Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201311009541 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CESAR AUGUSTO LESSA PINHEIRO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/03/2017 19:06:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201311669069)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Gerenciamento de mudanças existem quatro mitos relacionados a este gerenciamento, cite um deles e explique-o:
		
	
Resposta: É necessário ter muito cuidado ao se falar em mudança, pois toda mudança costuma ser um pouco assustadora, é preciso se adequar e se adaptar a elas, porque senão o desempenho das funções se tornarão muito mais difíceis de serem executados. Não é bom criarmos resistências as mudanças, pois acabar atrapalhando o nosso rendimento, desenvolvimeto e desempenho dentro da empresa, na execução de nossas funções e se alguma coisa está sendo mudada, é sinal quem algo não está indo bem e existe uma necessidade da empresa em realizar algumas mudanças para talvés melhor as metas que são estabelecidas. Existe aquele ditado popular que "manda quem pode, obedece quem tem juízo", se não desejamos perder o nosso emprego é mais que necessário nos enquadramos as mudanças.
	
Gabarito: crise / mudanças / fatos instigantes / tempo de trabalho (aluno deverá escolher um deles e explicá-lo)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201311630172)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos desafios da liderança é mobilizar sua equipe buscando obter um maior engajamento dos participantes frente aos resultados que se pretende atingir. Para a consecução desse objetivo, torna-se fundamental que o líder conheça o perfil de cada integrante de sua equipe. Supondo que você seja o líder de uma equipe, cite o que poderia ser feito para que esse propósito se viabilizasse, favorecendo um maior conhecimento do perfil de cada integrante de sua equipe.
		
	
Resposta: Primeiramente eu precisaria conhecer a personalidade e o conhecimento de cada um tem. Depois faria uma reunião onde eu pediria opiniões e sugestões a cada um deles sobre os pontos positivos e negativos a respeito do trabaho desenvolvido por cada um (caso eles desenvolvessem funções distintas) e que nós poderíamos estar melhorando, se eles possuem alguma reclamação a fazer ou se estejam com alguma insatisfação, pois são os funcionários que "fazem" o trabalho andar e ter uma boa produtividade para o alcance das metas estabelecidas. Depois eu verificaria com o meu gestor ou com alguém superior a mim (caso houvesse), o que poderíamos fazer para tentarmos melhorar os pontos negativos e que estaria levando a insatisfação ou não rendimento do trabalho.
	
Gabarito: Promover diálogo aberto, buscando entender a expectativa de carreira do profissional, acompanhar o desenvolvimento do profissional identificando pontos positivos e possíveis gaps, monitorar desempenho promovendo momentos de feedback e troca, utilizar ferramentas específicas para mapeamento do perfil.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201311584289)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Matias e Natalia estão participando de uma palestra sobre Comunicação Interpessoal. Neste momento está sendo citada uma das suas funções básicas: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. Aponte-a:
		
	 
	Função.
	
	Avaliação.
	 
	Controle.
	
	Desenvolvimento.
	
	Descrição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201311062001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201311062175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fenômeno do 'subgerenciamento', apontado por Bruce Tulgan, aponta que bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Marque a opção que não apresenta um desses aspectos:
		
	
	Monitorar e Avaliar o desempenho dos subordinados.
	
	Fazer declarações claras sobre o desempenho esperado.
	 
	Apontar no grupo o culpado pelos erros.
	
	Estabelecer metas mensuráveis.
	
	Fazer elogios quando necessário
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201311586384)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se identifica um empregado-problema, algumas ações devem ser realizadas para corrigir a situação na empresa. A estrutura de ação nesse caso consiste primeiramente em:
		
	
	Demitir o empregado identificado como problema.
	
	Recrutar novos empregados para a empresa;
	 
	Diagnosticar o problema;
	
	Organizar uma discussão de melhoria de desempenho;
	
	Coordenar quando necessário;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201311062318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das ações de um gestor é realizar a chamada para a ação de envolver os interessados na mudança para o processo de realização dela. Ao contrário do sentido normal da palavra contratação, normalmente utilizada para atos externos, aqui estamos falando de:
		
	 
	Um contrato no sentido de envolver os indivíduos para que juntos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	Um contrato no sentido de definir regras no comportamento do indivíduo a fim de resolver o problema.
	
	Um contrato no sentido de definir regras para que os indivíduos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	Um contrato no sentido de estabelecimento de metas que os indivíduos terão para a solução do problema.
	
	Um contrato para estabelecer para os indivíduos qual o comportamento que terão para preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201311585843)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Indicada como uma das estratégias para execução do trabalho, as equipes são tema de discussão de estudiosos na área. Acerca desse tema, identifique a afirmativa que o complementa:
		
	
	o trabalho de equipe nem sempre é adequado a qualquer situação, independentemente de fatores como prazo e tipo de demanda.
	
	os elementos considerados essenciais ao trabalho em equipe incluem responsabilidade mútua, objetivos comuns e falta de dependência dos membros.
	 
	o trabalho em equipe pode trazer algumas vantagens, tais como sinergia, eficiência, eficácia e clima saudável de trabalho.
	
	os participantes devem atentar para a necessidade de desenvolver a percepção e sensibilidade em relação ao universo a sua volta, com o objetivo único de fazer julgamentos através das diferenças.
	
	a composição das equipes deve buscar a disciplinaridade, uma vez que os trabalhos desenvolvidos podem ser específicos das áreas envolvidas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201311062510)
	Pontos: 0,5  / 0,5O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais:
		
	
	Pessoa, satisfação e cultura organizacional.
	
	Pessoa, motivação e clima organizacional.
	
	Pessoa, motivação e ambiente.
	 
	Pessoa, comportamento e ambiente.
	
	Pessoa, comportamento e motivação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201311253082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Definimos como poder, a característica que uma pessoa tem para influenciar outras para alcançar resultados. E, quando este poder é atribuído informalmente ou por mecanismos constituídos e, aceito pelo grupo, chamamos de poder... Complete a frase corretamente, assinalando a opção de resposta certa
		
	 
	Legítimo
	
	Arbitrário
	
	Moderado
	
	Consensual
	
	Ilegítimo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes