Buscar

Atividades resolvidas homem, cultura e sociedade

Prévia do material em texto

1) 
"Por ‘tradição inventada’ entende-se um conjunto de práticas, normalmente reguladas por regras tácita ou abertamente aceitas; tais práticas, de natureza ritual ou simbólica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento através da repetição, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relação ao passado." (HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 10.)
Analise o texto acima, a partir dos conceitos de Estado e nação, e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A identidade nacional é constituída pelo povo e para o povo, tendo por base as tradições das culturas existentes.
b)
A identidade nacional é construída por determinados grupos sociais e partilhada com o povo, a partir das tradições existentes.
c)
A identidade nacional é construída pelo Estado com participação do povo, tendo por base as tradições das culturas existentes.
d)
A identidade nacional é o resultado das relações culturais do povo, os quais o Estado cristaliza em símbolos representativos dessas culturas.
e)
A identidade nacional é uma construção do Estado para garantir a unidade político-administrativa de um território, através da mobilização e ratificação de importantes símbolos partilhados socialmente e da constituição de novos símbolos.
2) 
"A princípio, prevaleceu a compreensão de que se tratava realmente de um mito fundador da nacionalidade. Afinal, o Brasil teria sido percebido historicamente como um país onde os brancos tinham uma fraca, ou quase nenhuma, consciência de raça (cf. Freyre, 1933); onde a miscigenação era, desde o período colonial, disseminada e moralmente consentida; onde os mestiços, desde que bem-educados, seriam regularmente incorporados às elites; enfim, onde o preconceito racial nunca fora forte o suficiente para criar uma "linha de cor" (GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial.?Tempo social,?São Paulo,?v. 18,?n. 2,?p. 269-287,?nov.?2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702006000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 mar. 2016).
Analise o texto acima e responda. Sobre qual mito fala o autor nesse excerto de texto?
Alternativas:
a)
O mito da brasilidade.
b)
O mito da identidade.
c)
O mito da democracia racial.
d)
O mito da malandragem.
e)
O mito da branquitude.
3) 
"A divisão sexual do trabalho é a forma de divisão do trabalho social decorrente das relações sociais entre os sexos [...]. Essa forma é modulada histórica e socialmente. Tem como características a designação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a apropriação pelos homens das funções com maior valor social adicionado (políticos, religiosos, militares etc.)". (HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa., São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, dez. 2007.)
A partir da leitura e interpretação da citação de Hirata e Kergoat (2007), julgue as afirmativas a seguir:
I. Os homens ocupam espaços de destaque na sociedade.
II. As mulheres ocupam posições de destaque na sociedade.
III. O espaço da casa foi historicamente destinado às mulheres.
IV. Os homens dividem as tarefas da reprodução com as mulheres.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
II e IV.
b)
I.
c)
II.
d)
III.
e)
I e III.
4) 
As políticas de ações afirmativas são conquistas:
I. Dos movimentos sociais.
II. Dos partidos políticos.
III. Dos movimentos de estudantes.
IV. Dos sindicatos.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I.
c)
IV.
d)
I e IV.
e)
Apenas a III.

Continue navegando