROVOCA A ADOÇÃO MAIS RÁPIDA DO NOVO PRODUTO;
C. FACILITA A ENTRADA DA EMPRESA EM NOVAS LINHAS DE PRODUTOS;
D. REDUZ DE FORMA SIGNIFICATIVA O CUSTO COM PROPAGANDA.
DESVANTAGENS:
A. UM FRACASSO EM RELAÇÃO AO NOVO PRODUTO IRÁ ATINGIR OS JÁ CONSOLIDADOS;
B. PODE ACONTECER DE A MARCA NÃO SER ADEQUADA À IMAGEM DO NOVO PRODUTO;
C. A PRÁTICA EXCESSIVA DE EXTENSÃO PODE PROVOCAR A FALTA DE IDENTIFICAÇÃO DA MARCA AO PRODUTO POR PARTE DO CONSUMIDOR. OCORRE, NESSE CASO, O QUE SE CHAMA DE DILUIÇÃO DA MARCA. PÁG. 99
	Questão 3 de 5
	Gestão de Marketing - A I (20 pontos) 
	Analise as informações, em seguida responda conforme solicitado: 
	Assim como qualquer outro planejamento, o desenvolvimento de um plano de marketing requer etapas sucessivas de elaboração. Na sua configuração, devemos considerar, por exemplo, o orçamento que a organização disponibiliza para o marketing e a missão, objetivos, metas e os valores da empresa.
  
	Baseado nessas definições identifique, na ordem de importância, quais as etapas de elaboração e implantação e um plano de marketing. 
	Preencha aqui sua resposta:
NESSE PROCESSO, PODEMOS DIZER QUE, PRIMEIRAMENTE, É IMPRESCINDIVÉL DIAGNOSTICAR A SITUAÇÃO. DEPOIS, DEVEMOS ESTABELECER OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS E, EM SEGUIDA, ORGANIZAR E ATIVAR MONITORAMENTO E CONTROLE, ASSIM COMO FAZER A ATUALIZAÇÃO DO PLANO SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO. PÁG. 166
	Questão 4 de 5
	Pesquisa de Mercado - A I (20 pontos) 
	Analise o trecho da pesquisa de mercado a seguir, publicada em 2012, na Revista Brasileira de Administração Cientifica. 
	O instrumento de coleta de dados continha uma pergunta filtro (se o consumidor costuma frequentar ou não restaurantes, somente quando a resposta era positiva o consumidor continuava a pesquisa). A segunda parte era composta de treze indicadores: iluminação; espaço (para circulação de pessoas dentro do restaurante); janelas (fechaduras bem ajustadas e protegidas); cor; limpeza do ambiente (piso, mesas, cadeiras, pratos, talheres e copos); higiene dos uniformes e cuidados pessoais (unhas, cabelos presos com proteção, barba, sapatos) dos funcionários; higiene dos banheiros dos restaurantes (limpeza, existência de papel e sabonete, piso, pia, sanitários, cheiro, ralo); manipulação dos alimentos com toca, máscara, luva; a pessoa do caixa deve usar luvas, avental etc., se ela também manipular alimentos; saída independente para lixo; aparência da entrada (fachada) do restaurante; limpeza do ambiente externo (arredores); limpeza de estacionamento. Estes indicadores que procuraram mensurar a higiene nos restaurantes comerciais, em uma escala do tipo Likert de cinco pontos (...) que buscou medir o grau de importância dos mesmos, que vão de “nenhuma importância” a “importantíssimo”. O pré-teste do instrumento foi realizado junto a cinco indivíduos, até a confirmação de que o instrumento estava pronto (...) para aplicação.  (DEFANTE et al. Influência da Higiene na Escolha de Restaurantes Comerciais pelos Consumidores. Revista Brasileira de Administração, n.3, 2012).
  
	Após a determinação da amostra do estudo, é realizado o pré-teste do questionário para ser aplicado em uma porcentagem da amostra, normalmente 10% do total de casos a serem estudos. Explique o que é um pré-teste. 
	Preencha aqui sua resposta:
ESSA ATIVIDADE TEM A FINALIDADE DE CONFIRMAR SE O QUESTIONÁRIO ESTÁ ADEQUADO AOS OBJETIVOS DO ESTUDO NO QUE SE REFERE À CLAREZA DE ENTENDIMENTO PELO ENTREVISTADO, BEM COMO O OBJETIVO DE AVALIAR AS RESPOSTAS DADAS (MATTAR, 1993). PÁG.97
	Questão 5 de 5
	Pesquisa de Mercado - A I (20 pontos) 
	
	A empresa BoX, que comercializa bens de consumo, oferece cupons aos seus clientes (sem a necessidade de compra) para concorrerem ao sorteio de um automóvel durante o mês de aniversário da marca. Para Kotler, essa ação da empresa é definida como “um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria em curto prazo, projetada para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade”. 
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 
	Qual tipo de ação de marketing (propaganda, relações públicas, promoção de vendas e assessoria de imprensa) a empresa BoX está desenvolvendo? Justifique o objetivo desta ação. 
	Preencha aqui sua resposta:
PROMOÇÃO DE VENDAS> A PROMOÇÃO DE VENDAS REÚNE FERRAMENTAS DE INCENTIVO COMO CUPONAGEM, SORTEIOS, BRINDES ENTRE MUITAS OUTRAS. O OBJETIVO É ESTIMULAR A COMPRA MAIS RÁPIDA. AS VANTAGENS DESSE MÉTODO ESTÃO NA PRODUÇÃO DE UMA RESPOSTA IMEDIATA DO CONSUMIDOR, POIS AS PROMOÇÕES SERVEM DE ATRATIVOS E TÊM COMO CONSEQUÊNCIA UM AUMENTO NAS VENDAS EM CURTO PRAZO. ESSAS PROMOÇÕES ESTIMULAM A COMPRA POR MEIO DE OFERTA DE BENEFÍCIOS ADICIONAIS, OBJETIVANDO PROMOVER VENDAS IMEDIATAS DE UM PRODUTO – DAÍ O NOME PROMOÇÃO DE VENDAS (CZINKOTA, 2001). PÁG. 122
Comprovante: 408191              
Parte inferior do formulário

Outros materiais