Buscar

ENCONTROS E DIÁLOGOS para apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENCONTROS E DIÁLOGOS:
as ressignificações no envelhecimento.
Projeto de intervenção aplicado no ASILO
 O ENTARDECER DE UMA VIDA
O ser humano possui a inata tendência de se relacionar e viver em grupo, com o qual troca suas experiências e vai se desenvolvendo, sedimentando suas vivências e emoções. Com isso o idoso, normalmente, não busca a solidão, mas essa chega à ele gradativamente, devido às condições que a velhice acarreta, como as limitações físicas.(CAVALCANTI, 2002)
UM PERÍODO EM QUE CORPO E PSICOLÓGICO SE TRANSFORMAM
A locomoção, a vista e a audição delimitam as possibilidades de andar, ver e ouvir, não havendo assim, a mesma disposição de antes, sendo mais difícil visitar os amigos e familiares. Situação que pode ser agravada se o idoso não tiver a capacidade de construir novos vínculos, relacionamentos. 
A proposta deste projeto de intervenção
A SOC ou teoria de Seleção, Otimização e Compensação de Baltes e Baltes (1990) busca estabelecer como os indivíduos podem efetivamente manejar as mudanças nas condições biológicas, psicológicas e sociais que se constituem em oportunidades ou restrições para os seus níveis e trajetórias de desenvolvimento. Baltes e Baltes (1990) propuseram que os idosos que conseguem usar mecanismos de compensação e regulação das perdas associadas ao envelhecimento são aqueles que alcançam a velhice bem-sucedida e atingem níveis satisfatórios de independência. 
A partir da leitura da teoria de Seleção, Otimização e Compensação de Baltes, foi constatado que pode haver contribuição com a saúde dos idosos do Asilo São José através de uma escuta qualificada e atenção, levando afeição e entretenimento aos idosos que lá residem. Desta forma, as acadêmicas nos três encontros proporcionaram tardes alegres que resgataram pela escuta e por uma sessão de cinema momentos inesquecíveis não apenas para os idosos do Asilo como para as acadêmicas em particular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais